Um jogador de futebol chuta uma bola a 30 m do gol adversário. A bola descreve uma trajetória parabólica, passa por cima da trave e cai a uma distância de 40 m de sua posição original.
Se, ao cruzar a linha do gol, a bola estava a 3 m do chão, a altura máxima por ela alcançada esteve entre
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir para responder.
Retire do texto:
a) Duas palavras escritas com j.
b) Duas palavras escritas com g (com som de j).
- Física | 3.6 Termodinâmica
O diagrama P x V ao lado ilustra uma sequência de processos termodinâmicos executada por um gás ideal monoatômico, passando pelos pontos A, B, C e D, caracterizados pelos valores de pressão e volume apresentados no diagrama. Tendo em vista as informações apresentadas no diagrama, considere as seguintes afirmativas:
1. O processo ? → ? é isométrico.
2. Os pontos ? e ? estão à mesma temperatura.
3. O trabalho realizado pelo gás no processo ? → ? é nulo.
4. O processo ? → ? é isobárico.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Em um ecossistema lacustre habitado por vários peixes de pequeno porte, foi introduzido um determinado peixe carnívoro. A presença desse predador provocou variação das populações de seres vivos ali existentes, conforme mostra o gráfico a seguir.
A curva que indica a tendência da variação da população de fitoplâncton nesse lago, após a introdução do peixe carnívoro, é a identificada por:
- Arte - Fundamental | 04.5. Maquiagem e adereços
MATERIAIS
- E.V.A cores variadas
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Canetinha colorida
- Molde das penas ( anexo abaixo) impresso para cada criança
PROCEDIMENTOS
- O professor vai reunir as crianças em roda e perguntar o que eles sabem sobre os
índios, seus hábitos e costumes.
- O professor vai mostrar para as crianças imagens dos índios e seus costumes.
Disponível: Google imagens – índios e costumes
- O professor vai pedir para as crianças observarem os tipos variados de cocar que os
índios utilizam. Conte para as crianças qual a importância deste acessório para a
cultura indígena.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cocar_(ind%C3%ADgena)
https://solanomundo.com.br/o-significado-do-cocar-para-os-indios-fulni-o-de-pernambuco/
https://www.facebook.com/arteindigenacanoa/posts/552728191598097/
- O professor vai convidar as crianças para construírem um “cocar do poder”!
- Durante a construção, o professor explorará sobre este objeto e a importância dele
para os índios, propondo que de maneira semelhante, será importante para as
crianças se elas construam seus artefatos se utilizando da sua força interior, dando
asas à imaginação, o que é muito peculiar nesta faixa de idade. O professor deverá
colocar nas conversas a respeito desta proposta um tom enigmático, místico e
desafiante para que as crianças “mergulhem” na sua proposta.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50681
- O professor deverá auxiliar as crianças na construção do cocar.
- Peça as crianças para marcar com os moldes das penas (anexo abaixo) no EVA, em
cores diferentes cortando-as em seguida.
OBS: - para não marcar o E.V.A com caneta ou lápis, é interessante fazer uso do palito
de churrasco para fazer as devidas marcações no material. Assim evita manchas e dá
um melhor aspecto.
- Oriente as crianças a cortar também uma faixa extensa de EVA de 3,5 centímetros de
altura e 40 centímetros de comprimento. A extensão da faixa pode variar,
dependendo do diâmetro da cabeça da criança. Se o professor achar mais
interessante, ele poderá levar estas faixas já cortadas.
- Feito isto, peça as crianças para recortarem triângulos de diferentes cores no EVA,
contanto que tenham 3,5 centímetros de altura. Cole os triângulos na faixa. Cole as
penas. Cole por dentro o barbante, colando um pedaço de EVA por cima para fixar as
penas coloridas.
- Depois de tudo colado e seco, peça as crianças para fazerem desenhos indígenas nos
cocares usando as canetinhas coloridas.
- Vai ser uma atividade muito legal e interessante!
Fonte: https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/artesanato-indigena/
O ÍNDIO INSPIRANDO A ARTE
- Ciências - Fundamental | 04. Biomas e Ecossistemas Aquáticos
Analise o quadro seguinte e responda o que se pede:
Sobre o diagrama é possível concluir que