Na natureza, são freqüentes os exemplos de relações benéficas entre indivíduos, mesmo de espécies diferentes, como é o caso do caranguejo paguro e da anêmona.
O caranguejo aumenta sua proteção vivendo em conchas abandonadas e permitindo que anêmonas – produtoras de substância urticante contra predadores – se depositem nelas. As anêmonas, por sua vez, ganhando mobilidade, capturam melhor os alimentos.
O tipo de interação descrita é denominada:
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Read the text and choose the best alternative. TITLE: ________________________________________________________________________________ We have another reason why you should peel yourself away from the television set: too much TV is associated with high cholesterol levels. […] More than 60 percent of kids who watched more than two hours of television a day had a cholesterol level of 200 milligrams per deciliter or higher. […] Watching four or more hours of television a day was associated with a fourfold greater risk of high cholesterol. The effects of TV on cholesterol should be fairly obvious. People who watch a lot of TV tend to nibble while they watch, and the foods kids eat in front of the set often are high in calories and fat, researchers say. Also, TV-watching is not just sedentary but it discourages further activity. If you’re in front of the TV a lot you're spend a great deal of energy processing television images, and that leaves you too tired for healthy physical activity. Available at: http://www.teengrowth.com/index.cfm?action=info_article&ID_article=1227&category=sports&catdesc=Sports&subdesc=Fitness. Access on: June 5th, 2012.
Enunciado:
The best title for this text is
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
A patela é um pequeno osso de formato piramidal que se articula com o fêmur e atua como eixo para aumentar a alavanca do grande músculo quadríceps femoral. O reflexo patelar é um exemplo de reação corporal automática à estimulação. Trata-se de uma reação involuntária rápida a um estímulo externo e que ocorre antes mesmo que a informação chegue ao cérebro. Havendo um estímulo, a fibra sensitiva de um nervo aferente raquidiano transmite um potencial de ação até a medula espinhal. Na medula, neurônios associativos são estimulados e, por sua vez, estimulam as fibras motoras eferentes. Esse estímulo produzirá uma resposta de contração do músculo quadríceps femoral. Esse movimento, ilustrado na figura acima, forma um arco, denominado arcorreflexo. Na transmissão do potencial de ação, íons de carga positiva deslocam-se em direção a um potencial negativo. Em uma membrana, somente os íons que vão no sentido da transmissão criam um potencial de ação nessa membrana, pois a membrana anterior está em período refratário e a membrana posterior, em potencial de repouso.
A partir dessas informações, julgue o próximo item.
Em células vegetais, não ocorre “potencial de ação”.
- Matemática | 1.03 Frações
No ano de 2011, o sul do país foi castigado por uma forte estiagem. Para amenizar essa situação, a prefeitura de um município dessa região utilizou um caminhão pipa, com capacidade de 32 mil litros de água para abastecer as residências de uma localidade desse município. Nessa localidade, com o caminhão pipa cheio, foram realizados 3 abastecimentos de água. No primeiro, foram distribuídos 1/4 da capacidade de água do caminhão e, no segundo 1/3 do restante.
Considerando-se que não houve desperdício de água durante o abastecimento e que o restante tenha sido utilizado totalmente, a fração da capacidade de água do caminhão pipa, distribuída no terceiro abastecimento, foi:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Tanto o homem quanto o macaco pertencem à ordem dos Primatas, a qual, por sua vez, faz parte da classe Mammalia. Homens, chimpanzés e demais primatas compartilharam um ancestral comum. A ideia de que a espécie Homo sapiens evoluiu do chimpanzé é derivada do erro clássico de se afirmar que a evolução ocorre em linha reta; na verdade, ela ocorre em forma de árvore ramificada. O fato de homens e chimpanzés compartilharem enorme porcentagem de seu genoma evidencia que essas espécies são muito aparentadas, mas não, que uma deu origem à outra.
Correio Braziliense, 13/5/2012, p. 24 (com adaptações).
A partir do texto e da figura acima, julgue o item.
Por ter acesso aos cuidados de saúde e aos benefícios da urbanização, o Homo sapiens tornou-se uma espécie que não mais está submetida à seleção natural e à evolução, visto que, para que estas ocorram, é necessário que a espécie se encontre em seu ambiente natural.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.09 Aposto e Vocativo
Leia os textos a seguir.
TEXTO I
Havia uma mesa arrumada embaixo de uma árvore, em frente à casa, e a Lebre de Março e o Chapeleiro estavam tomando chá; um Leirão, que é uma espécie de rato silvestre, estava sentado entre os dois, dormindo profundamente, e os outros dois o usavam como almofada, descansando sobre ele e conversando sobre sua cabeça. “Muito desconfortável para o Leirão”, pensou Alice, “mas já que ele está dormindo, acho que não importa”.
A mesa era bem grande, mas os três amontoavam-se num canto. “Não tem lugar! Não tem lugar!”, eles gritaram ao ver Alice chegando. “Tem muito lugar!”, disse Alice com indignação, e sentou-se em uma grande poltrona numa das cabeceiras da mesa.
“Tome um pouco de vinho”, a Lebre de Março ofereceu em um tom muito gentil.
Alice olhou sobre a mesa e não havia nada senão chá.
“Eu não vejo nenhum vinho”, ela observou.
“Não tem nenhum mesmo”, retrucou a Lebre de Março.
“Então não é muito educado de sua parte oferecer”, respondeu Alice com raiva.
“E não é muito educado de sua parte sentar-se sem ser convidada”, disse a Lebre de Março.
“Eu não sabia que era sua mesa”, insistiu Alice, “ela está arrumada para muito mais que três convidados”.
“Seu cabelo está precisando ser cortado”, disse o Chapeleiro. Ele estivera olhando para Alice por algum tempo com grande curiosidade e esta fora sua primeira intervenção.
(CARROLL, L. Alice no País das Maravilhas. São Paulo: Universo dos Livros, 2009. p. 61)
TEXTO II
Referências para você entender Alice, de Tim Burton
Um manual que te ajudará a entender e contextualizar os personagens do filme
por Mariana Lucena
A menina Alice acorda de um pesadelo e pergunta ao pai se ficou maluca. Ele mede sua febre carinhosamente e dá o diagnóstico: sim. “Mas deixe eu te contar um segredo: as melhores pessoas são”. A cena é uma das tantas que recheiam o filme Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, em que o diretor pode colocar para fora seu amor pela excentricidade. O escuro e macabro é o belo, a loucura é a sanidade, não se encaixar é superar os limites da sociedade. E para que você não se perca em toda essa inversão do senso comum que permeia o novo filme da Disney, Galileu preparou um manual das referências que levaram Alice às telas.
O pai de Alice
A grande inspiração de Alice, e o homem que a ensina que “as melhores pessoas são meio malucas”, é seu pai Charles. O nome do personagem é uma homenagem a outro “pai” de Alice, o autor de Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll, que na verdade se chamava Charles Lutwidge Dodgson.
A época, os costumes
Alice está imersa na sociedade vitoriana do Reino Unido. Chama-se Era Vitoriana o período que vai de 1837 a 1901, durante o qual o país foi governado pela Rainha Vitória. A época é marcada por paz, expansão do Império Britânico, desenvolvimento industrial e surgimento de novas invenções. Com os lucros da indústria, uma grande classe média teve a oportunidade de se educar e a Inglaterra deu uma guinada para o liberalismo e ampliação do direito de votar. Apesar disso, a elite dessa sociedade é conhecida por ser extremamente austera, formal e frívola, como você pode perceber nas cenas iniciais do filme.
Mundo Subterrâneo
Para criar o visual sombrio do Mundo Subterrâneo, a equipe de Tim Burton se inspirou principalmente em uma fotografia da Segunda Guerra Mundial que mostrava uma família britânica tomando chá do lado de fora de sua casa. “Ao fundo dava para ver as construções de Londres, tudo bastante caótico”, diz o diretor de arte Todd Cherniawsky. “Isso alimentou o arco do Mundo Subterrâneo como um mundo muito contido, deprimido e com uma gama de cores desbotadas”.
Detalhe: aqui nós estamos falando de Underland e não de Wonderland. A explicação de Burton (que não fica muito explícita no filme) é a de que Alice teria entendido errado quando criança e trocado “under” (subterrâneo) por “wonder” (maravilha).
O exército da Rainha Branca
Uma das cenas mais ricas em referências do filme é a cena da batalha final. Vale reparar em duas coisas: o chão onde a batalha acontece é uma imitação de um tabuleiro de xadrez e o exército da rainha branca luta com armaduras de peças do jogo. A cena é uma alusão ao jogo de xadrez que, no livro, Alice estaria jogando todo o tempo. No livro, você consegue conferir as ilustrações em que Carroll descreve cada ação de Alice no decorrer da história como movimentos de peças do jogo.
Os trechos sublinhados nos períodos a seguir cumprem sintaticamente a função de aposto. Observe a equivalência entre os fragmentos destacados e os termos a que eles especificam e assinale a alternativa CORRETA.
I. “Alice, a protagonista do filme, não é mais um garota, mas sim uma adolescente de 19 anos.”
II. “O ator Johnny Depp pediu que a sua personagem tivesse cabelo laranja, para sugerir o envenenamento por mercúrio.”
III. “Personagens, cenário e história, tudo sofreu alteração na versão de Tim Burton da obra Alice no País das Maravilhas.