(IFCE) O século XX foi um momento importante para a história da humanidade em termos de avanços científicos e tecnológicos. A mesma tecnologia que levou o homem à lua e ampliou as comunicações, foi implementada para a construção das armas de destruição em massa. Embalado pelo discurso de progresso e desenvolvimento, o século XX viu o Totalitarismo, expressão cunhada pela pensadora Hannah Arendt. A manifestação mais marcante desse movimento pode ser verificada
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Neurociência
A beleza do sorriso
Estampar um sorriso no rosto pode bastar para que comecemos a nos sentir bem
A felicidade começa no cérebro. Faça algo bem feito, receba um agrado ou um carinho ou ache graça em uma piada, e seu sistema de recompensa se encarrega de fazer com que as regiões do cérebro que cuidam de movimentos automáticos – aqueles que fazemos sem precisar pensar – estampem um belo sorriso em seu rosto.
Se ele é genuíno, essas regiões do cérebro tratam de elevar os cantos da boca, relaxar as sobrancelhas e, o mais importante, apertar levemente as pálpebras.
É acionado também o córtex órbito-frontal (OFC), parte do cérebro que registra quando algo de bom acontece – como a causa do sorriso.
O sorriso forçado, aquele que damos tantas vezes para a câmera, é diferente. Ele parte de regiões do cérebro que comandam movimentos voluntários e não causa ativação do OFC. Não diz, portanto, ao resto do cérebro que algo de particularmente bom aconteceu. Ou seja: você pode até sorrir por fora, mas seu cérebro sabe que você não está sorrindo por dentro.
O incrível é que estampar um sorriso no rosto pode bastar para que comecemos a nos sentir bem. O truque funciona mesmo se você instruir um ator a montar um sorriso, músculo a músculo. [...]
HERCULANO-OUZEL, Suzana. “A beleza do sorriso.” Disponível em: <http://www.ufcg.edu.br/> Acesso em: 24 abr. 2011.
Assinale a alternativa em que o referente do pronome foi corretamente identificado.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Una obra basada en fotografías de Sebastião Salgado recrea la tragedia de los refugiados
"En un rincón entre las hojas / dos niños me miraban. / Uno sujetaba una taza blanca. / El otro nada, / arrebujado / en una especie de manta. / No estaban asustados. / No estaban tristes. / No estaban interesados. / Simplemente me miraban". Una actriz recrea el instante en el que Sebastião Salgado prepara su cámara para retratar a dos niños tirados en un camino durante la Primera Guerra del Congo, en 1997, cuando miles de huérfanos vagaban por los campos de Zaire en busca de comida. Es una de las escenas centrales del espectáculo teatral Éxodos, inspirado en imágenes de refugiados, exiliados y migrantes captadas por el fotógrafo brasileño y recogidas después en su libro Éxodos.
La obra, que cuenta en tono poético el viaje de un grupo de niños que huyen de una guerra, irrumpe en un momento en el que fotografías muy parecidas a los que hizo Salgado hace 20 años se reproducen a diario en los periódicos. Ahora mismo hay 50 millones de personas desplazadas forzosamente de sus hogares.
Las fotografías de Salgado cobran vida en el escenario. Algunas fotos se proyectan, otras se ponen en movimiento y se transforman en escenas. "La atmósfera global del espectáculo parte del estudio minucioso de esas imágenes. Las miradas, la textura de la tierra, los muros rotos, los ladrillos, los refugios de plástico. Todo eso está recogido. Y también los objetos que las personas se llevan precipitadamente en los éxodos: las pequeñas maletas, las mantas, los juguetes... siempre hay un juguete", explica el director. El espectáculo se centra en los niños, "los más vulnerables y desprotegidos en las migraciones. Miles de ellos caminan solos, aferrados a un juguete que quizá sea su único vínculo con su pasado, en busca de un lugar donde haya paz".
Internet: elpais.com.es (con adaptaciones).
Basándose en las informaciones contenidas en el texto y en la imagen, juzgue los ítem siguiente.
La obra teatral mencionada fue el propulsor que llevó al fotógrafo Sebastião Salgado a publicar su obra Éxodos.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia novamente o convite de aniversário da Flávia e verifique o dia em que a festa será realizada. Consulte o calendário e registre as informações a seguir.
Enunciado:
A) Em que dia da semana será a festa? ____________________________
B) Quantos dias ainda faltarão para terminar o mês após a festa? _________________________
C) Flávia enviou os convites 5 dias antes do aniversário. Em que dia do mês os convites foram enviados? ____________________________
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
Como se explica que um período de tanto progresso pudesse levar o Velho Continente, berço da civilização ocidental, a experimentar novamente a barbárie, como se viu durante a Primeira Guerra Mundial? […] Em 11 de novembro de 1918, terminava a grande guerra. Morreram 8 milhões de pessoas, 20 milhões ficaram inválidos, sem falar nos prejuízos econômicos e financeiros que atingiram os países europeus diretamente com a guerra.
[...]
REZENDE, Antônio Paulo; DIDER, Maria Thereza. Rumos da história: nossos tempos – O Brasil
e o mundo contemporâneo. v. 3. São Paulo: Atual, 1996.
Marque a opção que explique corretamente o conceito "paz armada" que antecedeu a Primeira Guerra Mundial
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
Considerando a expressão
o valor de 9A é