(UESB) Uma esfera A com massa de 1,0 kg foi lançada, horizontalmente, na superfície de uma mesa de atrito desprezível, com velocidade de 2,0 m/s, chocando-se frontalmente com outra esfera B de massa 4,0 kg, que se encontrava em repouso sobre a mesa.
Admitindo-se o choque perfeitamente elástico, as velocidades das esferas A e B, imediatamente após o choque, eram iguais, em m/s, respectivamente, a
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles, vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto.
GALILEI, G. O ensaiador. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.No contexto da Revolução Científica do século XVII, assumir a posição de Galileu significava defender a
- Língua Portuguesa | C. Concordância
(UNIFESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
_________ dois meses, a jornalista britânica Rowenna Davis, 25 anos, foi furtada. Só que não levaram sua carteira ou seu carro, mas sua identidade virtual. Um hacker invadiu e tomou conta de seu e-mail e – além de bisbilhotar suas mensagens e ter acesso a seus dados bancários – passou a escrever aos mais de 5 mil contatos de Rowenna dizendo que ela teria sido assaltada em Madri e pedindo ajuda em dinheiro.
Quando ela escreveu para seu endereço de e-mail pedindo ao hacker ao menos sua lista de contatos profissionais de volta, Rowenna teve como resposta a cobrança de R$ 1,4 mil. Ela se negou a pagar, a polícia não fez nada. A jornalista só retomou o controle do e-mail porque um amigo conhecia um funcionário do provedor da conta, que desativou o processo de verificação de senha criado pelo invasor.
(Galileu, dezembro de 2011. Adaptado.)
A lacuna do início do texto deve ser corretamente preenchida com
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
A série “Os brasileiros que ainda vivem na ditadura”, publicada no ano passado pelo GLOBO, revelou a rotina de 1,5 milhão de moradores de favelas do Rio. Vinte e dois anos após o fim da ditadura militar, a série denunciou os métodos utilizados por traficantes, milicianos e maus policiais, com casos de torturadores que espancam, queimam e cortam partes das vítimas em sessões públicas de barbárie. A série revelou ainda que, em 14 anos, traficantes, milicianos e policiais corruptos foram responsáveis pelo desaparecimento de 7.324 pessoas, 54 vezes mais do que o número de desaparecidos nos “anos de chumbo”, segundo o Grupo Tortura Nunca Mais. Em outra reportagem, sobre execuções, estudos mostraram que a taxa de jovens assassinados em favelas do Rio é sete vezes maior do que o índice fora das comunidades. A série revelou ainda a existência de moradores exilados que foram obrigados a abandonar suas casas para tentar escapar da morte. Além disso, mostrou que, na favela, prevalece a política do “pé na porta”, de invasão de domicílios sem respaldo legal. A cassação do direito de ir e vir e a censura também foram temas da série. Na Praia de Ramos, milicianos haviam construído um muro de três metros de altura com portões de ferro que são fechados às 22h, transformando a favela numa cidadela. Barreiras também são usadas para restringir o acesso às comunidades. E, nas favelas dominadas pelo tráfico e pela milícia, há músicas censuradas e até monitoramento de e-mails. O tribunal do tráfico em ação.
Disponível em: http://www.extra.globo.com. Acesso em: 16 maio 2017 (adaptado).
A expressão “Os brasileiros que ainda vivem na ditadura” é uma referência às
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão
Quadrilha
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
Carlos Drummond de Andrade – Alguma poesia (1930).
O segundo período do poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade, foi escrito com orações que não dependem sintaticamente uma da outra porque:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Considere o texto a seguir para responder à questão.
Texto 3
Helen Morais
Inocente face do terror
De longe, uma ótima notícia. De perto, artimanha dos supermercados para cobrar pelas sacolinhas plásticas. Normalmente, o consumidor reutiliza essas sacolinhas para jogar o lixo do banheiro e da cozinha, e posteriormente no saco de lixo maior para o lixeiro levar. Agora, além de comprar os sacos de lixo grandes, comprará os pequenos. E o planeta vai continuar no sufoco. Não matou o problema na raiz. Tem de haver coleta seletiva de lixo em todas as ruas da cidade.
(Disponível em: <http://vamostiraroplanetadosufoco.org.br/participe-das-midias-sociais-da--campanha/#.T0hLUYcgeLE>. Acesso em: 26 fev. 2012.)
O principal argumento apresentado pela autora para sustentar a ideia que ela defende é que