Em um experimento, foi analisado o efeito do número de átomos de carbono sobre a solubilidade de alcoóis em água, bem como sobre a quiralidade das moléculas desses alcoóis.
Todas as moléculas de alcoóis testadas tinham número de átomos de carbono variando de 2 a 5, e cadeias carbônicas abertas e não ramificadas.
Dentre os alcoóis utilizados contendo um centro quiral, aquele de maior solubilidade em água possui fórmula estrutural correspondente a:
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- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto para a questão 81% dos brasileiros são favoráveis ao aborto em casos específicos, diz pesquisa A maioria dos brasileiros é contrária ao aborto, mas a favor do procedimento em casos específicos, de acordo com a pesquisa "Percepções sobre o aborto no Brasil", do Instituto Patrícia Galvão, em parceria com a Locomotiva Pesquisa e Estratégia. Para 81% dos brasileiros, as mulheres devem ter permissão para interromper a gravidez em pelo menos um dos seguintes casos: gravidez não planejada; se a família não tiver condições de criar; meninas com até 14 anos; feto diagnosticado com alguma doença grave ou incurável, como quando a mulher tem zika; quando houver risco de vida da mãe na gestação ou no parto; e quando a gravidez é resultado de estupro. O apoio varia de 59% ao aborto no caso de estupro até de 11% no caso de gravidez não planejada. Quando questionados de maneira geral, contudo, apenas 26% são favoráveis à interrupção da gravidez, o equivalente a 41,6 milhões. São contra o procedimento 62%. Não são contra nem a favor 10%, e 2% não souberam ou não responderam. Quanto maior a escolaridade, maior o percentual de favoráveis a que as mulheres possam decidir entre interromper a gravidez ou não, segundo a pesquisa. Entre os que têm até o Ensino Fundamental completo, o percentual é de 22%. O número chega a 35% para aqueles com Ensino Superior completo. De acordo com a sondagem, 72 milhões, o equivalente a 45%, conhecem uma mulher que fez aborto. Para 26% era alguém próximo, 16% afirmaram ser uma mulher nem tão próxima, 55% não conheciam e 1% não soube ou não respondeu. O percentual fica em 52% quando o recorte é só de mulheres e em 34% quando é só de homens. Disponível em: <www.huffpostbrasil.com/2017/12/04/81-dos-brasileiros-sao-favoraveis-ao-aborto-em-casos-
especificos-diz-pesquisa_a_23296291/>. Acesso em: 23 jul. 2018. Adaptado.
Enunciado:
O fato que motivou a reportagem foi:
- Sociologia - Fundamental | 1. Capitalismo
Leia o texto a seguir.
(...) Aqui uma pessoa ou uma empresa pode ter bens que sejam de sua exclusiva propriedade, isto é, que não pertencem ao governo e nem à sociedade como um todo. Além disso, no Brasil (...), o comércio e a indústria têm total liberdade para produzir e comercializar na quantidade e com os preços que julgarem mais convenientes. É, portanto, permitido lucrar, ou seja, vender algo por um preço maior do que ele custou para ser produzido ou obtido, de forma a ganhar um valor a mais sobre ele.
CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. Um resumo da China. n.195, outubro 2008, p. 4.
O texto faz referência a um sistema produtivo característico de muitos países do mundo atual. Identifique-o, apontando, no texto, suas respectivas características.
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A BATERIA É UM INSTRUMENTO QUE É TOCADO COM BAQUETAS. QUE TIPO DE INSTRUMENTO É ESSE?
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
A sequência ou ordem dos aminoácidos em uma cadeia polipeptídica, fundamental para determinar a conformação espacial da proteína, é chamada de estrutura primária. A figura acima mostra, de maneira simplificada, como a sequência de nucleotídeos no gene determina a ordem dos aminoácidos da cadeia de proteína. As proteínas podem ser classificadas, segundo suas funções, como: enzimas, proteínas estruturais, proteínas de defesa e proteínas de comunicação. Mudanças na conformação espacial de proteínas estão relacionadas a inúmeras doenças.
Considerando o texto acima e aspectos a ele relacionados, julgue o item.
As imunoglobulinas são proteínas que conferem a imunidade adquirida aos organismos quando estes entram em contato com os antígenos.
- Língua Portuguesa | D. Regência
(IFSUL) Celular em sala de aula: proibir ou usar como ferramenta?
Leis estaduais proíbem aparelhos no Brasil e um estudo britânico diz que proibição aumenta desempenho, mas tem professor que pensa diferente
No final de maio, Pernambuco se tornou o mais novo Estado brasileiro a proibir o uso de telefones celulares nas salas de aula. A lei sancionada no estado nordestino 1vai ao encontro de normas semelhantes adotadas no Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, entre outros. 2Também em maio, uma pesquisa publicada pela London School of Economics and Political Science (LSE) revelou que as escolas britânicas que baniram os celulares registraram um aumento de 6% no desempenho de seus alunos. Segundo o estudo, os aparelhos seriam uma causa de distração dos estudantes.
3No entanto, professores e pesquisadores acreditam que, em vez de proibir, as escolas deveriam usar os dispositivos móveis como ferramenta pedagógica. É o caso do professor de Física, de Minas Gerais, André Parreira. Mestre em tecnologia educacional, ele trabalha na capacitação de professores para o uso da tecnologia em sala de aula. “É preciso reconhecer o celular como parte da vida do aluno, e não pode haver um abismo entre a vida e a escola. A questão é ter um projeto pedagógico.”
4Além da questão utilitária, o aparelho também pode ser um fator de motivação dos estudantes, defende o psicopedagogo Eugênio Cunha, professor da Faculdade Cenecista de Itaboraí e da Universidade Federal Fluminense. Para ele, a questão é saber motivar a turma. “Posso até proibir o celular, mas será que eu vou propor uma aula mais atraente? Acredito que disciplinar seja mais eficiente do que proibir.” 5Segundo Cunha, o professor deve “ocupar” o aparelho, propondo atividades e fazendo com que os estudantes saibam que, em outros momentos, o aparelho precisará ser guardado. [...]
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/celular-em-sala-de-aula-proibir-ou-usar-como-ferramenta,605bd3f1c2323556dae7c08d601e13dfr8yfRCRD.html. Em 15 jul. 2015.
A expressão “vai ao encontro de” (ref. 1), poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por