(ACAFE) Sobre matrizes, determinantes e sistemas lineares, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Uma matriz a é quadrada de ordem 4, e seu determinante vale 3, então, o valor do determinante da matriz 2A é 48.
( ) O sistema não admite solução para a = 12 e b = 20.
( ) Uma matriz quadrada A de ordem n é invertível se, e somente se, detA ≠ 0.
( ) Para quaisquer matrizes A e B tais que existam os produtos AB e BA, tem-se (A+B)² = A² + 2AB + B².
A sequência correta, de cima para baixo, é:
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- Sociologia - Fundamental | 1. Cultura
(Unisc 2017) "O grupo do 'eu' faz, então, de sua visão a única possível, ou mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa. O grupo do 'outro' fica, nessa lógica, como sendo engraçado, absurdo, anormal ou inteligível".A citação explicita o fenômeno social denominado etnocentrismo. Assinale entre as alternativas abaixo aquela que explica o conceito.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La cibercultura de Pierre Lévy
Para Lévy, la distinción entre técnica, cultura y sociedad no puede ser más que conceptual, puesto que las tres entidades forman un complejo sistema de interrelaciones e interacciones que echa por tierra la idea de unas prácticas o sistemas puros. El autor divide su libro en tres apartados bien diferenciados: en el primer apartado ofrece un abanico de definiciones claras y precisas, destinadas al público no especializado, de algunos de los conceptos claves de la cibercultura, tales como la digitalización de la información, la virtualidad (que para Lévy, como ya demostrara en su obra ¿Qué es lo virtual?, no se opone a lo "real" sino a lo "actual"), los hipertextos e hipermedias, las simulaciones informáticas, la interactividad o las realidades virtuales. O segundo apartamento, Propuestas, constituye una extensa reflexión del autor sobre la tesis central de este informe, la idea de que la clave de la cultura del futuro es el concepto de "lo universal sin totalidad", y la forma en que éste se manifiesta en las nuevas formas artísticas, de conocimiento, educación, urbanismo y organización social nacidas con la cibercultura. Para Lévy, el ciberespacio es un "universal sin totalidad" porque cuanto más universal se vuelve, cuanta más información recibe, menos totalizador es. Frente a los medios tradicionales, que acotan la información y la fragmentan (esto es, la totalizan, la cierran, la dominan), el ciberespacio es cada vez más abierto, más libre, de forma que lo universal no se articula ya sobre el cierre semántico, sino por el contacto, por la interacción general que acepta todos los contenidos particulares y los conecta entre sí, dando lugar al nacimiento de una "inteligencia colectiva" que pone en común las competencias, imaginaciones, experiencias y energías intelectuales de los grupos humanos.
Internet: www.redalyc.org. (con adaptaciones).
Con relación al texto de arriba, juzgue lo siguiente ítem.
La segunda parte de la obra de Lévy aborda el asunto clave de la obra, o sea, la importancia clave de la totalidad.
- História | 3.2 Era Vargas
Disponível em:digital.bbm.usp.br. Acesso em: 1º fev. 2020.
O artista Belmonte, por meio de seu personagem Juca Pato, retratou episódios importantes da história brasileira e internacional entre as décadas de 1920 e 1940. A charge acima, por exemplo, tematiza deforma irônica a entrada do governo brasileiro em 1942 na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).A atitude de Juca Pato, ao decidir ir à guerra, está associada à seguinte conjuntura do governo varguista:
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
Imperador de Roma entre 253 e 260, Valeriano escreveu:
Não consideramos que os coloni [colonos] tenham a liberdade de abandonar a terra à qual estão presos por sua situação e nascimento. Se o fizerem, que sejam trazidos de volta, acorrentados e castigados.
(Apud Gordon V. Childe. O que aconteceu na história, 1973.)
A determinação imperial ocorreu:
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(FUVEST) Em uma significativa passagem da tragédia Macbeth, de Shakespeare, seu personagem principal declara: “Ouso tudo o que é próprio de um homem; quem ousa fazer mais do que isso não o é”. De acordo com muitos intérpretes, essa postura revela, com extraordinária clareza, toda a audácia da experiência renascentista.
Com relação à cultura humanista, é correto afirmar que