O sofista é um diálogo de Platão do qual participam Sócrates, um estrangeiro e outros personagens. Logo no início do diálogo, Sócrates pergunta ao estrangeiro, a que método ele gostaria de recorrer para definir o que é um sofista.
Sócrates: – Mas dize-nos [se] preferes desenvolver toda a tese que queres demonstrar, numa longa exposição ou empregar o método interrogativo?
Estrangeiro: – Com um parceiro assim agradável e dócil, Sócrates, o método mais fácil é esse mesmo; com um interlocutor. Do contrário, valeria mais a pena argumentar apenas para si mesmo.
(Platão. O sofista, 1970. Adaptado.)
É correto afirmar que o interlocutor de Sócrates escolheu, do ponto de vista metodológico, adotar
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
Leia-a e observe-a com atenção.
"O palhaço é a alma do circo", diz Picolino
O palhaço Picolino, de 86 anos, fala sobre essa figura que encanta e diverte adultos e crianças
Por Daniella Cornachione
O que vem à cabeça de seu filho quando ele pensa em circo ? Entre malabaristas, trapezistas e mágicos, o palhaço é um dos principais símbolos da arte circense. Para falar sobre essa figura tão especial, a Crescer entrevistou alguém com muita experiência: Roger Avanzi, que faz o papel de Picolino há 54 anos.
O pai de Roger foi o italiano Nerino Avanzi, dono do famoso Circo Nerino. A mãe foi a francesa de família tradicional circense, Armandine. "Eu comecei a trabalhar no circo nove meses antes de nascer", diz. Roger tinha 32 anos quando substituiu o pai no papel de palhaço principal. "Sou o Picolino II, meu pai foi o primeiro", diz. O Circo Nerino parou de funcionar em 1964, mas Roger continua atuando até hoje.
CRESCER – O que é ser palhaço?
PICOLINO – Eu sempre recito um poema que pode responder bem à sua pergunta: "Ser palhaço é saber disfarçar a própria dor. É saber esconder que também é sofredor, porque se o palhaço está sofrendo, ninguém deve perceber, pois o palhaço nem tem o direito de sofrer”.
CRESCER – Qual é a importância do palhaço pro circo?
PICOLINO – Ele é o personagem principal. Podem existir muitos outros artistas, mas se não tiver um palhaço, o circo não serve. Ele é a alma do circo. E quando dizem que a nossa alegria é ver o circo pegar fogo, é de verdade – só que no bom sentido. O palhaço sempre quer ver a plateia animada.
CRESCER – Tudo no circo é muito lúdico para a criança. Mas o palhaço parece ser ainda mais encantador. Por quê?
PICOLINO – O palhaço é bonito, colorido, engraçado e gentil com a criança. E, ao contrário de muitos adultos, que não gostam de brincar, o palhaço gosta e se diverte com isso.
CRESCER – A relação do palhaço com a plateia mudou ao longo do tempo?
PICOLINO: O circo está sempre mudando, o palhaço também. Antigamente, o palhaço ficava só no picadeiro e não envolvia a plateia nas brincadeiras. Hoje, ele se comunica muito com o público, chama as pessoas para brincar no picadeiro e vai até elas na plateia.
CRESCER – Qual é a palhaçada de que as crianças mais gostam?
PICOLINO – Ah, isso é difícil dizer. Todo mundo gosta quando o palhaço cai. Eu fazia isso de propósito, para divertir as pessoas. Só que às vezes eu errava mesmo, e acabava me machucando. Mas valeu a pena!
CRESCER – Criança tem medo de palhaço ou isso é uma bobagem?
PICOLINO – As crianças têm gostos muito particulares. Eu me lembro de quando animava festas de aniversário e, muitas vezes, o próprio aniversariante ficava com medo de mim. Acho que é porque o palhaço é uma figura diferente e a criança pode se assustar. Mas, em algumas dessas ocasiões, aquela criança que não se aproximava no início logo entrava na brincadeira...
CRESCER – Você ainda trabalha como palhaço?
PICOLINO – Continuo trabalhando em circo apenas quando me convidam para fazer espetáculos especiais. Apesar de estar com 86 anos, ainda pinto a cara de Picolino! O que mais tenho feito são palestras para falar sobre o meu personagem. Eu tenho tanta coisa pra contar, que acabo fazendo uma salada!
CRESCER – E afinal, qual é o segredo para viver tantos anos e tão bem?
PICOLINO – Ser feliz! A felicidade me ajuda a viver bem. Tudo o que fiz, se tivesse que fazer de novo, faria com toda alegria e boa vontade! A vida de circo é maravilhosa.
Revista Crescer – Brincar + Aprender – Edição 198, Maio de 2010.
Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI65982-10531,00.html – 23/5/2010 – adaptado.
A vida de circo é maravilhosa.
Em seu ponto de vista, o que você, como leitor da entrevista, pode pensar a respeito desta última frase dita pelo Palhaço Picolino, destacada acima, de acordo com todo o contexto?
- Física | F. Circuitos Elétricos
De um trecho de um circuito mais complexo, em que as setas indicam o sentido convencional da corrente elétrica, são conhecidas as informações apresentadas na figura abaixo. Quanto aos valores que podem ser calculados no circuito, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A resistência elétrica no resistor R5 é de 3 ohm
( ) A tensão elétrica no resistor R1 é de 2V
( ) A potência dissipada pelo resistor R4 é de 9W
( ) O valor da resistência elétrica R6 é de 6 ohm
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
- Geografia - Fundamental | 02.1. Água: usar bem para ter para sempre
Analise os dados da tabela que mostra o consumo de água em algumas atividades econômicas.
A partir da interpretação dos dados dos gráficos COMPLETE as lacunas.
A) Os países desenvolvidos consomem mais água na ____________________ e menos água para _______________________.
B) Os países em desenvolvimento consomem mais água na ____________________ e menos água para _______________________.
C) A atividade que mais consome água no mundo é a _______________________ e a que consome menos água é ______________________.
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
Duas cargas elétricas puntiformes, Q e q, sendo Q positiva e q negativa, são mantidas a uma certa distância uma da outra, conforme mostra a figura.
A força elétrica F, que a carga negativa q sofre, e o campo elétrico E, presente no ponto onde ela é fixada, estão corretamente representados por
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.10 Biografia e Autobiografia
Leia o texto a seguir. Especial: Michael Jordan 50 anos. A história de um mito.
Considerado por muitos como o melhor jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan completa 50 anos neste domingo. Ícone, o craque do Chicago Bulls revolucionou o esporte americano.
Veja neste especial a vida e a carreira de Michael Jeffrey Jordan. Michael Jordan nasceu em Brooklyn, no dia 17 de fevereiro de 1963. Desde os tempos de Laney High School (ensino médio), North Carolina, ele sempre foi um atleta diferenciado, chegando a jogar vários esportes naquela época: baseball, futebol americano e basquete. Como sênior (último ano de carreira no High School) ele teve médias de 29,2 pontos, 11,6 rebotes e 10,1 assistências por jogo. No ano de 1981, Jordan recebeu uma bolsa escolar da North Carolina University, onde cursou Geografia Cultural. Cinco anos mais tarde, ele voltou à universidade escola para terminar o curso e se formar. Em toda a sua carreira universitária, Jordan jogou três temporadas, sendo campeão nacional em 1982 e eleito o Naismith Player of the Year (melhor jogador universitário da temporada), em 1984. Como um dos lances mais importantes da carreira, Michael acertou um arremesso nos últimos segundos contra a universidade de Georgetown Hoyas, de Patrick Ewing, dando a North Carolina o primeiro título nacional em 25 anos.
Disponível em: <http://www.spinballnet.com.br/2013/02/especial-michael-jordan-50-anos.html> Acesso em: 15 out. 2014. Fragmento.
Esse texto apresenta recursos verbais e não verbais, que se relacionam para favorecer a interação com o leitor. Levando-se em consideração o que foi explicitado no texto, o objetivo de mostrar a imagem do atleta com anéis nos dedos, simbolizando os títulos recebidos, é o de