A expressão "isso", que aparece no segundo e no quarto quadrinhos, refere-se, respectivamente, às seguintes ideias:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
TEXTO I
Rio Tietê, São Paulo (SP). Foto: Delfim Martins/Pulsar.
TEXTO II
O Rio Tietê está morto. Ao menos uma parte
dele: 137 quilômetros, para ser mais preciso. Uma
pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica mostra
que, em 2016, o trecho do rio com qualidade de
água classificada como ruim ou péssima começa
em Itaquaquecetuba, passa por toda a Região
Metropolitana de São Paulo e chega até Cabreúva,
já no interior de São Paulo. Nesse trecho, a água não
tem oxigênio suficiente para abrigar vida.
Disponível em: http://epoca.globo.com. Acesso em: 7 dez. 2017 (adaptado).
Considerando a análise dos textos, a condição atual desse rio tem como origem a
- Geografia - Fundamental | 06. Sociedade e Meio Ambiente
Algumas coisas que consumimos em nosso dia a dia são necessárias para nos mantermos vivos e com saúde. Marque a alternativa que representa um bem necessário à nossa sobrevivência.
- Ciências - Fundamental | 01. Evolução dos seres vivos
Texto base:
A fala da professora refere-se a uma das explicações sobre a origem da vida, na qual os seres vivos:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
BIDO, O SABIDO
ERA UMA VEZ UM LINDO PEIXINHO. SEU NOME ERA BIDO, ELE ERA MUITO SABIDO.
UM DIA, TODOS OS PEIXINHOS ESTAVAM NADANDO JUNTOS. OS PEIXINHOS GOSTAVAM DE NADAR PARA O MESMO LADO AO MESMO TEMPO. MAS BIDO FAZIA O CONTRÁRIO, QUANDO OS PEIXINHOS VINHAM PARA CÁ, ELE IA PARA LÁ.
DEPOIS, OS PEIXINHOS COMEÇARAM A NADAR JUNTOS DE NOVO: PARA UM LADO, PARA O OUTRO. BIDO VIROU DE CABEÇA PARA BAIXO E FEZ UMA CARETA ENGRAÇADA. TODOS OS PEIXINHOS COMEÇARAM A RIR. BLUUU – BLUUU – BLUUU – SOLTANDO BOLHAS DE RISO. E TODOS SE ATRAPALHARAM DE NOVO!
UM DIA, BIDO VIU PEIXINHOS CHORANDO POR CAUSA DO VELHO CARANGUEJO. OS PEIXINHOS TINHAM MEDO DO VELHO CARANGUEJO MAU. MAS BIDO, NÃO! BIDO NADOU POR CIMA DO CARANGUEJO, QUE ESTAVA JANTANDO. PEGOU A COMIDA DO CARANGUEJO E DEU UM PUXÃO, MAS O CARANGUEJO NÃO LARGOU A COMIDA. BIDO PUXOU, PUXOU MAIS E FEZ O CARANGUEJO RODAR, RODAR. O VELHO CARANGUEJO FICOU TONTO E LARGOU A COMIDA. ESTAVA TÃO TONTO QUE FOI RODANDO, RODANDO PARA LONGE.
– VIVA BIDO, O SABIDO! – GRITARAM OS PEIXINHOS – O CARANGUEJO FOI EMBORA!
UM DIA, BIDO VIU UMA COISA PENDURADA NUM ANZOL. O ANZOL ESTAVA NUMA LINHA. LÁ FORA, UM PESCADOR SEGURAVA A LINHA. OBA! ERA GOSTOSO O QUE ESTAVA NAQUELE ANZOL. BIDO SUBIU PARA VER.
– BIDO! – GRITARAM OS PEIXINHOS – NÃO CHEGUE PERTO DO ANZOL!
MAS BIDO ERA SABIDO. CONHECIA UM TRUQUE DE TIRAR A ISCA DO ANZOL. E TIROU! DEPOIS PENDUROU UMA BOTA VELHA NO ANZOL DO PESCADOR. O ANZOL SUBIU COM O PRESENTE E OS PEIXINHOS RIRAM. MAS O PESCADOR NÃO RIU, NÃO. FOI EMBORA ZANGADO.
LEONARDOS, Stella. Bido, o sabido. São Paulo: Tecnoprint, 1970.
BIDO ERA SABIDO PORQUE
- Física | F. Circuitos Elétricos
Considere o circuito elétrico mostrado na figura formado por quatro resistores de mesma resistência, R = 10 Ω, e dois geradores ideais cujas respectivas forças eletromotrizes são ε1 = 30 V e ε2 = 10 V. Pode-se afirmar que as correntes i1, i2, i3 e i4 nos trechos indicados na figura, em amp`eres, são respectivamente de