La forma verbal “lavaos” está formada a partir de:
Questões relacionadas
- Literatura | 5. Produção Republicana
No Manifesto Pau-Brasil de 1924, afirma-se que o processo de criação artístico brasileiro contava com dois fatores favoráveis: "a base dupla e presente – a floresta e a escola".
O modernismo brasileiro procurava inspiração artística nos mitos dos povos da floresta, de que são exemplos os livros.
- Inglês - Fundamental | 8º Ano
Read the comic strip.
Complete the sentences using the Past simple or Past perfect.
1. Jimmy Five __________________ (sleep) an hour ago. Smudge __________________ (sleep).
- Jimmy Five __________________ (wake up) when the dogs ___________________ (arrive).
- Jimmy Five __________________ (whistle) while he was sleeping.
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Um botijão de gás de cozinha, completamente cheio, contém 13 kg de gás. Na casa de Ana consome-se, em média, 0,6 kg do gás desse botijão por dia.
De acordo com essas informações, a massa de gás
- História | 6.14 Guerra Fria
O Brasil sempre despertou a curiosidade do mundo. Seja por seu exotismo natural, seja pelas suas dimensões continentais ou pelo caldeirão cultural formado por uma das sociedades mais miscigenadas do planeta. Nos últimos anos, no entanto, o interesse internacional pelas coisas brasileiras andava um tanto quanto arrefecido, principalmente pelo fato de a agenda geopolítica mundial estar voltada para o Oriente Médio. Mas agora, com a ascensão do País a um papel de protagonista, ainda que emergente, no cenário mundial, acadêmicos de todo o mundo, em especial os americanos, começam a voltar seus olhos novamente para o Brasil. Só nos Estados Unidos estima-se que quase mil pesquisadores em diversas universidades estejam dedicados exclusivamente a estudar assuntos tão diversos quanto a poluição da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, ou a história do Plano Real. Ao mesmo tempo, cerca de dez mil estudantes universitários estão matriculados em cursos para aprender português. “Há um interesse crescente pelo Brasil, por várias razões, desde as econômicas até o fato de termos mais brasileiros vivendo nos Estados Unidos”, diz o professor de História do Brasil da universidade americana de Brown, James Green, integrante da Associação Norte-Americana de Estudos Brasileiros, que conta com cerca de 1,2 mil sócios.
A história desse interesse acadêmico pelo Brasil não é nova. Desde os anos 50, quando o Brasil iniciou um rápido processo de industrialização, pesquisadores estrangeiros passaram a colocar o País em suas pautas. Esse movimento cresceu nos anos 60 e 70 com a intensificação da Guerra Fria. Nessa época, o governo dos Estados Unidos começou a financiar estudantes interessados em estudar o Brasil, um país com informações sobre seu tecido social tão escassas quanto a Cuba tomada por Fidel e Che Guevara. Mas, desde o fim da década de 90, tanto o Brasil quanto a América Latina deixaram de atrair a atenção internacional, monopolizada pelo déjà vu: a batalha entre Ocidente e Oriente encarnada nas guerras do Iraque e do Afeganistão.
“O desempenho econômico do Brasil durante a crise e as conquistas sociais do País voltaram a despertar o interesse acadêmico”, diz Joseph Love, diretor do Instituto Lemann, voltado exclusivamente para financiar estudantes brasileiros ou americanos interessados no Brasil. Love, como outros brasilianistas, está percebendo uma mudança importante no perfil dos pesquisadores de agora em relação aos de décadas passadas. “Antes o interesse era quase exclusivamente antropológico. Questões como raça e gênero sempre cativaram os pesquisadores. Agora o que vemos é uma curiosidade crescente por temas relacionados à economia, experiências no sentido de diminuir o abismo social e questões ambientais”, diz ele.
(ISTOÉ, 03 set 2010.)
O autor usa no segundo parágrafo a expressão francesa “déjà vu” (já visto), empregada usualmente para indicar que uma situação parece conhecida, devido à semelhança com outra vivida anteriormente. Essa expressão é usada para destacar a semelhança entre:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e responda a questão.
Horrorizado da aranha, desviei dela a minha luneta mágica e em movimento de repulsão levei-a até uma das extremidades do telhado, onde encontrei metade do corpo de um rato que 1 me olhava esperto e com ar que 2 me pareceu de zombaria.
Senti vivo desejo de estudar o rato e fixei-o com a minha luneta; mas o tratante somente me deixou exposto durante minuto e meio, e fugiu-me, deixando-me ouvir certo ruído que 3 me pareceu verdadeira risada de rato.
Disponível em: <http://pt.wikisource.org/wiki/A_Luneta_M%C3%A1gica/II/XXXIX>. Acesso em: 15 mar. 2012. (Adaptado) – Fragmento.
Escreva a classificação do vocábulo “que” usado em três articulações no texto.