Em uma enquete, realizada com 2016 candidatos a uma das vagas nos cursos do IFAL, para saber em quais matérias, entre Matemática, Física e Química, eles sentiam mais dificuldade, obteve-se o seguinte resultado: 920 sentiam dificuldade em Matemática, 720 em Física, 560 em Química, 400 em Matemática e Física, 360 em Matemática e Química, 320 em Física e Química e 200 nas três matérias. O número de candidatos que afirmaram não ter dificuldade em nenhuma matéria é
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Analiza la imagen a seguir. Disponible en:< http://www.blogitravel.com/2009/11/tipos-de-turismo-%C2%BFque-clases-de-turismo-existen/> Acceso el: 06 dic. 2015.
Enunciado:
- a) Observa la imagen e identifica tres clases de turistas y explica cómo es el tipo de turismo que ellos pratican.
- b) ¿Qué elementos de la imagen te ayudaron a identificar los tipos de turistas? Identifica en la imagen.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A HISTÓRIA DE CADA UM
a) Para que as crianças trabalham nas aldeias indígenas? b) Qual a diferença entre o trabalho realizado pelas crianças nas aldeias indígenas e o trabalho de crianças que vendem balas nas ruas?
- Língua Espanhola | 2.07 Advérbios e Adjetivos
(IFBA) Texto: Educación técnico-profesional
A partir del 2015 se llevará a cabo una completa modernización de las especialidades que imparten los liceos técnico-profesionales (TP). 1Después de diversos análisis y consultas se decidió actualizar de manera integral esta modalidad educacional que ha sido muy valorada no sólo por jóvenes más vulnerables, sino también por el sector empresarial.
Este último enfrenta el desafío de mejorar La capacidad de innovación y la productividad y, por esa vía, lograr un crecimiento económico que garantice un mayor bienestar social. Para lograr este fin se requiere avanzar en múltiples áreas; sin embargo, una de las más importantes implica disponer de un capital humano en la cantidad y calidad apropiados.
En este contexto, las políticas orientadas a mejorar la calidad de los aprendizajes logrados a nivel de la educación secundaria no sólo deben facilitar transiciones exitosas de los jóvenes hacia los estudios de nivel terciario, sino también al mundo del trabajo. 2Asimismo, es interesante constatar que 3la participación promedio de La educación TP en la Ocde (Organización para La Cooperación y Desarrollo Económico) alcanza El de la matrícula de educación secundaria, mientras que en Chile este guarismo representa un Además, es posible anticipar que El interés por este nivel educacional aumentará em el tiempo debido a la necesidad de disponer de una fuerza laboral más orientada a ocupaciones técnicas.
Los jóvenes que han cursado este tipo de educación parecen tener mejores herramientas para enfrentar el mundo laboral en comparación con sus pares egresados de educación científico-humanista. No obstante lo anterior, se aprecian diferencias significativas en el impacto que generan sobre el empleo y salarios cada categoría de educación TP (industrial, técnica, comercial, agrícola, etc.).
Por último, 4los principales desafíos de política pública serán mantener actualizada la oferta curricular de esta modalidad junto a lãs necesidades del mercado laboral, asegurar um sistema de información adecuado para la toma de decisiones de los jóvenes y sus familias y um sistema de formación de profesores alineados con las nuevas tendencias mundiales.
Disponivel em: http://www.latercera.com/noticia/opinion/ideasy- debates/2013/07/895-535319-9-educacion-tecnicoprofesional.shtml (Adaptado).
Acesso em: 17 de setembro de 2013.
De acuerdo con el texto, la palabra “Asimismo” (ref. 2) puede ser sustituida por el sinónimo:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
A Barbie
Quem dá uma Barbie para uma criança põe a criança numa arapuca sem saída. Porque, ao ter uma Barbie, ela ingressa no Clube das Meninas que têm Barbie. E as conversas, nesse clube, são assim: Eu tenho o chalé de praia da Barbie. Você não tem. Ao que a outra retruca: Não tenho o chalé, mas tenho o marido loiro da Barbie, que você não tem.
Essa é a primeira lição que a inofensiva boneca de plástico ensina. Ensina a terrível fala do eu tenho, você não tem. A maldição das comparações. A maldição da inveja. Você deve conhecer alguns adultos que fazem esse jogo. Haverá coisa mais chata, mais burra, mais mesquinha? Ao dar uma Barbie de presente, é preciso que você saiba que a menina inevitavelmente aprenderá essa fala. [...]
Mas há uma saída. E, para ela, procuro sócios. Vamos começar a produzir o próximo e definitivo complemento para a bruxa de plástico: urnas funerárias para a Barbie. Por vezes o feitiço só se quebra com o assassinato da feiticeira – por bonitinha que ela seja...
A Barbie. In: ALVES, Rubem. Teologia do cotidiano: Meditações sobre o momento e a eternidade.
1. ed. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1994. p. 24-25.
O autor defende o ponto de vista de que
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Megalomania
Tudo delira e todos nós estamos atacados de megalomania. De quando em quando, dá-nos essa moléstia e nós esquecemos de obras vistas, de utilidade geral e social, para pensar só nesses arremedos parisienses, nessas fachadas e ilusões cenográficas. Não há casas, entretanto, queremos arrasar o morro do Castelo, tirando habitação de alguns milhares de pessoas.
BARRETO, L. Crônica para jovens. São Paulo: Global, 2017.
De acordo com essa crônica, publicada originalmente em 1920, sobre o projeto do prefeito Carlos Sampaio para a cidade do Rio de Janeiro, é perceptível que a intenção do autor é