A figura a seguir ilustra fragmentos de um gene presente em 4 espécies identificadas com os números de 1 a 4 entre parênteses.
CACTTGTAAAACCAGTATAGACCCTAG (1)
CACTTGTAAAACCAGGATAGACGCTAG(2)
CACTTGTAAAACCAGTATAGACGCTAG (3)
CATTTTTAACACCAGGATAGACGCTAT(4)
Assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
Em uma viagem de carro com sua família, um garoto colocou em prática o que havia aprendido nas aulas de física. Quando seu pai ultrapassou um caminhão em um trecho reto da estrada, ele calculou a velocidade do caminhão ultrapassado utilizando um cronômetro.
O garoto acionou o cronômetro quando seu pai alinhou a frente do carro com a traseira do caminhão e o desligou no instante em que a ultrapassagem terminou, com a traseira do carro alinhada com a frente do caminhão, obtendo 8,5 s para o tempo de ultrapassagem.
Em seguida, considerando a informação contida na figura e sabendo que o comprimento do carro era 4 m e que a velocidade do carro permaneceu constante e igual a 30 m/s, ele calculou a velocidade média do caminhão, durante a ultrapassagem, obtendo corretamente o valor.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Look at Justin Bieber’s profile and answer the questions.
MUSIC / CLICK magazine, GB, page 9, November / December 2012
1. What is Justin Bieber’s favorite food?
2. What is Justin Bieber’s favorite color?
- Inglês - Fundamental | 09. Question Words (Recursos Interrogativos)
Texto base: Read the lyrics of the following song. T ruly Madly Deeply Savage Garden
I'll be your dream, I'll be your wish I'll be your fantasy.
I'll be your hope, I'll be your love be everything that you need.
I love you more with every breath truly madly deeply do...
I will be strong I will be faithful
'cause I'm counting on a new beginning.
A reason for living. A deeper meaning. Yeah...
I wanna stand with you on a mountain,
I wanna bathe with you in the sea.
I wanna lay like this forever,
Until the sky falls down over me...
And when the stars are shining brightly in the velvet sky,
I'll make a wish send it to heaven then make you want to cry...
The tears of joy for all the pleasure and the certainty.
That we're surrounded by the comfort and protection of...
The highest powers. In lonely hours. The tears devour you...
Oh can you see it baby?
You don't have to close your eyes
'cause it's standing right before you.
All that you need will surely come...
Disponível em: http://artists.letssingit.com/savage-garden-lyrics-truly-madly-deeply-87qv772#axzz3Hep54C1G. Acesso em 29 Out2014
Enunciado:
Note: wanna = want to
Truly, madly and deeply is __________ the singer loves his girlfriend.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O setor de controle de estoque de uma empresa de informática encomendou mouses e teclados em duas distribuidoras distintas, X e Y. Na distribuidora X, foram encomendadas, na razão 7/5, 2400 peças de mouses e teclados, enquanto na distribuidora Y foram encomendadas 3000 peças na razão 1/4.
A razão entre a quantidade de mouses e de teclados encomendados, nessa ordem, é
- Geografia - Fundamental | 02. Cuidados com a natureza e seus recursos
Leia a reportagem e responda à questão. QUEM MATOU A MATA ATLÂNTICA? Em 27 de maio se comemora o dia de um dos biomas mais importantes do país, que já ocupou uma área duas vezes maior do que a França e, hoje, quase não existe. Será que temos motivos para comemorar? 25/05/2009 Manoella Oliveira Quando os portugueses chegaram no Brasil, a Mata Atlântica ocupava 15% do território: media 13 milhões de km2 e se estendia por toda a costa atlântica, em larguras diferentes. Na região Sudeste, avançava pelo interior do país, próximo às atuais fronteiras da Argentina e Paraguai. (...) Hoje, a situação da Mata Atlântica mudou muito. Ela está pequenininha, tem menos de 8% da sua cobertura inicial. (...) (...) De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, as maiores causas de desflorestamento, de 2000 a 2005, em Minas Gerais, na Bahia e em Santa Catarina, eram a especulação imobiliária (compra de terra para construção de imóveis para venda e locação), nas regiões de serra, e a agropecuária, nas áreas planas. Agora, a maior causa de desmatamento da Mata no país é a expansão das cidades. (...) A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR A boa notícia é que o desmatamento caiu, de 2000 a 2005, 69%. A média anual desse período em comparação aos últimos resultados, que mostram o que aconteceu de 2005 a 2008, é bastante parecido. Mas muita gente está tomando providências para que a mata não apenas pare de diminuir, mas volte a crescer. Uma delas é o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, criado por representantes da sociedade com apoio de governos estaduais e federal. O objetivo é aumentar a Mata em 15 milhões de hectares até 2050. A floresta presta serviços vitais à qualidade de vida de todas as pessoas. Um bom exemplo disso é que são elas que protegem as nascentes dos rios e, assim, garantem o fluxo de água. Segundo Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica, “Se a nascente secar, não teremos água para beber. A água é um bem finito e muito importante porque também regula o clima, protege o solo, é fonte de alimentos, de matérias primas para remédios...”. As cidades precisam dos recursos das florestas para funcionar e as grandes cidades estão localizadas dentro da área de Mata Atlântica, por isso a importância de preservar. Além disso, as áreas verdes transformam o dia-a-dia cinza e duro de concreto numa paisagem mais colorida e com uma sensação bem gostosa de bem-estar, não é mesmo? (...) *Informações da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, do Planeta Sustentável e da SOS Mata Atlântica Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/natureza/conteudo_planetinha_472618.shtml> Acesso em 10/11/2009
a) Explique o que quer dizer o título da reportagem: “Quem matou a Mata Atlântica?”
b) Que ações humanas contribuem para a situação atual deste bioma?