(IME) Seja com a ∈ R. Sabe-se que det (A2 – 2A – I) = 16. A soma dos valores de a que satisfazem essa condição é:
Obs: det(x) denota o determinante da matriz X.
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UPF) A figura abaixo representa duas células de um mesmo indivíduo em processo de divisão celular. Com base na figura, assinale a alternativa correta.
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
[...] a finalidade e alvo último de qualquer ciência consiste em ordenar toda a suma matéria de estudo em um sistema de conceitos, cujo conteúdo deveria ser estabelecido e progressivamente aperfeiçoado mediante a observação de regularidades empíricas, a construção de hipóteses e a verificação das mesmas, até que, um dia, daqui nascesse uma ciência “perfeita” e, consequentemente, dedutiva.
WEBER, Max. Sociologia. São Paulo: Ática, 1991. p. 121.
O pensamento do autor acerca do desenvolvimento do conhecimento evidencia que a
- Geografia | 6.1 Agricultura
Os impactos positivos da biotecnologia na agricultura envolvem o aprimoramento das práticas de cultivo, a redução da quantidade e melhoria na qualidade dos produtos agrícolas e o aumento da renda dos produtores.
Disponível em: www.cib.org.br. Acesso em: 26 jul.2011 (adaptado).
Um argumento que mostra uma desvantagem da utilização da biotecnologia para a sociedade, de modo geral, é
- História | 1.1 Pré-Colonial
De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.
Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.
A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:
- Geografia | 6.1 Agricultura
No século XIX, para alimentar um habitante urbano, eram necessárias cerca de 60 pessoas trabalhando no campo. Essa proporção foi se modificando ao longo destes dois séculos. Em certos países, hoje, há um habitante rural para cada dez urbanos.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: EDIJSP, 2008.
O autor expõe uma tendência de aumento de produtividade agrícola por trabalhador rural, na qual menos pessoas produzem mais alimentos, que pode ser explicada