As figuras a seguir mostram dois pacotes de café em pó que têm a forma de paralelepípedos retângulos semelhantes.
Se o volume do pacote maior é o dobro do volume do menor, a razão entre a medida da área total do maior pacote e a do menor é igual a:
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
Dentro de uma piscina, um tubo retilíneo luminescente, com 1 m de comprimento, pende, verticalmente, a partir do centro de uma boia circular opaca, de 20 cm de raio. A boia flutua, em equilíbrio, na superfície da água da piscina, como representa a figura.
Sabendo que o índice de refração absoluto do ar é 1,00 e que o índice de refração absoluto da água da piscina é 1,25, a parte visível desse tubo, para as pessoas que estiverem fora da piscina, terá comprimento máximo igual a
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Mal sai da barriga da mãe, um bebê indiano ganha um rótulo. Entra em uma das 4 castas de uma hierarquia social ditada pelo hinduísmo, que pela ordem tem os sacerdotes, ou brâmanes, depois reis e guerreiros (xátrias), mercadores e produtores (vaixás) e servos (sudras). É um esquema que divide o trabalho entre a sociedade e garante que sempre haja um grupo cuidando da religião, da organização política, do comércio e dos serviços. Faz tempo que isso funciona assim – desde 1500 a.C., quando o princípio dessa classificação apareceu nos Vedas, uma série de livros sagrados para o hinduísmo. Os hindus acreditam em reencarnação, e acham que o ciclo de nascimento e morte serve para compensar nossas ações: nesta vida se faz, na próxima se paga. Para libertar a alma desse vai e volta ao corpo, é preciso cumprir deveres que beneficiem toda a comunidade. Que deveres? Exatamente aqueles que se ganha na hora do nascimento.
Disponível em: <RP://super.abril.com.br/cultura/diferentes-todos-619444.shtml.>. Acesso em: 05 mar. 2014
A existência de um valor cultural tão segregacionista como as castas na Índia, tem sido um empecilho a mais para combater a pobreza de grande parte da população, uma vez que esse sistema dificulta
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
A utilização de processos de biorremediação de resíduos gerados pela combustão incompleta de compostos orgânicos tem se tornado crescente, visando minimizar a poluição ambiental. Para a ocorrência de resíduos de naftaleno, algumas legislações limitam sua concentração em até 30 mg/kg para solo agrícola e 0,14 mg/L para água subterrânea. A quantificação desse resíduo foi realizada em diferentes ambientes, utilizando-se amostras de 500 g de solo e 100 mL de água, conforme apresentado no quadro.
O ambiente que necessita de biorremediação é o(a):
- Arte - Fundamental | 02. Fotografando o mundo
Materiais necessários
- Máquina fotográfica. (Uma por grupo). Peça aos alunos para combinarem no grupo e um componente traz. Podem utilizar também tablete ou celular.
- Fotografias tiradas com as máquinas.
- Som e música. (Escolher uma música única e fácil, de preferência que tenha várias estrofes e um coro. Aproveitar as músicas do nosso rico folclore. É desejável que seja também uma música já conhecida das crianças. Separar a música em partes para que cada grupo formado receba uma parte e um grupo receba o coro ou refrão).
- Fita adesiva.
- Se o grupo quiser, poderá trazer roupas que vestirão para a atividade de apresentação.
Procedimentos
1º. Sentar-se em uma grande roda para que você possa explicar a atividade que consiste em que cada grupo, (cinco alunos), deverá criar uma coreografia, com no mínimo cinco movimentos, para um pedaço da música que você escolheu. Eles deverão escolher quem vai ser o fotógrafo e o restante fará os movimentos da coreografia. Os movimentos podem se repetir.
2º. Entregar a cada grupo o fragmento da música. (Fazer uma edição da música para que cada grupo só receba uma parte dela).
3º. Ajudá-los na tarefa de fotografar os movimentos. Exemplo: mãos para cima, dá um giro, agacha, uma perna e um braço para frente, dançando junto, com as mãos na cabeça... É livre e bem contemporâneo.
4º. Depois de tudo fotografado, pedir ao grupo que leve para casa e traga em uma próxima aula as imagens impressas em A4, pode ser em preto e branco.
5º. Em sala, com as imagens em mãos, montar com eles, a dança, colocando as imagens em ordem. Então, as crianças repetirão os movimentos ao som da música, observando as fotos.
6º. Agora, é só ensaiar a música inteira com a turma ou com um grupo que queira se apresentar.
7º. Marcar o dia e apresentar a coreografia que a turma criou.
8º. Filmar para exibir para as crianças.
- História | 3.4 Ditadura Militar
[1] O que torna a tortura atraente é o fato de ela
funcionar. O preso não quer falar, apanha e fala. É sobre essa
simples constatação que se edifica a complexa justificativa
[4] da tortura pela funcionalidade. O que há de terrível nela é a
sua verdade. O que há de perverso nessa verdade é o sistema
lógico que nela se apoia valendo-se da compreensão, em um
[7] juízo aparentemente neutro, do conflito entre dois mundos:
o do torturador e o de sua vítima.
O poder absoluto que o torturador tem de infligir
[10] sofrimento à sua vítima transforma-se em elemento de
controle sobre o seu corpo. No meio da selva amazônica,
espancando um caboclo analfabeto que pedia ajuda divina
[13] para sustar os padecimentos, um torturador resumiria sua
onipotência embutida: “Que Deus que nada, porque Deus
aqui é nós mesmo”. A mente insubmissa torna-se vítima de
[16] sua carcaça, que é, a um só tempo, repasto do sofrimento e
presa do inimigo. A dor destrói o mundo do torturado, ao
mesmo tempo que lhe mostra outro, o do torturador, no qual
[19] não há sofrimento, mas o poder de criá-lo. Quando a vítima
se submete, conclui-se um processo em que a confissão é um
aspecto irrelevante. O preso, na sala de suplícios, troca seu
[22] mundo pelo do torturador.
Elio Gaspari. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 37-41 (com adaptações).
A partir dessas informações, julgue o item.
Para que o tema da tortura seja explorada em peças teatrais, é necessário se estabelecer um rígido esquema em que bem e mal estejam claramente diferenciados, e também a noção de justiça deve ser predefinida.