Texto base: O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino. LACOMBE, Amélia. In: SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2015.
Enunciado:
Considerando a linguagem utilizada pela autora dessa resenha, infere-se que esta se destina
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
O processo que conduziu à abolição da escravidão no Brasil e que contou com a atuação de nomes como José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Luís Gama, Castro Alves, Rui Barbosa e muitos outros intelectuais teve seu desenlace com a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888; contudo, conforme o excerto a seguir, muitos veem esse processo como inacabado. “Conservadora e curta, com pouco mais de duas linhas, a Lei nº 3.353, a chamada Lei Áurea, decretou, no dia 13 de maio de 1888, o fim legal da escravidão no Brasil. Mas se a escravidão teve seu fim do ponto de vista formal e legal há 130 anos, a dimensão social e política está inacabada até os dias atuais. Essa é a principal crítica de estudiosos e militantes dos movimentos negros à celebração do 13 de maio como o dia do fim da escravatura”.
GONÇALVES, Juliana. 130 anos de abolição inacabada. Brasil de fato. Acessível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/05/13/130-anosde-uma-abolicao-inacabada/acesso em 05/07/2018.
Os fatos apresentados relacionam ao processo de abolição da escravidão ao
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Observe as fotografias abaixo, leia o texto e responda a questão.
Enunciado:
Toda criança e todo jovem portador de necessidades especiais têm o direito à escola em qualquer lugar.
Essas crianças têm dificuldade de fala, de audição, de visão, de locomoção, de entendimento da realidade. Houve um tempo em que essas crianças só podiam estudar em escolas especiais. Hoje elas têm o direito de estudar e conviver com turmas de qualquer escola. Desse modo, a escola tornou-se um lugar para todos os alunos, uma escola chamada inclusiva.
Cite DUAS ações que você faria, se fosse Secretário da Educação do seu Estado, para melhorar as escolas, e atender aos alunos especiais.
- Física | 4.3 Refração da Luz
Considere um recipiente fixo contendo um líquido em repouso no interior de um vagão em movimento retilíneo e uniforme que se desloca para a direita. A superfície de separação entre o líquido e o ar contido no vagão forma um dióptro perfeitamente plano que é atravessado por um raio luminoso monocromático emitido por uma fonte F fixa no teto do vagão, como mostra a figura abaixo. Nessa condição, o ângulo de incidência do raio luminoso é 1 = 60º
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Num determinado momento, o vagão é acelerado horizontalmente para a esquerda com aceleração constante de módulo e, nessa nova situação, o ângulo de incidência do raio, neste dióptro plano, passa a ser 2 Considerando que a aceleração gravitacional no local é constante e possui módulo igual a g, a razão entre os senos dos ângulos de refração dos raios refratados na primeira e na segunda situações, respectivamente, é
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Os exageros do final de semana podem levar o indivíduo a um quadro de azia. A azia pode ser descrita como uma sensação de queimação no esôfago, provocada pelo desbalanceamento do pH estomacal (excesso de ácido clorídrico). Um dos antiácidos comumente empregados no combate à azia é o leite de magnésia.
O leite de magnésia possui 64,8 g de hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) por litro da solução. Qual a quantidade de ácido neutralizado ao se ingerir 9 mL de leite de magnésia?
Dados: Massas molares (em g mol-1): Mg = 24,3; Cℓ = 35,4; O = 16; H = 1.
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
O filo Mollusca é o segundo maior do reino animal em número de espécies. É correto afirmar que os moluscos da classe Gastropoda.