A loja O GABI oferece duas opções de pagamentos em suas vendas, a partir do valor constante nas mercadorias: à vista, com 30% de desconto, ou em dois pagamentos mensais e iguais, sem desconto, sendo o primeiro pagamento feito no ato da compra. Admitindo-se que o valor real de venda corresponde ao valor pago nas compras à vista, a taxa mensal de juros embutida nas vendas a prazo é
Questões relacionadas
- História | 6.01 Revolução Francesa
A Revolução Francesa é um processo social e político complexo, sendo dividido em períodos, como os períodos da Assembleia Nacional, Convenção, Diretório e o Consulado. Assinale a alternativa em que todos os fatos citados são características do período conhecido como o “Terror”.
- Espanhol - Fundamental | 2.3 Partes del Cuerpo y Adjetivos Calificativos (Partes do Corpo e Adjetivos Qualificativos)
¿Te gustan los crucigramas? ¿Qué tal rellenar este con algunas partes del cuerpo?
- Geografia - Fundamental | 3.5 Migrações no Território Brasileiro
Texto base:
Enunciado:
Desde a década de 1960, o Brasil é um país urbano, ou seja, a sua população habita principalmente as cidades. Contudo, cada região do país possui uma rede urbana marcada por grandes particularidades, a região Sudeste, quando comparada às outras regiões, é aquela de maior integração entre as suas cidades, isso pode ser visualizado através
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Você escreverá uma narrativa ficcional, mas não será uma história qualquer: você narrará um fato extraordinário, ou seja, algo que não acontece na realidade.
Para isso, leia um trecho do conto “O mistério do coelho pensante”, de Clarice Lispector:
O mistério do coelho pensante
Esta história só serve para criança que simpatiza com coelho. Foi escrita a pedido-ordem de Paulo, quando ele era menor e ainda não tinha descoberto simpatias mais fortes. O mistério do coelho pensante é também minha discreta homenagem a dois coelhos que pertenceram a Pedro e Paulo, meus filhos. Coelhos aqueles que nos deram muita dor de cabeça e muita surpresa de encantamento. [...]
Pois bem. Um dia o nariz de Joãozinho — era assim que se chamava esse coelho — um dia o nariz de Joãozinho conseguiu farejar uma coisa tão maravilhosa que ele ficou bobo. De pura alegria, seu coração bateu tão depressa como se ele tivesse engolido muitas borboletas.
LISPECTOR, Clarice. O mistério do coelho pensante. In: O mistério do coelho pensante e outros contos. São Paulo: Rocco, 2010.
Agora, conte essa história como se fosse Pedro ou Paulo (os donos do coelho), começando pelo momento em que Joãozinho farejou uma coisa maravilhosa que o deixou bobo, como foi o diálogo entre vocês, quais foram as suas reações no decorrer da conversa... e como tudo terminou.
Leia com atenção as instruções para escrever esse texto:
• Você será narrador e personagem ao mesmo tempo.
• A continuação deve seguir a ideia principal expressa no trecho e desenvolver o mistério do coelho pensante.
• O que Joãozinho farejou?
• Qual foi a reação do coelho?
• Como foi a conversa entre vocês?
• Como essa história terminou?
Após finalizar, faça a revisão de seu texto, observando se:
I. você contou como esse episódio começou;
II. você criou um diálogo entre as personagens;
III. as falas desse diálogo estão completas e em sequência coerente;
IV. você contou também o que as personagens sentiram enquanto conversaram;
V. você contou como tudo terminou;
VI. os fatos e as falas que você criou parecem verdadeiros;
VII. as falas das personagens estão bem estruturadas:
• Cada fala foi inserida em parágrafo diferente?
• Há travessão antes de cada fala?
• Há sinais de pontuação finalizando os parágrafos?
VIII. a grafia das palavras está correta.
Altere o que lhe parecer necessário.
- Matemática - Fundamental | 8.1 Problemas com Adição e Subtração
EM UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO AS CRIANÇAS FIZERAM UMA CAÇA AO TESOURO. ELAS SE DIVIDIRAM EM DOIS GRUPOS PARA ENCONTRAR O TESOURO. VEJA A QUANTIDADE DE OBJETOS QUE CADA GRUPO ENCONTROU DURANTE A BRINCADEIRA.
COMPLETE O QUADRO A SEGUIR DE ACORDO COM O TOTAL DE OBJETOS ENCONTRADOS PELOS DOIS GRUPOS.