Explicaê

01

 MATERIAIS

- E.V.A  cores variadas

- Tesoura sem ponta

- Cola

- Canetinha colorida

- Molde das penas ( anexo abaixo) impresso para cada criança

 

  PROCEDIMENTOS

- O professor vai reunir as crianças em roda e perguntar o que eles sabem sobre os

  índios, seus hábitos e costumes.

- O professor vai mostrar para as crianças  imagens dos índios e seus costumes.

  Disponível: Google imagens – índios e costumes

Imagem Imagem Imagem Imagem

- O professor vai pedir para as crianças observarem os tipos variados de cocar que os

  índios utilizam. Conte para as crianças qual a importância deste acessório para a

  cultura indígena.

  Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cocar_(ind%C3%ADgena)

                        https://solanomundo.com.br/o-significado-do-cocar-para-os-indios-fulni-o-de-pernambuco/  

                        https://www.facebook.com/arteindigenacanoa/posts/552728191598097/

- O professor vai convidar as crianças para construírem um “cocar do poder”!

- Durante a construção, o professor explorará sobre este objeto e a importância dele

  para os índios, propondo que de maneira semelhante, será importante para as

  crianças se elas construam seus artefatos se utilizando da sua força interior, dando

  asas à imaginação, o que é muito peculiar nesta faixa de idade. O professor deverá

  colocar nas conversas a respeito desta proposta um tom enigmático, místico e

  desafiante para que as crianças “mergulhem” na sua proposta.

  Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50681

- O professor deverá auxiliar as crianças na construção do cocar.

- Peça as crianças para marcar com os moldes das penas (anexo abaixo) no EVA, em

  cores diferentes cortando-as em seguida.

  OBS: - para não marcar o E.V.A com caneta ou lápis, é interessante fazer uso do palito

  de churrasco para fazer as devidas marcações no material. Assim evita manchas e dá

  um melhor aspecto.

- Oriente as crianças a cortar também uma faixa extensa de EVA de 3,5 centímetros de

  altura e 40 centímetros de comprimento. A extensão da faixa pode variar,

  dependendo do diâmetro da cabeça da criança. Se o professor achar mais

  interessante, ele poderá levar estas faixas já cortadas.

- Feito isto, peça as crianças para recortarem triângulos de diferentes cores no EVA,

  contanto que tenham 3,5 centímetros de altura. Cole os triângulos na faixa. Cole as

  penas. Cole por dentro o barbante, colando um pedaço de EVA por cima para fixar as

  penas coloridas.

- Depois de tudo colado e seco, peça as crianças para fazerem desenhos indígenas nos

  cocares usando as canetinhas coloridas.

- Vai ser uma atividade muito legal e interessante!

Imagem

Fonte: https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/artesanato-indigena/

O ÍNDIO INSPIRANDO A ARTE