(UFG) Leia o fragmento a seguir.
Desde o primeiro conflito mundial, a “trégua dos padioleiros” se apaga e não reaparece mais, salvo de maneira excepcional; os feridos agonizam no local dos combates e, na maioria dos casos, o inimigo atira sobre os que lhes prestam socorro. Está livre o caminho para as atrocidades que têm o corpo como alvo.
AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane. Massacres: o corpo e a guerra. In: COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: as mutações do olhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, p. 396. (Adaptado).
Ocorridas na primeira metade do século XX, as guerras mundiais causaram impacto na imagem civilizada que a Europa construíra de si. Esse impacto decorre de uma mudança na concepção de guerra, explorada no fragmento, que se associa:
Questões relacionadas
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(UEL) Um automóvel trafega 240 km por dia e apresenta um desempenho de 12 km/L quando utiliza exclusivamente gasolina, ou de 15 km/m3 quando utiliza, exclusivamente, GNV (gás natural veicular). Assumindo que o preço da gasolina é de R$ 3,50 por litro, que o preço do GNV é de R$ 2,00 por m3 e desconsiderando quaisquer outros fatores, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a quantidade mínima de dias suficiente para que seja possível comprar um celular de R$ 3.819,00 com a economia gerada pelo uso exclusivo do GNV.
- Química | 4. Química Ambiental
A partir da crise do petróleo da década de 70, a economia das nações dependentes desse recurso vem sofrendo profundas modificações na busca da substituição desse produto. Uma das opções, a baixo custo, que vem apresentando resultados favoráveis e já está difundida em vários países é o biogás. Na prática, a produção de biogás é possível com a utilização de um equipamento denominado biodigestor. Este equipamento consiste em uma câmara fechada onde é colocado o material orgânico – resíduos de alimentos e/ou excrementos de animais – em solução aquosa para que ele sofra decomposição.
DEGANUTTI, R. et al. Biodigestores rurais; modelo indiano, chinês e batelada.Disponível e, < http://proceeding.scielo.br > Acesso em: 19 de fev. 2019. (adaptado)
A fonte alternativa de energia citada no texto é bastante viável, pois, por meio do biodigestor, ocorre o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
eia os textos para resolver a questão.
Texto 1
Samba da minha terra
Dorival Caymmi
O samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
Eu nasci com o samba e no samba me criei
do danado do samba nunca me separei
O samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
Quem não gosta do samba bom sujeito não é
Ou é ruim da cabeça ou doente do pé
O samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
[...]
Disponível em: <www.letras.mus.br/dorival-caymmi/45588/>.
Acesso em: 04/03/2017.
Texto 2
Sim, sou brasileira. Não, não gosto de samba.
Gabriela Marques
É, chegou a hora. Todo mundo tá falando disso. Vem chegando o carnaval. Para alegria de todos e para meu desespero. Eu não conheço nenhuma outra coisa que eu odeie tanto quanto carnaval. Eu acho que é até pecado falar uma barbaridade dessas sendo brasileira. Eu deveria ser presa. Acho que é uma afronta. Deve ser. Foi mal, deuses do axé e do candomblé. Eu sou uma boa pessoa, eu juro, mas eu não gosto de carnaval. Nunca gostei. Eu sempre planejo ir esquiar nessa época, veja só que apego tenho a esse feriado nacional. E me sinto mal, porque devo ser um alienígena por não gostar dessa ferveção que todo mundo ama. Será que eu sou gringa? Mãe, sou? Acho que não, porque os gringos também amam carnaval, quase todo mundo no planeta ama.
De verdade, o carnaval só serve pra mim pra duas coisas: um grande feriado pra uma viagem legal, e a hora de saber que o ano realmente começou e, portanto, a dieta e a academia devem começar também. Eu não entendo esse amor que as pessoas têm por essa data. Eu detesto samba, até os de raiz que têm letras belíssimas mas o ritmo me incomoda. [...]
Disponível em: <https://smilewait.com.br/2013/01/23/sim-sou-brasileiranao-nao-gosto-de-carnaval/>. Acesso em: 04/03/2017. Adaptado.
A finalidade do texto 2 é
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Rolos coloridos de lã
- Tesoura
- Estacas de madeira (no caso de ar livre) ou objetos que possam servir de pontos para orientar a disposição das linhas.
Desenvolvimento:
Esta atividade consiste em realizar desenhos com o corpo a partir de linhas de lã coloridas.
Para isto escolha um espaço que possibilite aos alunos transitar por ele. Ao ar livre seria ideal.
Cada aluno deve ter um novelo de lã.
A professora poderá preparar o ambiente previamente ou isto também poderá ser feito com os alunos dispondo pontos fixos capazes de fixar os fios de lã.
Cada criança fará o percurso que quiser dando voltas ou repetindo o percurso de forma livre.
O resultado pretendido é este:
Quanto mais aleatória a distribuição dos pontos, melhor o resultado. Quanto maior o número de cores mais bonita a intervenção! Para que sirvam como pontos podemos também utilizar objetos. Acredito que esta atividade possa dialogar com espaços inusitados da escola chamando a atenção de todo o corpo escolar para o trabalho das crianças. Talvez até mesmo criando obstáculo temporário em algum lugar de passagem, etc. levando todos à reflexão sobre as relações do corpo com o espaço e, porque não, com o tempo!
Os fios podem e devem se deslocar no obstáculo para enriquecer a composição
O desenvolvimento desta atividade é enriquecedor também enquanto experiência corporal.
Deve ser registrada por meio de fotografias ou filmagem.
Por último, no dia seguinte à atividade, ou sentados próximos ao resultado dela encerrado o trabalho, pode-se apresentar aos alunos o artista americano Jackson Pollock que também caminhava sobre suas telas de grande dimensão carregando suas latas de tinta que continham pequenos furos a fim de compor suas obras:
Pollock trabalhando
Referências:
- Sobre Pollock: http://www.pqv.unifesp.br/pollock.htm
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UECE) Em relação às células vegetais, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) As células vegetais apresentam vacúolos.
( ) As paredes das células vegetais são dotadas de celulose.
( ) As células vegetais contêm cloroplastos ou outros plastídios.
( ) As células vegetais não apresentam totipotência (capacidade de diferenciar-se em todos os tipos de células especializadas).
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: