Em um exame clínico, monitorou-se a concentração de um hormônio no sangue de um paciente,das 14 h de um dia às 10 h do dia seguinte.
Os resultados do monitoramento, organizados em períodos de quatro horas, estão apresentados no gráfico abaixo.
A maior taxa de produção do hormônio, em mol.mL–1.h–1, verificada em um dos cinco períodos do exame, corresponde a:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
ÚNICO GORILA MACHO EM CATIVEIRO NA AMÉRICA DO SUL MORRE EM BH O gorila Idi Amin, maior atração do zoológico de Belo Horizonte, morreu na manhã desta quarta-feira após uma parada cardiorrespiratória. No momento da morte, o gorila, que tinha 37 anos, estava sendo tratado por biólogos dentro da jaula em que vivia com outras duas gorilas que chegaram ao zoo no ano passado, vindas da Inglaterra.
A Fundação Zoobotânica, que administra o parque, informou que o animal vinha sendo tratado de um ferimento recente em um dos braços, que estava melhorando aos poucos. No entanto, nas últimas semanas, outras doenças complicaram o quadro de saúde do animal (...).
(...)
Idi chegou ao zoo da capital mineira em 1975, com apenas dois anos de idade. Com ele, chegou a gorila Dada, que morreu em 1978 por complicações de uma inflamação no ouvido. Em 1984, a gorila Cleópatra foi inserida no ambiente de Idi, mas, já debilitada, morreu com apenas 14 dias de cativeiro. No ano passado, depois de mais de 27 anos de solidão, Idi Amin recebeu duas novas companheiras. Imbi e Kifta vieram da Fundação John Aspinall, da Inglaterra.
(...)
Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5652039-EI238,00-Unico+gorila+macho+em+cativeiro+na+America+do+Sul+morre+em+BH.html. (Adaptado). Acesso em: 1 abr. 2012.
Enunciado:
Muitas pessoas ao visitarem os animais do zoológico tomam atitudes que são prejudiciais aos animais. Depois de ler o texto a seguir, escolha algumas dicas e monte um cartaz que poderia ser colocado ao lado da jaula dos gorilas para ensinar os visitantes a se comportarem respeitando esses animais. Lembre-se do título, das imagens e das outras características que devem estar presentes em um cartaz.
FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA
Dicas de visitação
(...)
Durante a visita
Barulho: incomoda as pessoas e os animais; cuide para que sua visita ocorra de forma tranquila e agradável.
Alimentação dos animais: cada um tem sua dieta própria e quem pode alimentá-los são apenas os funcionários do Jardim Zoológico.
Vegetação: ajude a manter as plantas nos seus devidos lugares; a coleta de plantas, frutos e sementes não é permitida aos visitantes.
Lixo: é na lixeira, temos equipamentos para coleta seletiva; oriente-se para separar os materiais recicláveis do lanche.
Veículos: programe onde será o desembarque e o embarque para agilizar sua visita.
Informações: quando precisar saber mais sobre animais ou plantas, converse com os Agentes de Visitação (...).
Disponível em: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=fundacaobotanica&tax=15007&lang=pt_BR&pg=5522&taxp=0&.Acesso em: 1 abr. 2012.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: 10509835
Read the lyrics of the song. Doctor, Doctor! My head hurts.
Doctor, Doctor! My arm hurts.
Doctor, Doctor! My leg hurts.
Doctor, Doctor! My stomach hurts. Are you ok?
No, I’m not!
Are you ok?
Yeah, I’m ok! Doctor, Doctor! My hand hurts.
Doctor, Doctor! My foot hurts.
Doctor, Doctor! My back hurts.
Doctor, Doctor! My tooth hurts Doctor, Doctor. Available at: <www.genkienglish.net/doctorsong.htm>. Jan. 24, 2017. Adapted.
Glossary
To hurt – doer; machucar.
Enunciado:
Mark the alternative that presents only parts of the body from the text.
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
Um homem levou uma pessoa a um hospital, pedindo socorro urgente e alegando que tal pessoa havia sido mordida por uma cobra. O médico pediu-lhe, então, que descrevesse a cobra que havia causado o acidente, e o homem fez o seguinte desenho, com algumas das características da cabeça da cobra:
Para salvar a vida do paciente, o procedimento imediato adotado pelo médico, após ver o desenho, deveria ser:
- Matemática - Fundamental | 1.2 Critérios de Divisibilidade e Números Primos
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Everest. Acesso em: 02 out. 2011
O ponto mais alto do planeta Terra é o pico do Monte Everest, localizado na cordilheira do Himalaia. Esse monte é um “colosso” de gelo e rocha, a 8 850 metros acima do nível do mar. No quadro a seguir foram apresentados cinco fatos relacionados à história do Everest, e seis retângulos contendo números que representam anos. Você deverá escrever os números dos retângulos para preencher as quatro lacunas na tabela. Para isso basta utilizar as dicas fornecidas na terceira coluna da tabela (critérios de divisibilidade).
Atenção: Os fatos não foram escritos na ordem cronológica correta.
Anos que deverão ser utilizados para preencher os espaços da tabela.
É claro que você utilizará apenas quatro desses anos de acordo com as dicas da terceira coluna da tabela.
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(ENEM 2016 3ªAPLICAÇÃO) TEXTO I
Embora eles, artistas modernos, se deem como novos precursores duma arte a ir, nada é mais velho que a arte anormal. De há muitos já que a estudam os psiquiatras em seus tratados, documentando.se nos inúmeros desenhos que ornam as paredes internas dos manicômios. Essas considerações são provocadas pela exposição da Sra. Malfatti.Sejam sinceros: futurismo, cubismo, impressionismo e tutti quanti não passam de outros tantos ramos da arte caricatural.LOBATO, M. Paranoia ou mistificação: a propósito da exposição de Anita Malfatti. O Estado de São Paulo, 20 dez.1917 (adaptado).
TEXTO IIAnita Malfatti, possuidora de uma alta consciência do que faz, a vibrante artista não temeu levantar com os seus cinquenta trabalhos as mais irritadas opiniões e as mais contrariantes hostilidades. As suas telas chocam o preconceito fotográfico que geralmente se leva no espírito para as nossas exposições de pintura. Na arte, a realidade na ilusão é o que todos procuram. E os naturalistas mais perfeitos são os que melhor conseguem iludir.ANDRADE, O. A exposição Anita Malfatti. Jornal do Commercio, 11 jan. 1918 (adaptado).
TEXTO IIIMALFATTI, A. O homem amarelo, 1915.1916. Óleo sobre tela, 61 x 51 cm. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 28 fev. 2013
A análise dos documentos apresentados demonstra que o cenário artístico brasileiro no primeiro quartel do século XX era caracterizado pelo(a)