Texto 7
Comentários sobre o filme A Invenção de Hugo Cabret
Saí da sala de exibição, dando louvores à tecnologia e ao enredo bem apresentado. Não li o livro, mas ficou muito claro o desenvolvimento da história apresentada pelo grande Scorsese. Clareza na ação e no desenvolvimento. Muito bom guarda-roupa, iluminação e textos. Apenas em algumas cenas, nota-se muita correria, que chega a estontear, talvez por casar pressa com a tecnologia 3D. Mas nada que desagrade. Essa história infantojuvenil é para ser indicada aos nossos jovens, pois retrata amor e amizade, sem necessitar de violências ou estardalhaços.
(Disponível em: < http://www.cinepop.com.br/fi lmes/invencaodehugocabret.php>. Acesso em: 25 fev. 2012.)
Texto 8
Felipe Santana, em 11 fev. 2012
(...) Depois de assistir ao filme, fiquei pensando: como ele foi indicado nas categorias de melhores efeitos especiais, melhor trilha sonora e melhor figurino? As 3 categorias são fracas, quase inexistentes. O filme é maçante, enfadonho e sem objetivo, ainda bem que não assisti em um cinema, pois ficaria morrendo de raiva de gastar um ingresso; me surpreende Scorsese fazer uma obra tão medíocre, e o pior: a academia indicar a tantos Oscars. Não recomendo para ninguém, pois você vai perceber que, quando o filme termina, não há nada para ser lembrado.
(Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/a-invencao-de-hugo-cabret/comentarios/>. Acesso em: 20 fev. 2012, com correções.)
Após ler os textos 7 e 8, é possível afirmar que