Nesta sala de música, foram encontrados três diapasões não marcados que são utilizados para afinar instrumentos musicais. O professor de música precisa saber a que notas musicais cada um deles corresponde. Para isso, você deve ajudá-lo a determinar a frequência do som emitido por cada diapasão e a nota musical que ele representa.
Clique aqui para acessar o laboratório.
E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(CFTMG) O esquema abaixo representa o processo de fertilização feito em laboratório.
Sobre esse tipo de reprodução, é correto afirmar que
- Geografia | 4. Formação Territorial do Brasil
A ocupação da área geográfica da floresta amazônica ocorreu paulatinamente desde a colonização do país e intensificou-se, sobretudo, quando:
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
A frequência cardíaca é medida pela:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Quando o sistema de escravidão chegou ao fim, a partir do século XIX, os negros não tinham capacidade de organização para defenderem seus direitos de novos cidadãos. Desde as últimas décadas do século XX, essa situação vem se modificando. Várias organizações e associações de defesa dos direitos dos negros ou dos afrodescendentes estão surgindo.
O dia 20 de novembro foi declarado o Dia da Consciência Negra. Nesse dia, as principais organizações e associações de defesa dos direitos dos negros se reúnem para discutir sobre a exclusão social dos negros ou afrodescendentes no Brasil. Em 21 de novembro de 2003, foi inaugurada em São Paulo a Universidade Zumbi dos Palmares, a primeira de inclusão de afrodescendentes na América Latina. A Universidade destinou metade de suas vagas para os alunos negros que pagam mensalidades bem baratas.
Disponível em: www.ciencianao.usp.br. Acesso em: 31 jul. 2012.
a) Preencha o quadro a seguir comparando a organização política dos negros desde a abolição até os dias atuais.
b) Explique porque o Dia da Consciência Negra é importante para a sociedade brasileira.
c) Avalie a importância da Universidade Zumbi dos Palmares para a superação de situação da exclusão social do negro no Brasil.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para à questão.
O cavalo e o burro
O cavalo e o burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo contente da vida, folgando com uma carga de quatro arrobas apenas, e o burro — coitado! gemendo sob o peso de oito. Em certo ponto, o burro parou e disse: — Não posso mais! Esta carga excede às minhas forças e o remédio é repartirmos o peso irmãmente, seis arrobas para cada um. O cavalo deu um pinote e relichou uma gargalhada. — Ingênuo! Quer então que eu arque com seis arrobas quando posso tão bem continuar com as quatro? Tenho cara de tolo? O burro gemeu: — Egoísta, lembre-se que se eu morrer você terá que seguir com a carga de quatro arrobas e mais a minha. O cavalo pilheriou de novo e a coisa ficou por isso. Logo adiante, porém, o burro tropica, vem ao chão e rebenta. Chegam os tropeiros, maldizem a sorte e sem demora arrumam com as oito arrobas do burro sobre as quatro do cavalo egoísta. E como o cavalo refuga, dão-lhe de chicote em cima, sem dó nem piedade. — Bem feito! exclamou o papagaio. Quem mandou ser mais burro que o pobre burro e não compreender que o verdadeiro egoísmo era aliviá-lo da carga em excesso? Tome! Gema dobrado agora… LOBATO, Monteiro. Fábulas. São Paulo: Brasiliense, 1994.
No primeiro parágrafo da narrativa, na apresentação das personagens - o cavalo e o burro -, foram usados vários adjetivos para descrever o estado em que eles se encontravam. No trecho “O cavalo, contente da vida...”, se fosse substituída a expressão sublinhada pelo grau superlativo absoluto sintético do adjetivo “contente”, se obteria: