Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época.
Com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na África, associadas à política de:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia um trecho do poema “ Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, e note que o texto é uma paródia de um conto de fadas muito conhecido.
Era Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de tanto medo.
Tinha medo de tudo,
aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa, não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada
mas tossia.
Ouvia conto de fada
e estremecia.
Não brincava mais de nada,
nem de amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava Sol
Porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava sopa pra não ensopar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada,
deitada, mas sem dormir,
com medo de pesadelo. [...]
Disponíveis em: www.chicobuarque.com.br/livros/mestre.asp?pg=chapeuzinho_01.htm.
Acesso em: 19 abr. 2019.
Agora, escolha um outro conto de fadas e crie uma paródia dele. Mas, diferentemente do que fez Chico Buarque, sua paródia será escrita em prosa.
Leia com atenção as instruções para essa produção escrita.
• Depois de escolher o conto de fadas, defina os elementos que serão alterados.
• Escreva um texto que procure surpreender o leitor, quebrando sua expectativa e provocando seu riso.
• Crie um título adequado e, ao mesmo tempo, capaz de atrair o leitor.
• Ao finalizar o texto, revise-o cuidadosamente.
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Um executivo sempre viaja entre as cidades A e B, que estão localizadas em fusos horários distintos. O tempo de duração da viagem de avião entre as duas cidades é de 6 horas. Ele sempre pega um voo que sai de A às 15h e chega à cidade B às 18h (respectivos horários locais).
Certo dia, ao chegar à cidade B, soube que precisava estar de volta à cidade A, no máximo, até as 13h do dia seguinte (horário local de A).
Para que o executivo chegue à cidade A no horário correto e admitindo que não haja atrasos, ele deve pegar um voo saindo da cidade B, em horário local de B, no máximo à(s):
- Geografia - Fundamental | 05. A Modernização das atividades econômicas
Leia o texto a seguir para responder às questões
Adaptado de: <http://www.brasilescola.com/geografia/tipos-industrias.htm>. Acesso em: 15 out. 2012.
Complete o quadro classificando os produtos de acordo com o tipo de indústria que os fabricam.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Você escreverá uma narrativa ficcional, mas não será uma história qualquer: você narrará um fato extraordinário, ou seja, algo que não acontece na realidade.
Para isso, leia um trecho do conto “O mistério do coelho pensante”, de Clarice Lispector:
O mistério do coelho pensante
Esta história só serve para criança que simpatiza com coelho. Foi escrita a pedido-ordem de Paulo, quando ele era menor e ainda não tinha descoberto simpatias mais fortes. O mistério do coelho pensante é também minha discreta homenagem a dois coelhos que pertenceram a Pedro e Paulo, meus filhos. Coelhos aqueles que nos deram muita dor de cabeça e muita surpresa de encantamento. [...]
Pois bem. Um dia o nariz de Joãozinho — era assim que se chamava esse coelho — um dia o nariz de Joãozinho conseguiu farejar uma coisa tão maravilhosa que ele ficou bobo. De pura alegria, seu coração bateu tão depressa como se ele tivesse engolido muitas borboletas.
LISPECTOR, Clarice. O mistério do coelho pensante. In: O mistério do coelho pensante e outros contos. São Paulo: Rocco, 2010.
Agora, conte essa história como se fosse Pedro ou Paulo (os donos do coelho), começando pelo momento em que Joãozinho farejou uma coisa maravilhosa que o deixou bobo, como foi o diálogo entre vocês, quais foram as suas reações no decorrer da conversa... e como tudo terminou.
Leia com atenção as instruções para escrever esse texto:
• Você será narrador e personagem ao mesmo tempo.
• A continuação deve seguir a ideia principal expressa no trecho e desenvolver o mistério do coelho pensante.
• O que Joãozinho farejou?
• Qual foi a reação do coelho?
• Como foi a conversa entre vocês?
• Como essa história terminou?
Após finalizar, faça a revisão de seu texto, observando se:
I. você contou como esse episódio começou;
II. você criou um diálogo entre as personagens;
III. as falas desse diálogo estão completas e em sequência coerente;
IV. você contou também o que as personagens sentiram enquanto conversaram;
V. você contou como tudo terminou;
VI. os fatos e as falas que você criou parecem verdadeiros;
VII. as falas das personagens estão bem estruturadas:
• Cada fala foi inserida em parágrafo diferente?
• Há travessão antes de cada fala?
• Há sinais de pontuação finalizando os parágrafos?
VIII. a grafia das palavras está correta.
Altere o que lhe parecer necessário.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem a seguir.
Disponível em: http://professororlandocastro.blogspot.com.br/2011/04/yuri-gagarin-e-o-seu-feito-50-anos.html. Acesso em: maio 2012.
A imagem retrata o líder soviético Gorbachev, responsável pela implantação da Perestróika e da Glasnost.
(A) Explique as duas políticas implementadas por Gorbachev.
(B) Relacione estas políticas com o enfraquecimento da URSS.