Se k é um número inteiro qualquer, sobre as raízes da equação x2+ kx + k – 1 = 0, pode-se afirmar corretamente que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 06. Gênero, número e grau dos substantivos
Texto base:
Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/_YAa02oqfpDM/Rg_YtlWf7NI/AAAAAAAAACQ/5RcPSRayCWg/s1600-h/aurelio.jpg>. Acesso em: 12 out. 2013.
No anúncio lido, há nome próprio e comum. Identifique o nome próprio e o comum.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Como é chamada a dança que surge de maneira espontânea e é praticada por uma comunidade. Geralmente, é usada para celebrar um ritual específico como as colheitas ou a chegada de uma estação do ano?
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
En el terremoto de Turquía de 1999, murieron 705 personas y miles todavía sufren secuelas físicas o psíquicas.
ELLOS NO PUDIERON EVITARLO.
Carmen no sabe qué es un terremoto, pero un conductor borracho se estrelló contra el coche de sus padres. Ellos murieron. Ella no.
TÚ SÍ PUEDES EVITARLO.
Es España, cada año, más de 140.000 personas sufren heridas en accidente de tráfico, la cuarta parte graves o irreversibles. Cerca de 6.000 mueren. Casi diez veces más muertos en el terremoto de Turquía o en que las inundaciones de China y más de la mitad que en el huracán Mitch. Y es que, hay tragedias que no se pueden evitar. Y tragedias que tú sí puedes evitar.
YA BASTA. Por favor, cumple las normas.
Ministerio del Interior
Dirección General de tráfico
Tiempo en Hoy, nº 953, 7 de agosto de 2000. Grupo Zeta.
O texto trata-se de uma campanha, seu objetivo é levar o leitor a refletir sobre uma problemática e desta forma mudar alguns hábitos. Para isso o texto explica que
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Providenciar com antecedência, uma visita orientada a um Laboratório de Revelação de
Fotografias.
- Solicitar a autorização da direção da escola e dos pais para a visita orientada.
- Organizar o transporte para os alunos.
- A proposta para esta aula será a confecção de uma câmara escura utilizando uma latinha.
- Peça aos alunos para furar, utilizando prego e martelo, uma abertura no meio da lata,
vedando-a por dentro com fita isolante;
-Auxilie os alunos durante todo o processo.
- Pedir para os alunos forrarem o interior da lata com papel camurça preto, de forma que não
fique nenhuma parte do metal sem cobrir;
- Falar para os alunos tamparem o furo do lado externo da lata com papel alumínio, furando
com uma agulha um orifício bem fino;
- Solicitar que os alunos tampem o orifício com papel camurça preto, prendendo este com fita
crepe.
- Reservar.
-O professor vai solicitar junto à escola a disponibilização de uma sala pequena, para a
montagem do laboratório de fotografia.
- Ajudar os alunos a vedarem as arestas por onde possa penetrar luz no laboratório de
fotografias.
- Explicar que o papelão servirá para tapar as frestas e que os plásticos pretos deverão cobrir
todas as paredes, portas e janelas.
- Pedir para os alunos cobrirem as lâmpadas do laboratório sala com papel celofane vermelho.
- Providenciar uma cortina com o plástico preto, de modo que esta vede totalmente a luz que
possa passar pela porta de acesso ao laboratório, sem impossibilitar a abertura da porta.
- O professor vai pedir os alunos para começar a fotografar
- Providenciar papel fotográfico.
- Entregar para cada aluno a sua câmara escura confeccionada em latinhas.
- Entregar a cada aluno, no laboratório de fotografia, (com a sala totalmente escura), um
recorte de papel fotográfico que deverá ser colocado no interior da câmara escura em
sentido contrário à abertura feita com a agulha (obturador).
- Pedir para os alunos tamparem a câmara.
- Solicitar aos alunos que ao ar livre escolham a imagem que gostariam de fotografar.
- Explicar aos alunos que eles devem posicionar a câmara em um local firme, com a abertura
em sentido contrário à luz do sol, abrindo o papel camurça que cobre a abertura feita com a
agulha, esperando dez segundos e vedando, novamente o orifício.
- Organizar na mesa central do laboratório as três bacias, cada uma com uma pinça.
- Relembrar com os alunos o processo de revelação das fotografias (aprendido quando da
visita ao laboratório fotográfico)
- Dispor as bacias na seguinte sequência: 1- revelador; 2 – fixador; 3 – água .
- Pedir que cada aluno, no processo de revelação, revele sua foto, individualmente, evitando
os líquidos se contaminarem.
- Solicitar que os alunos acenda a lâmpada vermelha.
- Falar para os alunos retirarem o papel fotográfico da câmara e introduzindo-o no revelador e
segurando-o com uma pinça, devendo agitá-lo neste líquido por cerca de um minuto.
Sugestão: para este controle, contar em voz alta com os alunos até 60 , obedecendo a um
ritmo contínuo.
- Dizer para o aluno retirar o papel do revelador, e introduzindo-o no fixador, procedendo da
mesma forma que o anterior (agitando-o com sua pinça própria e contando novamente 1
minuto)
- Por último, pedir para o aluno colocar o papel fotográfico na bacia com água, seguindo o
processo anterior.
- Prender as fotos reveladas, no varal, com o prendedor de roupas.
- Solicitar aos alunos que de posse das fotografias reveladas apreciem o resultado obtido e
comentem sobre o que pretendiam fotografar e a que imagem obtida após a revelação.
- Avaliar o processo e expor nos corredores da escola as fotografias dos alunos
- Seguem alguns exemplos:
Fotografias reveladas por alunos do 5º ano do Ensino fundamental
Acervo particular
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13252
- Biologia | 07. Taxonomia
Foi realizado o estudo de um ser unicelular desconhecido do reino monera, em laboratório de biologia, revelando as seguintes características:
I. Presença de membrana plasmática.
II. Presença de ribossomos.
III. Ausência de material genético protegido por carioteca.
IV. Ausência de clorofila.
Com base nessas características, pode-se afirmar que se trata de: