Você escreverá uma narrativa ficcional, mas não será uma história qualquer: você narrará um fato extraordinário, ou seja, algo que não acontece na realidade.
Para isso, leia um trecho do conto “O mistério do coelho pensante”, de Clarice Lispector:
O mistério do coelho pensante
Esta história só serve para criança que simpatiza com coelho. Foi escrita a pedido-ordem de Paulo, quando ele era menor e ainda não tinha descoberto simpatias mais fortes. O mistério do coelho pensante é também minha discreta homenagem a dois coelhos que pertenceram a Pedro e Paulo, meus filhos. Coelhos aqueles que nos deram muita dor de cabeça e muita surpresa de encantamento. [...]
Pois bem. Um dia o nariz de Joãozinho — era assim que se chamava esse coelho — um dia o nariz de Joãozinho conseguiu farejar uma coisa tão maravilhosa que ele ficou bobo. De pura alegria, seu coração bateu tão depressa como se ele tivesse engolido muitas borboletas.
LISPECTOR, Clarice. O mistério do coelho pensante. In: O mistério do coelho pensante e outros contos. São Paulo: Rocco, 2010.
Agora, conte essa história como se fosse Pedro ou Paulo (os donos do coelho), começando pelo momento em que Joãozinho farejou uma coisa maravilhosa que o deixou bobo, como foi o diálogo entre vocês, quais foram as suas reações no decorrer da conversa... e como tudo terminou.
Leia com atenção as instruções para escrever esse texto:
• Você será narrador e personagem ao mesmo tempo.
• A continuação deve seguir a ideia principal expressa no trecho e desenvolver o mistério do coelho pensante.
• O que Joãozinho farejou?
• Qual foi a reação do coelho?
• Como foi a conversa entre vocês?
• Como essa história terminou?
Após finalizar, faça a revisão de seu texto, observando se:
I. você contou como esse episódio começou;
II. você criou um diálogo entre as personagens;
III. as falas desse diálogo estão completas e em sequência coerente;
IV. você contou também o que as personagens sentiram enquanto conversaram;
V. você contou como tudo terminou;
VI. os fatos e as falas que você criou parecem verdadeiros;
VII. as falas das personagens estão bem estruturadas:
• Cada fala foi inserida em parágrafo diferente?
• Há travessão antes de cada fala?
• Há sinais de pontuação finalizando os parágrafos?
VIII. a grafia das palavras está correta.
Altere o que lhe parecer necessário.