(PUC-RJ) Ao colocarmos duas cargas pontuais q1 = 5µC e q2= 2µC a uma distância d= 30 cm realizamos trabalho. Determine a energia potencial eletrostática, em joules, deste sistema de cargas pontuais.
Dado: Ko = 9 x 109 Nm²/C²
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
Para o Paraguai, portanto, essa foi uma guerra pela sobrevivência. De modo, uma guerra contra dois gigantes estava fardada a ser um teste debilitante e severo para uma economia de base tão estreita. Lopez precisava de uma vitória rápida e, se não conseguisse vencer rapidamente, provavelmente ao venceria nunca.
LYNCH, J. As repúblicas do Prata: da Independência à Guerra do Paraguai. BETHELL, Lesle (Org).
História da América Latina: da Independência até 1870, v. III. São Paulo: EDUSP,2004
A Guerra do Paraguai teve consequências políticas importantes para o Brasil, pois
- Matemática | A. Equações
A soma dos quadrados de dois números inteiros “a” e “b” (a < b) é igual a 125. Aumentando-se 5 unidades no número menor e diminuindo-se 5 unidades no número maior, o valor da soma supracitada diminui em 100 unidades. Assinale a alternativa verdadeira.
- Matemática
A figura representa um perfil de um reservatório d´água com lado AB paralelo a CD.
Se a é o menor primo e b é 50% maior que a, então, o valor de x é:
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(IFBA) Os fogos de artifício enchem o céu de alegria com as diversas colorações obtidas quando se adicionam sais, de diferentes metais, às misturas explosivas, em que a pólvora impulsiona cargas que contêm essas substâncias. Com base nesta informação, analise as afirmativas.
I. A emissão de luz deve-se aos elétrons dos íons metálicos, que absorvem energia e saltam para níveis mais externos, e, ao retornarem, emitem radiações com cor característica de cada elemento químico.
II. A emissão de luz, para cada elemento, deriva das propriedades radioativas destes átomos metálicos, em que ocorrem interações com os prótons em seus núcleos, transformando-se em novos átomos.
III. Pode-se fazer uma analogia com o teste de chama, usado em laboratórios na identificação de certos átomos, onde um fio metálico é impregnado com a substância a ser analisada e colocado numa chama luminosa.
IV. É propriedade de certos cátions que seus elétrons devolvam certa energia absorvida, sob a forma de luz visível, cujo comprimento de onda corresponde a uma determinada cor.
V. Esses fenômenos que ocorre com os fogos de artifício tem explicação com base no comportamento energético dos elétrons no átomo, proposta por Niels Böhr, em que, ao receber energia, os elétrons saltam para os níveis mais energéticos.
Das afirmações acima:
- Química | 2.3 Termoquímica
(UEFS)
C (s) + O2(g) → CO2 (g) ΔH° = − 408 kJ.mol−1
A análise de uma amostra de 200 g do carvão, utilizado como combustível em uma termelétrica, revelou a presença de 10%, em massa, de impurezas não combustíveis.
Considerando-se essas informações e que a combustão do carvão puro está representada pela equação química, é correto afirmar: