Explicaê

01

Você escreverá uma narrativa ficcional, mas não será uma história qualquer: você narrará um fato extraordinário, ou seja, algo que não acontece na realidade.

Para isso, leia um trecho do conto “O mistério do coelho pensante”, de Clarice Lispector:

O mistério do coelho pensante

Esta história só serve para criança que simpatiza com coelho. Foi escrita a pedido-ordem de Paulo, quando ele era menor e ainda não tinha descoberto simpatias mais fortes. O mistério do coelho pensante é também minha discreta homenagem a dois coelhos que pertenceram a Pedro e Paulo, meus filhos. Coelhos aqueles que nos deram muita dor de cabeça e muita surpresa de encantamento. [...]

Pois bem. Um dia o nariz de Joãozinho — era assim que se chamava esse coelho — um dia o nariz de Joãozinho conseguiu farejar uma coisa tão maravilhosa que ele ficou bobo. De pura alegria, seu coração bateu tão depressa como se ele tivesse engolido muitas borboletas.

LISPECTOR, Clarice. O mistério do coelho pensante. In: O mistério do coelho pensante e outros contos. São Paulo: Rocco, 2010.

Agora, conte essa história como se fosse Pedro ou Paulo (os donos do coelho), começando pelo momento em que Joãozinho farejou uma coisa maravilhosa que o deixou bobo, como foi o diálogo entre vocês, quais foram as suas reações no decorrer da conversa... e como tudo terminou.

Leia com atenção as instruções para escrever esse texto:

• Você será narrador e personagem ao mesmo tempo.

• A continuação deve seguir a ideia principal expressa no trecho e desenvolver o mistério do coelho pensante.

• O que Joãozinho farejou?

• Qual foi a reação do coelho?

• Como foi a conversa entre vocês?

• Como essa história terminou?

Após finalizar, faça a revisão de seu texto, observando se:

I. você contou como esse episódio começou;

II. você criou um diálogo entre as personagens;

III. as falas desse diálogo estão completas e em sequência coerente;

IV. você contou também o que as personagens sentiram enquanto conversaram;

V. você contou como tudo terminou;

VI. os fatos e as falas que você criou parecem verdadeiros;

VII. as falas das personagens estão bem estruturadas:

• Cada fala foi inserida em parágrafo diferente?

• Há travessão antes de cada fala?

• Há sinais de pontuação finalizando os parágrafos?

VIII. a grafia das palavras está correta.

Altere o que lhe parecer necessário.