Texto base: Analise a imagem a seguir. Disponível em: <http://jovenscomunicadores.ning.com/forum/topics/pr-mio-jovens-inspiradores-2013>. Acesso em: 21 out. 2014.
Enunciado:
Releia atentamente o subtítulo a seguir:
“Se você preparado para mudar o rumo de sua vida, chegou a hora.”
Em relação à afirmação “chegou a sua hora”, que ideia o emprego do verbo no futuro do subjuntivo expressa?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Material Necessário
- Data show completo com acesso à internet ou o DVD com o show de Marisa Monte Verdade Uma Ilusão.
- Reportagem sobre o show Verdade Uma Ilusão da cantora Marisa Monte. Disponível em: <http://www.saraivaconteudo.com.br/Blogs/Post/45965>. Acesso em 27 dez. 2015.
- Vídeo do youtube mostrando tecnologia usada no show de Marisa Monte. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=n1ZDNC0um6g> e <https://www.youtube.com/watch?v=7FED-bWqRCs>. Acesso em 27 dez. 2015. Também pode ser visualizado no DVD do show da cantora.
- Uso de computadores no laboratório de informática para criação dos vídeos dos grupos, se possível.
Procedimento
1 º.Marque com antecedência o laboratório de informática para o trabalho que você vai realizar com os alunos. Se não for possível, providencie um aparelho de TV e DVD com o show para que os alunos possam observar os efeitos que foram inseridos no telão da apresentação.
2 º.Hoje você trabalhará com os alunos como os músicos, atualmente, estão cada vez mais ligados às artes plásticas para a “ilustração” de seus shows e videoclipes. Marisa Monte, uma cantora contemporânea, utiliza em seu show, uma concepção audiovisual que interage música e artes plásticas, lançando uma nova tendência.
“O maior encanto de Verdade Uma Ilusão – requintado show estreado por Marisa Monte no Teatro Guaíra, em Curitiba (PR), neste primeiro fim de semana de junho de 2012 - reside na concepção audiovisual do espetáculo. A interação entre música e artes plásticas resulta real, perfeita, inebriante, incomum. A beleza plástica do show é algo raro se ver na cena nacional. Quinze das 25 músicas do ágil roteiro são ilustradas com obras diversas - assinadas por artistas plásticos contemporâneos - que se ajustam às letras das canções. Projetadas nos telões em imagens que ocupam toda a dimensão do palco, tais obras dão a impressão – ilusão? – de que extrapolam os limites cênicos, envolvendo artista, músicos e plateia numa aura de sedução que reitera o excelente gosto de Marisa Monte”. Trecho retirado da reportagem disponível em: <http://www.saraivaconteudo.com.br/Blogs/Post/45965>. Acesso em 27 dez. 2015.
3 º.Passe os vídeos ou o DVD para os alunos assistirem. Peça que fiquem atentos a tudo que for falado, para título de informação e apreciação apenas, pois eles não produzirão uma projeção de imagens e sim um clipe para uma música brasileira escolhida pelo grupo. Os vídeos são apenas incentivos para o trabalho.
4 º.Divida a sala em grupos e peça que escolham uma música brasileira, atual, que gostariam de apresentar. Eles podem pesquisar a música na internet e encontrar, letra, autores, intérpretes e vídeos já realizados com ela ou aproveitar os CDs que cada um já tenha em casa.
5 º.Em outro momento, em grupo, deverão elaborar a maneira que gostariam de apresentar a música. Mesmo que façam um clipe usando eles mesmos como personagens, tudo deve ser filmado e transformado em um clipe para ser apresentado ao final do semestre. Dê tempo aos alunos para que eles possam receber ajuda do laboratorista de informática ou outra pessoa para a realização da atividade ou deixe que eles façam o filme nos celulares e apresentem depois, de uma forma organizada, para os outros colegas.
6 º.Marque o dia para a apresentação dos clipes. Você pode convidar as outras turmas para assistir a apresentação do trabalho, se tiver aparelhagem para isso.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A Figura 1 representa uma gravura retangular com 8 m de comprimento e 6 m de altura.
Deseja-se reproduzi-la numa folha de papel retangular com 42 cm de comprimento e 30 cm de altura, deixando livres 3 cm em cada margem, conforme a Figura 2.
A reprodução da gravura deve ocupar o máximo possível da região disponível, mantendo-se as proporções da Figura 1.
PRADO, A. C. Superinteressante, ed. 301, fev. 2012 (adaptado).
A escala da gravura reproduzida na folha de papel é:
- Matemática | 13.5 Polígonos
Uma pessoa possui um espaço retangular de lados 11,5 m e 14 m no quintal de sua casa e pretende fazer um pomar doméstico de maçãs. Ao pesquisar sobre o plantio dessa fruta, descobriu que as mudas de maçã devem ser plantadas em covas com uma única muda e com espaçamento mínimo de 3 metros entre elas e entre elas e as laterais do terreno. Ela sabe que conseguirá plantar um número maior de mudas em seu pomar se dispuser as covas em filas alinhadas paralelamente ao lado de maior extensão.
O número máximo de mudas que essa pessoa poderá plantar no espaço disponível é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.05 Editorial
Texto base: Leia o texto a seguir. Faroeste caipira No mesmo dia em que o Cruzeiro do Sul publicou duas notícias policiais de destaque, na edição de ontem, abrangendo Sorocaba, Cerquilho e Salto, outro acontecimento de grande impacto, com família rendida e sequestro, desenrolava-se em outras três cidades: Capela do Alto, Araçoiaba da Serra e Itapetininga, somente esta última ainda não pertence à Região Metropolitana de Sorocaba. Os títulos das notícias publicadas ontem resumem a gravidade das ocorrências: Família vive momentos de horror na mira de assaltantes e Bandidos explodem três caixas eletrônicos. A referida família foi rendida por dois assaltantes na madrugada de anteontem (na Vila Carvalho, em Sorocaba) e os bandidos levaram uma caminhonete e outros objetos de valor. Os ataques a caixas eletrônicos ocorreram entre a madrugada de terça-feira e a manhã de quarta-feira nas cidades de Sorocaba, Cerquilho e Salto. Em Cerquilho, a polícia prendeu sete homens acusados de pertencerem a uma quadrilha especializada em furtos e explosões de caixas eletrônicos. Também na noite de terça-feira, no Jardim Hungarês, em Sorocaba, a polícia apreendeu explosivos encontrados em uma casa. [...] Os moradores da Região Metropolitana de Sorocaba não podem (e não aceitam) viver assustados e sujeitos a ficar reféns do crime organizado. Disponível em: <http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/606294/faroeste-caipira>. Acesso em: 05 abr. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
O editorial representa a opinião do veículo de comunicação a respeito de um determinado assunto ou fato, configurando-se como um texto argumentativo.
Levando-se em consideração o ponto de vista e os argumentos apresentados nesse editorial do jornal Cruzeiro do Sul, redija um parágrafo, justificando o título “Faroeste caipira”.
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
Considere um filtro polarizador linear no plano S, cuja polarização é paralela ao eixo x. Uma onda eletro- magnética com polarização linear no eixo z propaga-se na direção do eixo y. Um pêndulo é colocado na frente do fil- tro. A ponta do pêndulo contém uma pequena placa circular feita de um filtro de polarização linear. Quando o pêndulo está em repouso, a polarização é paralela ao eixo x. O pêndulo oscila no plano S0, de −90◦ a 90◦, conforme mostra a figura. Uma chapa fotográfica capaz de absorver a onda eletromagnética é colocada atrás dos filtros de polarização. Despreze efeitos de difração e interferência. Considere que os planos S e S0 são paralelos ao plano xz.
Assinale a alternativa que melhor representa o que vai ser visto na chapa fotográfica.