O AVC é causado pela obstrução ou ruptura de uma artéria, que ocasiona a falta de irrigação em determinada área do cérebro, podendo, dessa forma, provocar morte celular dos neurônios pela ausência de nutrientes e de oxigênio. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que contém somente fatores que predispõem um indivíduo à ocorrência de AVC.
Questões relacionadas
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Analise as proposições em relação aos fungos.
I. Os basidiomicetos são fungos conhecidos como cogumelos e orelhas-de-pau por apresentarem o corpo de frutificação denominado basidiocarpo, a exemplo, champignon.
II. Os deuteromicetos são fungos com corpos de frutificação em forma de base, formando projeções denominadas basidiósporos, os quais darão origem aos micélios, a exemplo, os bolores.
III. Os ascomicetos são fungos que possuem asco (saco), onde são formados os esporos na reprodução sexuada, a exemplo, o Saccharomyces cerevisiae usado na fabricação de bebidas alcoólicas.
IV. Os zigomicetos são fungos autotróficos filamentosos que vivem no solo como decompositores ou parasitas e apresentam estrutura assexuada característica denominada zigosporângio.
Assinale a alternativa correta.
- Literatura
(IMED) Leia o texto abaixo, de Gregório de Matos Guerra:
A MARIA DE POVOS, SUA FUTURA ESPOSA
Discreta e formosíssima Maria,
Enquanto estamos vendo a qualquer hora,
Em tuas faces a rosada Aurora,
Em teus olhos e boca, o Sol e o dia:
Enquanto, com gentil descortesia,
O ar, que fresco Adônis te enamora,
Te espalha a rica trança voadora,
Da madeixa que mais primor te envia:
Goza, goza da flor da mocidade,
Que o tempo troca, a toda a ligeireza,
E imprime em cada flor uma pisada.
Oh não guardes que a madura idade
Te converta essa flor, essa beleza,
Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.
Analise as assertivas abaixo a partir do texto:
I. O soneto lírico se estrutura na oposição entre dois campos semânticos, que pode ser evidenciado, especialmente, na comparação entre a primeira a última estrofes.
II. Em tal soneto, percebe-se o tema do carpe diem, proveniente dos clássicos grecolatinos, que converge com a preocupação do homem barroco brasileiro em relação à efemeridade da vida e à repulsa pela morte.
III. O autor do soneto, Gregório de Matos Guerra, cultivou a poesia sacra, lírica e satírica. Também escreveu poemas graciosos e pornográficos. Representante do período barroco, também foi conhecido como "Boca de Inferno".
Quais estão corretas?
- Matemática - Fundamental | 10. Multiplicação de números naturais
Júlia comprou uma embalagem de tinta do tipo aquarela como a que está a seguir. Observe os círculos que estão na parte onde se encontra o pincel. Cada um desses recipientes circulares contém uma tinta com uma cor diferente das demais.
Imagem disponível em https://pt.aliexpress.com/promotion/promotion_travel-watercolor-kit-promotion.html. Acesso em: 8 nov. 2016.
Qual é a multiplicação que pode ser usada para descobrir o total de cores de tinta que há nessa embalagem?
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Meios de cultura são utilizados como fontes de nutrientes para o crescimento de microrganismos em laboratórios. Pesquisadores brasileiros avaliaram a viabilidade da produção de acido lático pela bactéria Leuconostoc mesenteroides B512F, utilizando na composição do meio de cultura um substrato a base de material obtido do aproveitamento de excedentes da agroindústria tropical local de caju. Os resultados obtidos mostraram que o meio de cultura enriquecido com xarope de caju propiciou um crescimento adequado desta bactéria.
GUILHERME. A.A.; PINTO, G.A.S.; RODRIGUES, S. Avaliação da produção
Ciência Tecnologia de Alimentos, 29(4), 2009 (adaptado).
O carboidrato presente no xarope de caju que auxiliou no crescimento desta bactéria foi a:
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
MATERIAIS
- Papel cartão no tamanho de 20x15 cm (cor a definir)
- Papéis coloridos – cores variadas
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Furador de papel
- Fita
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre Matisse e suas obras.
- Mostrar algumas imagens das obras para as crianças.
Disponível: https://www.wikiart.org/pt/henri-matisse
- A atividade para esta aula será a confecção de um marcador de livros. A técnica utilizada será
a colagem.
- O professor vai explicar para as crianças que elas vão fazer um lindo marcador de livros com
recortes inspirados nas obras de Matisse.
- Separe as crianças em grupos de até 06 crianças.
- Entregue para as crianças um pedaço de papel cortado no tamanho de 20x15cm que servirá
de base para o marcador.
- Distribua os papéis coloridos para os grupos e deixe as crianças recortarem livremente
criando várias formas . Instrua as crianças a fazer os recortes usando várias cores de papéis.
- Depois das formas recortadas, peça as crianças para começar a colagem.
- Instrua as crianças a passar a cola na base e devagar ir colando os recortes que lembram as
obras de Matisse.
- Espere secar.
- Depois de seco, o professor deverá fazer um furo em cima e amarrar uma fita.
- O marcador de livros vai ficar muito legal.
- Instrua as crianças para usá-los sempre, quando estiverem lendo livros.
Fonte:
https://www.materniarte.com.br/18o-atividade-de-ferias-inspirada-na-historia-da-arte-fauvismo/
HENRI MATISSE: O GRANDE MESTRE DAS CORES