Nos grandes aeroportos, uma forma de agilizar o fluxo de pessoas é a utilização de esteiras rolantes horizontais. Em um desses aeroportos, há uma esteira rolante de 60 m de comprimento que se move com velocidade de 3 m/s em relação ao chão. Um homem entra na esteira e fica parado; cinco segundos após, uma mulher entra na esteira e caminha sobre ela. Essas duas pessoas se encontram no final da esteira.
A velocidade média que a mulher desenvolveu, durante a travessia da esteira, em relação ao chão, é de
Questões relacionadas
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
O sistema vascular das plantas apresenta, basicamente, dois componentes: o floema (conduz seiva orgânica) e o xilema (conduz seiva inorgânica). A condução da seiva inorgânica, que algumas vezes precisa percorrer dezenas de metros contrários à força da gravidade, é explicada por uma força de sucção e uma de interação química. À medida que as folhas perdem água por transpiração, suas células absorvem a seiva inorgânica dos vasos xilemáticos, provocando uma pressão de sucção que puxa a coluna líquida no interior dos vasos do xilema. Já o outro fator – as interações químicas existentes entre as moléculas de água – facilita o deslocamento do líquido pelos vasos xilemáticos de maneira que uma molécula “puxa” a outra e assim por diante.
O fenômeno, ocasionado pela interação química entre as moléculas, que facilita o deslocamento da coluna de água no processo de transporte da seiva bruta descrito no texto é o(a)
- Geografia | 6.4 Transportes
(UFRGS) Considere as afirmações abaixo, sobre a mobilidade urbana no Brasil.
I. A mobilidade aumenta com a renda e varia em função das características econômicas e sociais das pessoas, além de vir acompanhada de diferenças no uso dos modos de transporte.
II. O modo “a pé” ainda representa parcela significativa dos deslocamentos urbanos no Brasil, apesar do aumento de uso do transporte individual (carro).
III. O investimento em trens, nas grandes metrópoles brasileiras, tem transformado essa modalidade na maior transportadora de passageiros.
Quais estão corretas?
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: Leia o fragmento texto. A África não poder ser reduzida a uma entidade simples, fácil de entender. Nosso continente é feito de profunda diversidade e de complexas mestiçagens. Longas e irreversíveis misturas de culturas moldaram um mosaico de diferenças que são um dos mais importantes patrimônios do nosso continente. Quando mencionamos essas mestiçagens, falamos com algum receio, como se o produto híbrido fosse alguma coisa menos pura. Mas não existe pureza quando se fala da espécie humana. Dizem que não há economia atual que não se alicerce em trocas. Pois não há cultura humana que não se fundamente em profundas trocas de alma [...]. COUTO, Mia. Meu nome é África. Casa das Áfricas, 14 nov. 2003. Disponível em:< http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/561909 >Acesso em: 10 abr. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Mia Couto reforça em seu texto a necessidade de
- História | 5.5 Revolução Inglesa
(MACKENZIE) A Revolução Gloriosa, na Inglaterra (1688–1689), marcou o início de uma época de grande prosperidade para o país, lançando as bases para o desenvolvimento capitalista, e permitiu que o país fosse o pioneiro na Revolução Industrial do século XVIII. Podemos estabelecer uma relação entre os dois eventos porque:
- História - Fundamental | D. Sociedade, Economia e Cultura dos Povos Nativos Americanos
Antes do primeiro contato dos europeus com a América, as chamadas civilizações pré-colombianas tinham toda uma estrutura complexa de organização social, econômica e cultural. Acerca da civilização Asteca, assinale a alternativa correta.