(UEG) Um dos grandes desafios do século XXI para tornar o mundo melhor é o de aprender a conviver com os outros, aceitar e respeitar os que são diferentes na cultura, na religião, nos costumes, na sexualidade etc. A intolerância, os preconceitos, as discriminações e o racismo, no entanto, vêm crescendo. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
Associados a atividades importantes e variadas na evolução das sociedades americanas modernas, os africanos conseguiram impor sua marca nas línguas, culturas, economias, além de participar, quase invariavelmente, na composição étnica das comunidades do Novo Mundo. A sua influência alcançou mais fortemente as regiões do latifúndio agrícola, em comunidades cujo desenvolvimento ocorreu às margens do Atlântico e do mar das Antilhas, do sudeste dos Estados Unidos até a porção nordeste do Brasil, e ao longo das costas do Pacífico, na Colômbia, no Equador e no Peru.
KNIGHT, F. W. A diáspora africana. In: AJAYI, J. F. A. (Org.). História geral da África:
África do século XIX à década de 1880. Brasília: Unesco, 2010 (adaptado).
Uma das contribuições da diáspora descrita no texto para o continente americano foi o(a)
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Lee el texto a seguir.
¿Cuánta basura producimos cada año por persona?
Brennan, un estudiante universitario, empezó a almacenar toda su basura y utilizarla para fabricar productos reciclados. Hasta ahora sus proyectos de construcción eco amigable han sido numerosos; desde bancos de plaza hechos con botellas plásticas hasta estructuras de botellas de vidrio para la biblioteca y un sin número de estructuras de tetra pack que han adornado el campus universitario.
El estudiante explica que deseaba llevar a cabo un proyecto de año nuevo que realmente cumpliera un objetivo: utilizar la tonelada de basura, cantidad que produce al año una persona como promedio, para realizar objetos que cubran las necesidades tanto académicas como decorativas de su universidad. Aunque confiesa que almacenar la basura en su pequeña habitación ha sido uno de los mayores retos que ha emprendido, explica que es una buena llamada de atención tanto de sus compañeros como de él mismo para reducir la cantidad de desechos que se producen.
Explica también que, comprando productos locales y directamente de los proveedores o incluso al por mayor, reduce no sólo la cantidad de envoltorios y paquetes consumidos que serán desechados posteriormente, sino también los costos de compra, algo que se ha transformado vital en los tiempos de crisis que atraviesa el mundo. Brennan ha sido reconocido hasta ahora con el galardón del estudiante americano más eco-friendly por demostrar que la basura tiene muchos más objetivos que simplemente ser desechada.
Disponible en: <http://www.mundo-geo.es/green-living/cuanta-basura-producimos-cada-ano-por-persona>.
Acceso el: 01 mar. 2014.
De acuerdo con el estudiante Brennan,
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Leia o trecho a seguir.
Zé Paulo - O que eu quero dizer, Álvares, é que no seu tempo ela podia ser invisível porque era tão pequena, pacata e provinciana; mas hoje ela é mais de setecentas cidades, uma empilhada em cima da outra, e os rios foram soterrados, já não é possível navegar. Por isso é preciso se aproximar com cuidado, abrindo os ouvidos para enxergar o caminho.
MARTINS A. Uma noite em cinco atos. São Paulo: Editora 34, 2009. p. 85.
O cenário relatado por Zé Paulo a Álvares remete a um quadro de poluição que é expresso no recurso sinestésico transcrito no texto. A poluição e os tipos de receptores fisiológicos desativado e ativado, são, respectivamente,
- Matemática | 05. Matrizes
(IFAL) A matriz Aij(2x3) tem elementos definidos pela expressão aij = i3 – j2. Portanto, a matriz A é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: .
Enunciado:
Leia o texto a seguir.
O Estatuto da Criança e do Adolescente é conhecido pela sociedade brasileira por ECA (as primeiras letras das palavras Estatuto Criança e Adolescente). A Lei que deu vida ao ECA é de Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e esta foi sancionada pelo ex-Presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello.
O ECA nada mais é do que um instrumento de cidadania. Na verdade o ECA é uma lei, fruto da luta de movimentos sociais, profissionais e de pessoas preocupadas com as condições e os direitos infanto-juvenis no Brasil.
Disponível em:< https://www.eca.claretianas.br/=> Acesso em: 06 maio 2014. (Fragmento)
Argumente por que a criação do ECA representou um avanço para o reconhecimento das crianças e dos adolescentes como sujeitos de direitos.