Em uma área onde ocorreu uma catástrofe natural, um helicóptero em movimento retilíneo, a uma altura fixa do chão, deixa cair pacotes contendo alimentos. Cada pacote lançado atinge o solo em um ponto exatamente embaixo do helicóptero.Desprezando forças de atrito e de resistência, pode-se afirmar que as grandezas velocidade e aceleração dessa aeronave são classificadas, respectivamente, como:
Questões relacionadas
- Matemática | 09. Probabilidade
Uma competição esportiva envolveu 20 equipes com 10 atletas cada. Uma denúncia à organização dizia que um dos atletas havia utilizado substância proibida.
Os organizadores, então, decidiram fazer um exame antidoping. Foram propostos três modos diferentes para escolher os atletas que irão realizá-lo:
Modo I: sortear três atletas dentre todos os participantes;
Modo II: sortear primeiro uma das equipes e, desta, sortear três atletas;
Modo III: sortear primeiro três equipes e, então, sortear um atleta de cada uma dessas três equipes.
Considere que todos os atletas têm igual probabilidade de serem sorteados e que P(I), P(II) e P(III) sejam as probabilidades de o atleta que utilizou a substância proibida seja um dos escolhidos para o exame no caso do sorteio ser feito pelo modo I, II ou III.
Comparando-se essas probabilidades, obtém-se:
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Texto
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio tão amargo.
[5] Eu não tinha estas mãos tão sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
[10] Tão simples, tão certa, tão fácil:
– Em que espelho ficou retida
a minha face?
MEIRELES, Cecília. Retrato. In: Viagem [1939]. Rio de Janeiro, Ed. Global, 2012, p. 29
O sentido de “Eu não tinha este coração/que nem se mostra.” (linhas 63-64) é semelhante a: Eu não tinha este coração que está
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
“Researchers and public-health officials have long understood that to maintain a given weight, energy in (calories consumed) must equal energy out (calories expended). But then they learned that genes were important, too, and that for some people this formula was tilted in a direction that led to weight gain. Since the discovery of the first obesity gene in 1994, scientists have found about 50 genes involved in obesity. Some of them determine how individuals lay down fat and metabolize energy stores.
Others regulate how much people want to eat in the first place, how they know when they’ve had enough and how likely they are to use up calories through activities ranging from fidgeting to running marathons. People who can get fat on very little fuel may be genetically programmed to survive in harsher environments. When the human species got its start, it was an advantage to be efficient. Today, when food is plentiful, it is a hazard.”
http://www.nytimes.com/2006/08/13/magazine/13obesity.html.
(FUVEST 2007 1ª FASE) In the text, the central idea is that
- Biologia | 8.6 Verminoses
(IFCE) Analise as assertivas a seguir.
I. O agente causador é um animal platelminto sem sistema digestório.
II. Educação sanitária e saneamento ambiental são medidas profiláticas contra ela.
III. É adquirida quando o ser humano ingere ovos do agente causador.
É correto afirmar que se referem à verminose
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Texto base: MATERIAL - Impressão da obra “A Dança - Henri Matisse” - Folha de cartolina cortada no tamanho 15x20 cm - Tesoura sem ponta - Papel Creative Papers – cores variadas - Cola - Tinta aquarela - Pincel - Papel Canson fomato A4 - Lápis HB PROCEDIMENTOS - Falar um pouco mais sobre a obra “A Dança - Henri Matisse” Disponível: http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2013/12/analise-da-obraa-danca-de-henri- matisse.html http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/05/921917/conheca-danca-henri-matisse.html - Imprimir a obra de Matisse em tamanho grande para colocar na frente da sala de aula onde todas as crianças possam visualizá-la. Disponível: http://artepublicidade.blogspot.com.br/2011/03/la-danse-henri-matisse.html - Fazer uma apreciação da imagem junto com a turma fazendo as seguintes perguntas: . Vocês já viram esta imagem em algum lugar? . Elas se representam em cores ou em preto e branco? . Há um ou mais elementos no contexto da imagem? . Qual a técnica apresentada nesta imagem? . A imagem da obra traz corpos humanos. São femininos ou masculinos ? . Como você pode afirmar a presença do gênero masculino e ou feminino na obra de Matisse? - Corte uma folha de cartolina em pedaços de 15x20 cm. - Entregue um pedaço da cartolina para cada e criança e peça para elas desenharem dois contornos de corpos: um feminino e um masculino.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948 - Oriente as crianças para fazerem somente o contorno do corpo. Auxilie –os nesta hora. - Depois de pronto os desenhos , peça as crianças para recortá-los para obterem um molde de corpo feminino e outro masculino. - Se o professor preferir ele mesmo poderá levar os molde já recortados. - Entregue uma folha de papel Creative Papers para cada criança, na cor que ela preferir. - Peça a criança para dobrar a folha no meio e depois no meio de novo. - Colocar o molde sobre a folha dobrada e contornar o desenho.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948 - Recortar o desenho - Abrir a folha recortada.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948 –Acervo e autoria Soraia Lelis - Incite nas crianças o desejo de dar movimento à composição, brincando com os bonecos da ciranda, de forma que não fiquem estáticos. - Mostre o detalhe do “corpo em movimento” , presente na obra de Matisse. - Peça as crianças para começarem a brincar com as formas recortadas, dando movimento as mesmas. Dobrar, juntar e colar, usando como base uma folha de papel canson A4.
Fonte: Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948 –Acervo e autoria Soraia Lelis - Depois de terminado e colado as composições, o professor vai disponibilizar tinta aquarela para as crianças construirem uma ambientação , um contexto para abrigar os corpo de papel.
- Faça uma exposição dos trabalhos