Na Áustria, no início do século XX, um pesquisador chamado Karl Landsteiner, interessado no estudo sobre transfusão sanguínea, misturou o sangue de diferentes pessoas. O resultado de sua pesquisa foi o melhor possível, pois os perigos devidos a incompatibilidade de sangue entre doador e receptor constituíam, naquela época, uma ameaça muitas vezes mortal. Hoje, os tipos sanguíneos podem ser classificados em vários sistemas, dentre eles o sistema ABO, Rh ou sistema D e sistema MN.
Em relação ao tema é correto afirmar, exceto:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à embriogênese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal. Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo Y, foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas.
A análise do histórico médico revelou uma correlação extremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentaram microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que existe uma troca natral entre células do feto e maternas durante a gravidez.
MUOTRI, A. Você não é só você: carregamos células maternas na maioria de nossos órgãos.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).
O princípio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. A ASCENSÃO DO NAZIFASCISMO
Fonte: História Ilustrada do Nazismo – Segunda Parte. 1ª edição brasileira:2009. Larousse. P. 111.
Na figura caricatural colocada na entrada de uma taverna na Prússia pode-se ler “Os judeus não sem bem-vindos”. Este era apenas um dos ideais do nazismo de Hitler.
Considere as afirmativas sobre os princípios do Nazismo:
I - Ao apropriar-se das idéias antissemitas, passou a apontar o elemento judeu como uma “raça” inferior e responsável por todas as desgraças e problemas do povo alemão.
II - A propaganda foi um dos principais instrumentos para despertar no povo alemão a aversão aos inimigos, dentre eles judeus, ciganos e comunistas.
III - Apesar de nos seus discursos Hitler enaltecer e valorizar o trabalhador, na prática ele adotava medidas violentas contra os sindicatos e seus líderes.
IV - Acreditando na supremacia da “raça” alemã, Hitler defendia a Teoria do Espaço Vital, justificando a necessidade da Alemanha reparar as humilhações e perdas impostas pelo Tratado de Versalhes.
É CORRETO o que se afirma em:
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Ao longo de uma evolução iniciada nos meados do século XIV, o tráfico lusitano se desenvolve na periferia da economia metropolitana e das trocas africanas. Em seguida, o negócio se apresenta como uma fonte de receita para a Coroa e responde à demanda escravista de outras regiões europeias. Por fim, os africanos são usados para consolidar a produção ultramarina.
ALENCASTRO, L. F. O trato dos viventes. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).
A atividade econômica destacada no texto é um dos elementos do processo que levou o reino português a
- Física
Quando dez moles de um gás ideal são submetidos a um ciclo termodinâmico em uma máquina térmica, pode-se construir o gráfico de pressão versus temperatura, mostrado a seguir. Sabendo que as temperaturas dos pontos A, B, C e D são 800K, 1200K, 2600K e 1400K respectivamente, e que o ciclo é completado em 2 segundos, calcule a potência da máquina por ciclo. Considere que a constante universal dos gases perfeitos é igual a 8,3J/mol.K
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2009 CANCELADO)
O Ministro da Saúde disse em audiência pública em 2009 que é justo acionar na Justiça o gestor público que não provê, dentro de sua competência e responsabilidade, os bens e serviços de saúde disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS). Mas observou que a via judicial não pode se constituir em meio de quebrar os limites técnicos e éticos que sustentam o sistema. Segundo o ministro, a Justiça não pode impor o uso de tecnologias, insumos ou medicamentos, deslocando recursos de destinações planejadas e prioritárias e — o que surpreende muitas vezes — com isso colocando em risco e trazendo prejuízo à vida das pessoas.
Disponível em: http://www.stf.jus.br. Acesso em: 7 maio 2009.
A preocupação do ministro com o acionamento da justiça para garantia do direito à saúde é motivada