O pâncreas é uma glândula de 15 a 25 cm de extensão localizada no abdômen, atrás do estômago e entre o duodeno e o baço, que integra os sistemas digestivo e endócrino. Anatomicamente, é dividido em três regiões: cabeça, corpo e cauda.
Disponível em: <;http://goo.gl/59dpsB>. Acesso em: 25 maio 2015.
Quando esse órgão apresenta problemas, ocorre a redução
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee atentamente el mensaje y observa los emoticones que aparecen en él para responder a la cuestión.
Disponible en: <http://www.scielo.org.ve/img/fbpe/l/v55n88/art05fig1.gif>. Acceso el: 02 dic. 2015.
Reescribe el mensaje cambiando los emoticones circulados por palabras relacionadas a los estados de ánimo.
- Química | 2.4 Cinética Química
A infraestrutura das cidades deve contar com uma série de serviços, entre eles oferecer uma água de qualidade para a população, cujo tratamento desta pode ser auxiliado, inicialmente, com a adição de CaO, em seguida adiciona-se Aℓ2(SO4)3, que reage com o OH-- formando o precipitado Aℓ(OH)3. A água então, é filtrada e clorada. Durante o processo de cloração, ocorre a seguinte reação:
Cℓ2(g) + 2H2(g) + 2H2O(l) -> H3O+(aq) + Cℓ-(aq) + HCℓO(aq)
Considerando as informações do texto, é correto afirmar que:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UEFS) Ainda é difícil compreender a real dimensão do desastre nuclear de Fukushima, mas o alerta sobre novas ocorrências já foi dado.
(LENDMAN, 2011, p.14-16)
Em seu último artigo, o especialista nuclear Harvey Wassermann disse que “a coisa mais devastadora sobre Fukushima não é o que está acontecendo lá agora. É que, até que todos os reatores no mundo sejam desativados, é praticamente certo que coisas piores vão acontecer. Tudo muito em breve.”
Mesmo operando normalmente, os reatores expelem diariamente radiação suficiente para contaminar alimentos, água, ar e terra.
Essa ação devastadora com repercussões na espécie humana poderia ser:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Galinha cega
O dono correu atrás de sua branquinha, agarrou-a, lhe examinou os olhos. Estavam direitinhos, graças a Deus, e muito pretos. Soltou-a no terreiro e lhe atirou mais milho. A galinha continuou a bicar o chão desorientada. Atirou ainda mais, com paciência, até que ela se fartasse. Mas não conseguiu com o gasto de milho, de que as outras se aproveitaram, atinar com a origem daquela desorientação. Que é que seria aquilo, meu Deus do céu? Se fosse efeito de uma pedrada na cabeça e se soubesse quem havia mandado a pedra, algum moleque da vizinhança, aí... Nem por sombra imaginou que era a cegueira irremediável que principiava.
Também a galinha, coitada, não compreendia nada, absolutamente nada daquilo. Por que não vinham mais os dias luminosos em que procurava a sombra das pitangueiras? Sentia ainda o calor do sol, mas tudo quase sempre tão escuro. Quase que já não sabia onde é que estava a luz, onde é que estava a sombra.
GUIMARAENS, J. A. Contos e novelas. Rio de Janeiro: Imago, 1976 (fragmento).
Ao apresentar uma cena em que um menino atira milho às galinhas e observa com atenção uma delas, o narrador explora um recurso que conduz a uma expressividade fundamentada na:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um robô aspirador de pó é capaz de limpar o piso, de forma automatizada, de uma residência. Esse leva 1 hora e 30 minutos para limpar certo cômodo da casa e executará um ciclo programado de limpeza que inclui esse cômodo e outro, que é geometricamente semelhante ao primeiro e tem o dobro do perímetro deste. Considere que o tempo que o robô leva para realizar a limpeza é proporcional à área do local a ser limpo.
O tempo, em hora, que o robô levará para realizar o ciclo de limpeza programado é