Uma bala de massa m e velocidade V0 é disparada contra um bloco de massa M, que inicialmente se encontra em repouso na borda de um poste de altura h, conforme mostra a figura. A bala aloja-se no bloco que, devido ao impacto, cai no solo.Sendo g a aceleração da gravidade, e não havendo atrito e nem resistência de qualquer outra natureza, o módulo da velocidade com que o conjunto atinge o solo vale:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto I Ivan Cabral. Disponível em: <http://www.ivancabral.com/search?updated-max=2014-12-16T17:59:00-03:00&max-results=20&start=40&by-date=false>. Acesso em: 09 maio 2015. Texto II Usos do Esse O uso do pronome esse, em geral, é feito em três casos: quando um elemento está próximo a quem ouve, quando retomamos algo que já foi mencionado ou quando marcamos um tempo anterior ou posterior, mas que está próximo a nós. [...] Usos do Este O pronome este, por sua vez, é usado nos seguintes casos: quando um elemento está próximo a quem fala, quando indicamos algo no tempo presente, quando indicamos algo que ainda será dito ou escrito, quando indicamos o local em que alguém está ou quando vamos indicar o termo mais próximo em uma oração. Disponível em: <http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/esse-ou-este/>. Acesso em: 08 maio 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Levando em consideração os elementos verbais e não verbais presentes no texto I, redija um parágrafo, explicando se o pronome demonstrativo “essas” foi utilizado segundo as regras descritas no texto II.
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UECE) A potência elétrica dissipada em um resistor ôhmico pode ser dada pelo produto da tensão aplicada pela corrente percorrida no elemento resistivo. Em termos de unidades fundamentais do SI, a potência é dada em unidades de
- Geografia | 5.2 Migração
Os colonos que emigram, recebendo dinheiro adiantado, tornam-se, pois, desde o começo, uma simples propriedade de Vergueiro & Cia. E em virtude do espírito de ganância, para não dizer mais, que anima numerosos senhores de escravos, e também da ausência de direitos em que costumam viver esses colonos na província de São Paulo, só lhes resta conformarem-se com a ideia de que são tratados como simples mercadorias ou como escravos.
(Thomas Davatz. Memórias de um colono no Brasil (1850), 1941.)
O texto aponta problemas enfrentados por imigrantes europeus que vieram ao Brasil para
- Física | B. Força Magnética
(UEFS) Com relação à eletricidade, analise as afirmativas.
I. Uma carga elétrica submetida a um campo magnético sofre sempre a ação de uma força magnética.
II. Uma carga que se move no interior de um campo magnético fica sujeita à ação de uma força magnética, cujo sentido depende do sinal dessa carga.
III. A força magnética que atua sobre uma carga elétrica em movimento na região de um campo magnético é sempre perpendicular à velocidade da carga.
IV. A força magnética que atua em um condutor retilíneo imerso, em um campo magnético, é inversamente proporcional ao seu comprimento.
V. A força magnética que atua em um condutor retilíneo imerso, em um campo magnético, é diretamente proporcional à corrente elétrica que o atravessa.
A alternativa em que todas as afirmativas são verdadeiras é a