Em uma região desmatada e com vegetação seca, criou-se um foco de incêndio.
Supondo-se que o fogo propague-se radialmente com uma velocidade média de 12 m/h e desconsiderando efeitos causados pela atmosfera, como ventos e chuva, se nenhuma providência for tomada para conter o incêndio, após 10 meses (7200 h) de queimada, o fogo terá consumido uma área equivalente à
Questões relacionadas
- Matemática | 13.5 Polígonos
Um poliedro convexo com 32 vértices possui apenas faces triangulares. O número de arestas deste poliedro é
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
A senha de um cartão eletrônico possui sete caracteres, todos distintos, sendo quatro algarismos e três letras maiúsculas, intercalando algarismos e letras, (por exemplo, 5C7X2P8). Sabendo que são disponibilizados 26 letras e 10 algarismos, o número de senhas distintas que podem ser confeccionadas é
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Na natureza, são freqüentes os exemplos de relações benéficas entre indivíduos, mesmo de espécies diferentes, como é o caso do caranguejo paguro e da anêmona.
O caranguejo aumenta sua proteção vivendo em conchas abandonadas e permitindo que anêmonas – produtoras de substância urticante contra predadores – se depositem nelas. As anêmonas, por sua vez, ganhando mobilidade, capturam melhor os alimentos.
O tipo de interação descrita é denominada:
- Geografia - Fundamental | 4.04 Hidrografia da América
Texto base:
Enunciado:
Tendo em vista as particularidades do quadro natural de cada região do continente faça uma comparação entre
A) o relevo próximo ao litoral atlântico e o próximo ao litoral pacífico.
B) as bacias hidrográficas que deságuam no Atlântico e as que deságuam no Pacífico.
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(PUCRS) Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se há mais de 5 mil anos na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Gravuras, inscrições, poemas e registros arqueológicos deste período sugerem o uso da cerveja. Outros documentos históricos mostram, em 2100 a.C., sumérios alegrando-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida por padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída e moldada em bolos, aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Com o passar do tempo, cada família produzia a sua própria bebida. A expansão da produção se deu com o Império Romano. E foram os gauleses que cunharam o nome atualmente usado, denominando essa bebida de cevada de “cerevisia”, ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja, e os monges reproduziram em manuscritos a técnica de fabricação. Artesãos, pequenas fábricas e, por fim, grandes indústrias trouxeram, de então, esse nobre líquido aos dias atuais.
Elaborado com base em informações obtidas em http:// www.brejas.com.br
A levedura que processa a fermentação referida no texto é