Ideologia
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
[5] Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Freqüenta agora as festas do “Grand Monde”
[10] Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
[15] Eu quero uma pra viver
O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock ‘n’ roll
Eu vou pagar a conta do analista
[20] Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro
Meus heróis morreram de overdose
[25] Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver
CAZUZA e ROBERTO FREJAT - 1988 www.cazuza.com.br
É possível estabelecer uma relação de equivalência entre o que está expresso pelas palavras do cartum e a letra de Cazuza e Frejat.
Dois dos versos que comprovam essa relação estão transcritos em:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(UFRGS) No século XV, viu-se a Europa invadida por uma raça de homens que, vindos ninguém sabe de onde, se espalharam em bandos por todo o seu território. Gente inquieta e andarilha, deles afirmou Paul de Saint-Victor que era mais fácil predizer o 1........ das nuvens ou dos gafanhotos do que seguir as pegadas da sua invasão. Uns risonhos despreocupados: passavam a vida esquecidos do passado e descuidados do futuro. Cada novo dia era uma nova aventura em busca do escasso alimento para os manter naquela jornada. Trajo? No mais completo 2........4: 3........ sujos e 7puídos cobriam-lhes os corpos queimados do sol. Nômades, aventureiros, despreocupados – eram os boêmios.
Assim nasceu a semântica da palavra 13boêmio. O nome gentílico de 9Boêmia passou a aplicar-se ao 8indivíduo despreocupado, de existência irregular, relaxado no vestuário, vivendo ao 11deus-dará, à toa, na vagabundagem alegre. 12Daí também o substantivo boêmia. Na definição de Antenor Nascentes5: vida despreocupada e alegre, vadiação, estúrdia, vagabundagem. 14Aplicou-se depois o termo, especializadamente, à vida desordenada e sem preocupações de artistas e escritores mais dados aos prazeres da noite que aos trabalhos do dia. Eis um exemplo clássico do que se chama degenerescência semântica. De limpo gentílico – natural ou habitante da Boêmia – boêmio acabou carregado de todas essas conotações desfavoráveis.
A respeito do substantivo 15boêmia, vale dizer que a forma de uso, ao menos no Brasil, é boemia, acento tônico em -mi-. E é natural que assim seja, considerando-se que -ia é sufixo que exprime condição, estado, ocupação. Conferir6: 16alegria, 18anarquia, barbaria, 17rebeldia, tropelia, 20pirataria... Penso que sobretudo palavras como folia e 19orgia devem ter influído na fixação da tonicidade de boemia. Notar também o par abstêmio/abstemia. Além do mais, a prosódia boêmia estava prejudicada na origem pelo nome 10próprio Boêmia: esses boêmios não são os que vivem na Boêmia...
Adaptado de: LUFT, Celso Pedro. Boêmios, Boêmia e boemia. In: O romance das palavras. São Paulo: Ática, 1996. p. 30-31.
Considere os pares de palavras abaixo.
1. puídos (ref. 7) e indivíduo (ref. 8)
2. Boêmia (ref. 9) e próprio (ref. 10)
3. deus-dará (ref. 11) e Daí (ref. 12)Em quais pares as palavras respeitam a mesma regra de acentuação ortográfica?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o fragmento da crônica “Passarinho não se empresta”, de Rubem Braga, para responder à questão.
Uma vez José Olympio, editor e amigo velho, me trouxe de São Paulo um bicudo, e outra pessoa me deu um galo-de-campina [...] Eu tinha de passar muitos meses no estrangeiro e levei dias ponderando as virtudes e os defeitos de meus amigos, para ver com quem podia deixar os passarinhos [...] Sondei em vários lares [...] e acabei decidindo pela casa de um amigo nordestino (o engenheiro Jucá), que me pareceu o melhor lar para o cuidado e a educação de meus pássaros [...] No dia seguinte à minha volta peguei meu amigo no escritório, à tarde, com a intenção de passar pela sua casa e apanhar meus passarinhos. Ele perguntou se eu queria mesmo os bichos de volta; por que não os deixava mais algum tempo em sua casa? Achei que ele estava desconversando; vai ver que algum passarinho tinha morrido. Jurou que não [...] Quando insisti, ele disse com ar misterioso: — Bem, se você puder levar... Quando cheguei à casa é que senti o drama. A mulher de meu amigo não estava de maneira alguma disposta a me devolver os passarinhos [...] [...] eu me limitei a declarar que, de toda maneira, ia levar para casa o meu bicudo. — Você tem certeza? — perguntou a senhora. — Claro que tenho certeza. O Jucá me deu a palavra! [...] — É? O Jucá lhe deu a palavra? Então está bem. Você pegue o Jucá, ponha dentro de uma gaiola e pendure na sua varanda. Ele faz muito menos falta nesta casa do que o bicudo. Passarinho não se empresta a ninguém. Nem a quem não gosta de passarinho, nem, muito menos, a quem gosta de passarinho. BRAGA, Rubem. Passarinho não se empresta. In: Recado de primavera. Rio de Janeiro: Record, 1984. Glossário
Bicudo – pássaro de bico grosso e plumagem escura que vive nas Américas Central e do Sul.
Galo-de-campina – pássaro muito apreciado por sua beleza e canto. É encontrado em diversas regiões do Brasil.
A fala da mulher “Você pegue o Jucá, ponha dentro de uma gaiola e pendure na sua varanda.” é:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
O 2,4-dinitrofenol (DNP) é conhecido como desacoplador da cadeia de elétrons na mitocôndria e apresenta um efeito emagrecedor. Contudo, por ser perigoso e pela ocorrência de casos letais, seu uso como medicamento é proibido em diversos países, inclusive no Brasil. Na mitocôndria, essa substância captura, no espaço intermembranas, prótons (H+) provenientes da atividade das proteínas da cadeia respiratória, retornando-os à matriz mitocondrial. Assim, esses prótons não passam pelo transporte enzimático, na membrana interna.
GRUNDLINGH, J. et. al. 2,4-Dinitrophenol (DNP): a Weight Loss Agent with Significant Acute Toxicity and Risk of Death.
Journal of Medical Toxicology, v. 7, 2011 (adaptado).
O efeito emagrecedor desse composto está relacionado ao(à):
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
TEXTO 3
Como dicta uno de los 5 preceptos del Islam,
al menos una vez se debe peregrinar a la
[20] Meca. Una marea de musulmanes abarrotarán
la ciudad santa desde este miércoles y darán
siete vueltas a la Kaaba comenzando así el
Hach, la peregrinación anual musulmana. Esta
construcción cúbica contiene una piedra negra
[25] de origen meteórico donde orientan sus rezos
los musulmanes de todo el mundo. Una
estructura que es considerada por sus fieles
como el centro del mundo y que despierta su
fe. Este año, el santuario espera un millón de
[30] peregrinos que diariamente entonarán sus
rezos hasta la fiesta del sacrificio, el 26 de
este mes.
Esta noticia sobre la peregrinación anual de los musulmanes nos informa también:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Linguagem
O Vale dos Vinhedos pode ser o destino perfeito também para a turminha do suco de uva
por Alexandra Aranovich
Quando minha filha tinha seis meses, meu marido preparou uma surpresa para o meu aniversário. Buscou-me no trabalho e seguiu rumo à estrada para Bento Gonçalves. Fiquei feliz e, ao mesmo tempo, em choque por deixar um bebê tão pequerrucho em casa. Ao chegarmos na Pousada Don Giovanni, em Pinto Bandeira, a surpresa foi ainda maior: amigos e família e, é claro, minha pitoca enrolada num poncho. Todos me aguardavam para cantar os parabéns. Catarina, minha filha, pulou de colo em colo e acompanhou o grupo nas voltas pelo Caminhos de Pedra, no almoço típico colonial do Nona Ludia e nas maravilhas do jantar harmonizado da Pousada e Vinícola Don Giovanni.
Anos se passaram, e o bebê fofo do poncho foi para a escolinha. Para a minha sorte, na turma havia uma mãe que agitava programas de lazer que unissem os coleguinhas nos finais de semana (é tu mesma, Ana Leal!). Assim, lá fomos nós mais uma vez em bando para Bento. Comemos capelletti e galeto no Canta Maria, dançamos a tarantela no trem Maria Fumaça e passamos o final de semana curtindo a área verde do hotel Villa Michelon com os amiguinhos recém-saídos das fraldas.
Mesmo sem atividades específicas voltadas para a turminha do barulho, a região continuou proporcionando boas lembranças em família. Programas gostosos como comer bem (quem não gosta?), conhecer a cultura italiana e fazer piquenique. [...]
Aos poucos, a terra dos vinhos foi se transformando no nosso vale da turma do suco de uva. Após uma série de experiências pessoais gratificantes, Bento provou ser um destino gostoso em família por detalhes cada vez mais raros em nosso cotidiano urbano: o contato com a natureza e a proximidade com os amigos e familiares. E o melhor, bem próximo de casa e com o temperinho sem igual da cozinha de gringo da Serra. Com uma boa dose de sol e parceria, nada melhor do que rolar pelo gramado dos vinhedos. Saluti!
Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/05/
alexandra-aranovich-vale-das-criancas-4151121.html>.
Acesso em: 23 abr. 2015.
Vocabulário:
vinícola – fábrica de vinhos.
capelletti; galeto – comidas típicas da Itália.
Leia as afirmações abaixo:
I. A expressão suco de uva é utilizada para diferenciar a bebida adequada às crianças da bebida própria para os adultos.
II. Ana Leal é uma colega de Catarina.
III. Bento Gonçalves oferece muitas atividades específicas para crianças.
IV. A expressão cozinha de gringo da Serra pode ser justificada pelo uso anterior das expressões capelletti, galeto e cultura italiana.
Estão corretas apenas as afirmações: