(ITA) Considere as seguintes afirmações sobre as matrizes quadradas A e B de ordem n, com A inversível e B antissimétrica:
I. Se o produto AB for inversível, então n é par;
I. Se o produto AB não for inversível, então n é ímpar;
III. Se B for inversível, então n é par.
Destas afirmações, é (são) verdadeira(s):
Questões relacionadas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Eis portanto uma ordem de fatos que apresentam características muito especiais: consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, e que são dotadas de um poder de coerção em virtude do qual esses fatos se impõem a ele. Por conseguinte, eles não poderiam se confundir com os fenômenos orgânicos, já que consistem em representações e em ações; nem com fenômenos psíquicos, os quais só têm existência na consciência individual e por meio dela. Esses fatos constituem, portanto, uma espécie nova, e é a eles que deve ser dada a qualificação de sociais.
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (adaptado)
O conceito descrito foi formulado por Émile Durkheim com o objetivo de
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
(UNCISAL)
TEXTO I
Disponível em: http://educacao.uol.com.br. Acesso em: 25 out. 2013.
TEXTO II
Walter Benjamin defendia que o cinema poderia ser de imenso valor para o indivíduo, no sentido material, porque seria um instrumento político e ideológico em benefício da classe proletária quando esta estivesse pronta para assumir a liderança política, pois ele lhe traria incríveis expectativas na construção de uma nova história da camada popular.
Disponível em: http://www.infoescola.com. Acesso em: 25 out. 2013
Walter Benjamin concebia a viabilidade da reprodutibilidade técnica das obras de arte para a democracia ideologizada considerando a democratização cultural como uma forma de:
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
O anúncio luminoso de um edifício em frente, acendendo e apagando, dava banhos intermitentes de sangue na pele de seu braço repousado, e de sua face. Ela estava sentada junto à janela e havia luar; e nos intervalos desse banho vermelho ela era toda pálida e suave.
Na roda havia um homem muito inteligente que falava muito; havia seu marido, todo bovino; um pintor louro e nervoso; uma senhora recentemente desquitada, e eu. Para que recensear a roda que falava de política e de pintura? Ela não dava atenção a ninguém. Quieta, às vezes sorrindo quando alguém lhe dirigia a palavra, ela apenas mirava o próprio braço, atenta à mudança da cor. Senti que ela fruía nisso um prazer silencioso e longo. “Muito!”, disse quando alguém lhe perguntou se gostara de um certo quadro – e disse mais algumas palavras; mas mudou um pouco a posição do braço e continuou a se mirar, interessada em si mesma, com um ar sonhador.
Rubem Braga, “A mulher que ia navegar”.
(FUVEST 2007 1ª FASE) O termo sublinhado no trecho “Senti que ela fruía nisso um prazer silencioso e longo” refere-se, no texto,
- Química | 2.4 Cinética Química
A infraestrutura das cidades deve contar com uma série de serviços, entre eles oferecer uma água de qualidade para a população, cujo tratamento desta pode ser auxiliado, inicialmente, com a adição de CaO, em seguida adiciona-se Aℓ2(SO4)3, que reage com o OH-- formando o precipitado Aℓ(OH)3. A água então, é filtrada e clorada. Durante o processo de cloração, ocorre a seguinte reação:
Cℓ2(g) + 2H2(g) + 2H2O(l) -> H3O+(aq) + Cℓ-(aq) + HCℓO(aq)
Considerando as informações do texto, é correto afirmar que:
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Ufu) “Desejo aqui sugerir que o caipira-básico – por assim dizer – passava normalmente da enxada e do machado para o anzol ou para a espingarda; da foice para o visgo, a arapuca, a zagaia, o mundéu, como quem circula na mesma atmosfera contínua pela vida. Compreenderemos esse estado de coisas se considerarmos a estreita ligação das suas representações religiosas com a vida agrícola, a caça, a pesca e a coleta, e de ambas com a literatura oral.”
CANDIDO, Antônio. Os Parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Duas Cidades, 1979.
Nesse trecho da análise clássica de Antônio Candido sobre as transformações no modo de vida caipira no interior de São Paulo, o autor destaca