MATERIAIS
- E.V.A cores variadas
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Canetinha colorida
- Molde das penas ( anexo abaixo) impresso para cada criança
PROCEDIMENTOS
- O professor vai reunir as crianças em roda e perguntar o que eles sabem sobre os
índios, seus hábitos e costumes.
- O professor vai mostrar para as crianças imagens dos índios e seus costumes.
Disponível: Google imagens – índios e costumes
- O professor vai pedir para as crianças observarem os tipos variados de cocar que os
índios utilizam. Conte para as crianças qual a importância deste acessório para a
cultura indígena.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cocar_(ind%C3%ADgena)
https://solanomundo.com.br/o-significado-do-cocar-para-os-indios-fulni-o-de-pernambuco/
https://www.facebook.com/arteindigenacanoa/posts/552728191598097/
- O professor vai convidar as crianças para construírem um “cocar do poder”!
- Durante a construção, o professor explorará sobre este objeto e a importância dele
para os índios, propondo que de maneira semelhante, será importante para as
crianças se elas construam seus artefatos se utilizando da sua força interior, dando
asas à imaginação, o que é muito peculiar nesta faixa de idade. O professor deverá
colocar nas conversas a respeito desta proposta um tom enigmático, místico e
desafiante para que as crianças “mergulhem” na sua proposta.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50681
- O professor deverá auxiliar as crianças na construção do cocar.
- Peça as crianças para marcar com os moldes das penas (anexo abaixo) no EVA, em
cores diferentes cortando-as em seguida.
OBS: - para não marcar o E.V.A com caneta ou lápis, é interessante fazer uso do palito
de churrasco para fazer as devidas marcações no material. Assim evita manchas e dá
um melhor aspecto.
- Oriente as crianças a cortar também uma faixa extensa de EVA de 3,5 centímetros de
altura e 40 centímetros de comprimento. A extensão da faixa pode variar,
dependendo do diâmetro da cabeça da criança. Se o professor achar mais
interessante, ele poderá levar estas faixas já cortadas.
- Feito isto, peça as crianças para recortarem triângulos de diferentes cores no EVA,
contanto que tenham 3,5 centímetros de altura. Cole os triângulos na faixa. Cole as
penas. Cole por dentro o barbante, colando um pedaço de EVA por cima para fixar as
penas coloridas.
- Depois de tudo colado e seco, peça as crianças para fazerem desenhos indígenas nos
cocares usando as canetinhas coloridas.
- Vai ser uma atividade muito legal e interessante!
Fonte: https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/artesanato-indigena/
O ÍNDIO INSPIRANDO A ARTE