Texto base: O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino. LACOMBE, Amélia. In: SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2015.
Enunciado:
Considerando a linguagem utilizada pela autora dessa resenha, infere-se que esta se destina
Questões relacionadas
- Literatura
TEXTO I
MEIRELLES, Victor. Primeira missa no Brasil. 1861, Óleo sobre tela, 268 cm x 356 cm.Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
TEXTO II
A Primeira missa no Brasil baseia-se no relato de Pero Vaz de Caminha, incumbido pela Corte portuguesa de escrever sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral. Assim, algumas ideias para os detalhes da cena provêm desse relato, como a atitude pacífica e observadora dos indígenas. O núcleo central é a área mais iluminada da tela, onde estão o celebrante da missa e seu ajudante, em um altar ao ar livre, à frente de uma grande cruz de madeira. Nesse núcleo estão também outros religiosos e membros da esquadra portuguesa. Os indígenas estão em uma área menos iluminada, mas em primeiro plano, e chamam bastante a atenção do observador. Essa foi a provável intenção do autor: destacar o povo nativo do Brasil, que assistia pela primeira vez a um ato religioso católico. Chamam a atenção também as cores do céu e da paisagem ao fundo, que dão a impressão de uma manhã clara e luminosa.
SANTOS, Maria das Graças Vieira Proença dos. História da arte. São Paulo: Ática, 2012.
Considerando o texto II e o contexto artístico da segunda metade do século XIX, identifica-se, no texto I, um exemplo brasileiro de pintura acadêmica, pois a obra
- Matemática | 10. Estatística
(UEG) Uma agência de viagem entrevistou 50 idosos perguntando-lhes quantas viagens eles tinham feito para o exterior. O gráfico a seguir apresenta os resultados dessas entrevistas.
Baseando-se na informação do gráfico, a mediana do número de vezes que esses idosos viajaram para o exterior é de:
- Geografia | 6.6 Politica Econômica
(Upe) Europa e EUA querem barrar ‘tentação protecionista’
A Proposta dos governos americano e europeu é a de que países emergentes e ricos congelem tarifas de importação por tempo indeterminado
Europa e Estados Unidos propõem que todos os países emergentes, além dos próprios ricos, congelem suas tarifas de importação por um tempo indeterminado como forma de barrar a "tentação protecionista". A proposta está sendo feita depois que ficou claro, para a comunidade internacional, que a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) não será concluída no curto ou médio prazo. Nesta terça-feira, 21, o diretor-geral da entidade, Pascal Lamy, confirmou que a pressão protecionista no mundo cresce de forma perigosa, à medida que as repercussões da crise insistem em afetar a economia mundial. Sem conseguir um acordo para liberalizar o comércio nos países emergentes, como Brasil, China e Índia, os governos de Estados Unidos e Europa querem pelo menos que essas três grandes economias se comprometam a não mais elevar suas tarifas de importação.
21 de junho de 2011 | 18h 17. Jornal O Estado de São Paulo. Adaptado.
O protecionismo, tratado no texto acima, se caracteriza pela adoção isolada ou conjunta de algumas medidas. Identifique-as entre os itens a seguir:
I. Cláusulas ambientais e trabalhistas
II. Barreiras fitozoossanitárias
III. Cláusulas culturais
IV. Barreiras tarifárias
V. Barreiras não tarifárias
Apenas estão corretos.
- Física
Conservação de ENERGIA
Deixa-se cair um objeto de massa 500g de uma altura de 5m acima do solo. Assinale a alternativa que representa a velocidade do objeto, imediatamente, antes de tocar o solo, desprezando-se a resistência do ar.
- Matemática
Na figura a seguir, as retas r, s, t e w são paralelas e, a, b e c representam medidas dos segmentos tais que a + b + c = 100.
Conforme esses dados, os valores de a, b e c são, respectivamente, iguais a: