Os monumentos históricos possuem relação com a memória, de modo a destacar imagens e valores para a identidade coletiva de povos e sociedades. As fotos acima retratam monumentos históricos brasileiros produzidos em épocas distintas. A comparação entre ambos evidencia uma mudança refererente à identidade nacional brasileira.
Essa mudança está mais claramente vinculada à valorização da:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 06. Relações Binárias e Funções
a) Qual é o gasto desta empresa, em reais, quando a mesma não adquire a tal mistura?
b) Qual é o gasto desta empresa, em reais, quando a mesma consome 4 litros dessa mistura?
c) Qual é a quantidade de litros da mistura necessária para se ter um gasto de R$ 380,00 com a mesma?
- Química | 2.5 Oxirredução
(UDESC) O silício é o segundo elemento mais abundante, depois do oxigênio, na crosta da Terra. Ele ocorre como SiO2 em uma enorme variedade de minerais silicatos. O elemento é obtido pela reação do SiO2 fundido em presença de carbono a altas temperaturas, liberando um gás, conforme reação a seguir:
SiO2(l) + 2C(s) →Si(l)+ (g) Considerando a reação acima, assinale a alternativa que completa corretamente a equação.
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2016 2º APLICAÇÃO)
Até novembro de 2011, não havia uma lei específica que punisse fraude em concursos públicos. Isso dificultava o enquadramento dos fraudadores em algum artigo específico do Código Penal, fazendo com que eles escapassem da Justiça mais facilmente. Entretanto, com o sancionamento da Lei 12.550/11, é considerado crime utilizar ou divulgar indevidamente o conteúdo sigiloso de concurso público, com pena de reclusão de 12 a 48 meses (1 a 4 anos). Caso esse crime seja cometido por um funcionário público, a pena sofrerá um aumento de 1/3.
Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 ago. 2012.
Se um funcionário público for condenado por fraudar um concurso público, sua pena de reclusão poderá variar de
- História - Fundamental | 02. Humanismo e Renascimento
Analise o texto a seguir.
Renascimento Comercial e Urbano
Quando retornavam das cruzadas, muito cavaleiros saqueavam cidades no oriente. O material proveniente destes saques (joias, tecidos, temperos, etc.) era comercializado no caminho. Foi neste contexto que surgiram as rotas comerciais e as feiras medievais. A saída dos muçulmanos do mar Mediterrâneo também favoreceu o renascimento comercial.
Foi neste contexto que começou a surgir uma nova camada social: a burguesia. Dedicados ao comércio, os burgueses enriqueceram e dinamizaram a economia no final da Idade Média. Esta nova camada social necessitava de segurança e buscou construir habitações protegidas por muros. Surgiam assim os burgos que, com o passar do tempo, deram origem a várias cidades ( renascimento urbano).
As cidades passaram a significar maiores oportunidades de trabalho. Muitos habitantes da zona rural passaram a deixar o campo para buscar melhores condições de vida nas cidades europeias ( êxodo rural). Com a diminuição dos trabalhadores rurais, os senhores feudais tiveram que mexer nas obrigações dos servos, amenizando os impostos e taxas. Em alguns feudos, chegaram a oferecer pequenas remunerações para os servos. Estas mudanças significaram uma transformação nas relações de trabalho no campo, desintegrando o sistema feudal de produção. Com o aquecimento do comércio surgiram também novas atividades como, por exemplo, os cambistas (trocavam moedas) e os banqueiros (guardavam dinheiro, faziam empréstimos, etc). Estes novos componentes sociais (burgueses, cambistas, banqueiros, etc) passaram a começar a se preocupar com a aquisição de conhecimentos. Este fato fez surgir, nos séculos XII e XIII, várias universidades na Europa. Estas instituições de ensino dedicavam-se ao aos conhecimentos matemáticos, teológicos, medicinais e jurídicos.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/idademedia/baixa_idade_media.htm. Acesso em 30 out 2014.
A) De acordo com o texto, qual a relação entre as expedições conhecidas como Cruzadas e o surgimento da burguesia, na Idade Média?
B) De acordo com o texto, relate duas mudanças ocorridas nas relações de trabalho no campo em função do surgimento das cidades.
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir:
Nenhum outro fator, porém, foi mais decisivo para a gestação dessa nova sociedade [a feudal] do que a conversão ao [cristianismo] dos [povos] invasores. O batismo de Clóvis, rei dos francos, se tornou o caso mais famoso, mas a conversão de Sigismundo, rei dos burgúndios, e a de Recaredo, rei dos visigodos, tiveram equivalente importância. Foi assim que o clero [cristão] se transformou no mais destacado agente de unificação social e cultural entre o passado romano e os novos senhores germânicos.
RICHÉ, Pierre; LE MAÎTRE, Philippe. Os novos senhores. In: História Viva. São Paulo: Duetto, ano 5, n. 51, p. 59, 2008.
É correto afirmar que o batismo de Clóvis: