(IME) Seja com a ∈ R. Sabe-se que det (A2 – 2A – I) = 16. A soma dos valores de a que satisfazem essa condição é:
Obs: det(x) denota o determinante da matriz X.
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(UDESC) O diagrama de energia representa duas reações químicas distintas, representadas por A e B.
Analisando o diagrama, pode-se afirmar que:
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A teoria moderna da evolução considera não apenas a ideia da seleção natural, mas também fornece uma explicação para os mecanismos que promovem a variabilidade das espécies.
Os mecanismos que causam a variabilidade foram descobertos no início do século XX devido
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Leia o exemplo a seguir.
O abaixo – assinado apresentado é um gênero textual que trata de assuntos coletivos, que possui um destinatário, como na carta. Qual é o objetivo do texto em questão?
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
MATERIAL - Papel Kraft - Giz de cera - Lápis de cor - Papéis variados - Cola -Tesoura sem ponta
PROCEDIMENTOS - O professor deverá separar as crianças em duplas. - Entregar uma folha de papel kraft e o giz de cera para cada dupla . - Estender o papel no chão e uma das crianças deverá deitar sobre o papel e a outra criança vai fazer o contorno do corpo da criança deitada, com o giz de cera. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49888 - A criança se levanta e a dupla deverá desenhar olhos, nariz, cabelo, entre outros completando a imagem do corpo. - Sempre lembrar os alunos sobre a importância das linhas e pontos no desenho. - Para acabamento neste trabalho, as crianças poderão colorir ou fazer colagens em todo o desenho. - Deixar as crianças trabalharem livremente nesta atividade.
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO) Após a redescoberta do trabalho de Gregor Mendel, vários experimentos buscaram testar a universalidade de suas leis. Suponha um desses experimentos, realizado em um mesmo ambiente, em que uma planta de linhagem pura com baixa estatura (0,6 m) foi cruzada com uma planta de linhagem pura de alta estatura (1,0 m). Na prole (F1) todas as plantas apresentaram estatura de 0,8 m. Porém, na F2 (F1 × F1) os pesquisadores encontraram os dados a seguir. Os pesquisadores chegaram à conclusão, a partir da observação da prole, que a altura nessa planta é uma característica que: