(IFSP) A Revista Feminina de 1920 publicou um decálogo para as mulheres casadas, orientando-as para uma vida “do lar”, com honra e respeito. Alguns de seus itens eram:
I. “Ama teu esposo acima de tudo na terra e ama o teu próximo da melhor maneira que puderes, mas lembra-te de que a tua casa é de seu esposo e não do teu próximo. “ (...)
II. “Espera teu esposo em teu lar sempre em ordem e o semblante risonho, mas não te aflijas excessivamente se alguma vez ele não reparar nisso.” (...)
VI. “Lembra-te sempre que te casaste para partilhar com teu esposo as alegrias e as tristezas da existência. Quando todos o abandonarem fica tu a seu lado e diz-lhe: Aqui me tens! Sou sempre a mesma ! “(...)
X. “Se teu esposo se afastar de ti, espera-o. Se tardar em voltar,espera-o! Porque tu não és somente a sua esposa, és ainda a honra de seu nome. E quando um dia ele voltar, há de te abençoar!”
(Fonte: MALUF,M. Mott ,M.L. Recônditos do mundo feminino .In:SEVCENKO. (org) História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras,1998 v.3,pág.371-372,395-396)
Os mandamentos das mulheres casadas, citados acima, revelam que as mulheres brasileiras, no início do século XX,