A partícula viral do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conhecida como vírion, é constituída por poucas proteínas, uma fita de RNA e um envelope derivado de estruturas celulares, como membrana plasmática e organelas. A Organização Mundial de Saúde recomenda hábitos de higiene para prevenção da contaminação ao SARS-CoV-2, incluindo lavar com frequência as mãos com água e sabão.
(Adaptado de https://www.bbc.com/portuguese/geral-52096406. Acessado em 25/07/2020.)
Considerando seus conhecimentos sobre vírus, assinale a alternativa que justifica a recomendação apresentada no texto.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Ideologia
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
[5] Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Freqüenta agora as festas do “Grand Monde”
[10] Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
[15] Eu quero uma pra viver
O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock ‘n’ roll
Eu vou pagar a conta do analista
[20] Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro
Meus heróis morreram de overdose
[25] Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver
CAZUZA e ROBERTO FREJAT - 1988 www.cazuza.com.br
Nos dois primeiros versos, a palavra partido é empregada com significados diferentes.
Esta repetição produz, no texto, o seguinte sentido:
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Marque, a seguir, a alternativa CORRETA relacionada a alguns dos tipos de quadriláteros convexos existentes.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the following cartoon.
Mark Parasi
Disponível em:<www.offthemark.com/>. Acesso em: 20 mar. 2014.
The word “anyone” in the question implies that
- Arte - Fundamental | 04.1. O circo
4. História do circo
A magia do circo nos remete a algo incrível, nos fazendo viajar na alegria dos palhaços, nas acrobacias dos malabares e na beleza das cores. Relatos trazem que esta arte difundida no mundo todo exista desde a antiguidade.
Na China foram encontradas pinturas com quase 5000 anos mostrando contorcionistas, acrobatas e equilibristas. Os guerreiros chineses usavam a acrobacia como forma de treinamento, já que isso exigia força, flexibilidade e agilidade. Em 108 a.C, em uma festa em homenagem a alguns visitantes estrangeiros, houve uma apresentação acrobática que encantou também ao imperador, este então, determinou que apresentações como esta se repetissem todos os anos.
As pirâmides do Egito também trazem gravuras com malabaristas. Já em Roma a história do circo foi um tanto quanto trágica. Por volta de 70 a.C, surgiu o Circo Máximo, que foi destruído em um incêndio. No lugar onde ficava instalado, foi construído o Coliseu.
Circo no Brasil
Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu no Brasil no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se ao público, demonstrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo.
As manifestações artísticas eram de acordo com a aceitação do público, o que não agradava, não era mais mostrado naquela determinada região. Algumas atrações foram adaptadas ao estilo brasileiro. O palhaço europeu, por exemplo, era menos falante, usando a mímica como base, já no Brasil, o palhaço fala muito, utilizando de comédia sorrateira, e também de instrumentos musicais, como o violão.
O público brasileiro gosta das atrações perigosas, como os malabares em trapézios e domadores de animais ferozes. O uso de animais em circo é um assunto polêmico, pois muitas vezes esses animais sofrem de maus tratos.
Atualmente, as atrações circenses são mais modernas e trazem muitas novidades tecnológicas, exemplo disso é o Cirque du Soleil.
Circo Contemporâneo
Hoje, o circo também tem uma ramificação que é o circo contemporâneo, que é aprendido em escolas, não só de pai para filho como antigamente. O primeira escola de circo surgiu no Rio de Janeiro em 1982, chamada Escola Nacional de Circo. Nesta escola, jovens aprendem as técnicas circenses e quando formados, criam grupos e passam a se apresentar ao público.
Hoje a Nau de Ícaros, o Teatro de Anônimo, o Circo Escola Picadeiro, o Linhas Aéreas, a Intrépida Trupe, os Parlapatões, o Circo Mínimo, os Acrobáticos Fratelli, Patifes e Paspalhões, fazem parte do Circo Contemporâneo Brasileiro.
Por Michele Borges
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo
http://www.arcadovelho.com.br/Circo/HISTORIA%20DO%20CIRCO.htm
http://www.funarte.gov.br/novafunarte/funarte/circo/circoprincipal.php
http://www.infoescola.com/artes-cenicas/historia-do-circo/
Converse com a turma sobre o tema circo, sobre os vários tipos de circo, dos mais tradicionais aos mais contemporâneos. Convide a turma a assistir ao vídeo do Grupo Trampulim no site Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=-fgt-pqAH9s
E o vídeo sobre circo contemporâneo: http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?lnk=CIRCO-CONTEMPORANEO&selecao=MAT&programa=106&velocidade=100K&materia=17939
A partir da discussão, peça aos alunos que pesquisem sobre grupos de circo, para que conheçam o universo do circo, os grandes e tradicionais circos, os menores, os grupos de rua, os grupos que fazem um trabalho social, os grupos contemporâneos que misturam artes cênicas, dança e outros elementos. Enfatize as descobertas em relação ao circo contemporâneo. Proponha a montagem de um espetáculo contemporâneo, onde possam ser aproveitadas as habilidades como a dança e a música, que certamente sempre ocorrem entre os alunos. Insira também a poesia, malabares e a performance. Ajude-os nos ensaios e aproveite uma Feira Cultural da escola.
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(PUC-RJ) Ao colocarmos duas cargas pontuais q1 = 5µC e q2= 2µC a uma distância d= 30 cm realizamos trabalho. Determine a energia potencial eletrostática, em joules, deste sistema de cargas pontuais.
Dado: Ko = 9 x 109 Nm²/C²