Ordena las letras de las palabras para formar los términos que les corresponden en la imagen siguiente.
NIÓAV
TERN
UBAÚSOT
ACMÓNI
VÍOAN
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
6. Materiais necessários
- Data show se possível, para passar o vídeo sugerido ou texto sobre o assunto para discussão em sala.
- Vídeo “Liga desliga”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CQ0EVnABJYE>. Acesso em 30 dez. 2016.
- Imagens de obras de Peter Blake. Disponível em: <http://alicewaldockgraphics.blogspot.com.br/2013/05/peter-blake-pop-art.htm>l. Acesso em 25 jan. 2016.
- Máquinas fotográficas ou celulares.
- Materiais diversos para compor as releituras. Os alunos escolherão a partir da ideia do grupo.
Procedimento
1º. O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre o que é cultura de massa?
2º. As diversas respostas devem ser anotadas no quadro para que sejam retomadas depois.
3º. Depois desse breve brainstorm, o professor deve colocar o vídeo “Liga desliga” para a turma, pedindo para que prestem atenção (Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CQ0EVnABJYE>. Acesso em 30 dez. 2015.)
4º. Depois da experiência com o site, o professor deve propor aos alunos que escrevam um pequeno texto sobre o que é dominação cultural. Pode ser um pequeno conto, uma poesia, uma redação, etc. Qualquer gênero literário pode ser utilizado.
5º. Numa próxima aula o professor continuará a discussão sobre dominação cultural e cultura de massa, agora usando como base as obras de Peter Blake (Pop Art). Proponha agora aos alunos que façam releituras do trabalho de Peter Blake, utilizando técnicas de colocação de objetos para montar uma composição. Depois os alunos irão fotografar as composições para uma possível exposição.
6º. Divida a sala em grupos para que o trabalho fique mais organizado. Marque o dia da apresentação das fotos e auxilie os alunos na organização e finalização da atividade.
Obras de Peter Blake. Disponível em: <http://alicewaldockgraphics.blogspot.com.br/2013/05/peter-blake-pop-art.htm>l. Acesso em 25 jan. 2016.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto a continuación para contestar la cuestión.
¿ANDAR EN BICI ES UN RIESGO PARA LA SALUD?
Todos los deportes presentan riesgos a la salud de las personas cuando se practican a nivel competitivo o profesional, puesto que los cuerpos son exigidos a niveles superiores que en las actividades cotidianas. Basta con ver las cortas edades a las que los deportistas de alto rendimiento se ven obligados a terminar sus carreras profesionales, generalmente fruto de lesiones sufridas. Por lo tanto, afirmar que el simple hecho de andar en bicicleta es un riesgo para la salud es tan absurdo como afirmar que subir el cerro San Cristobal caminando es tan riesgoso como subir al Everest. Usar la bici te ayuda a llevar un estilo de vida más saludable y alegre mientras realizas una actividad cotidiana, favoreciendo al mismo tiempo una relación más saludable y funcional con tu entorno.
Disponible en: <http://www.arribaelachancha.cl/2012/04/08/es-real-que-andar-en-bici-es-un-riesgo-para-la-salud-sexual-de-las-mujeres/>. Acceso el: 11 mar. 2013. (Adaptado)
Contesta a la pregunta del título: ¿Andar en bici es un riesgo para la salud? Justifica tu respuesta mostrando tanto puntos negativos cuanto positivos.
- Química
A começar pelos pigmentos naturais utilizados nas primeiras pinturas rupestres, as substâncias químicas têm sido desde sempre utilizadas pelos artistas. Atualmente, diversas substâncias químicas modernas, sintéticas ou naturais, como solventes, resinas, colas e fungicidas, são essenciais para preservar a herança artística e cultural mundial. Por exemplo, os químicos, juntamente com restauradores e curadores de museus, buscam compreender a natureza e a composição dos materiais utilizados por determinado artista, as mudanças físicas e químicas que ocorrem nesses materiais com o passar dos anos e como afetam a composição e as propriedades cromáticas do material original.
Esses estudos demonstram que o índigo é um dos pigmentos orgânicos mais antigos, tendo sido usado na Índia e também no Império Maia. O índigo foi, inicialmente, produzido a partir do indican, um produto natural obtido de plantas, como a Indigoferatinctoria.
Observe as equações químicas, mostrando a síntese do índigo a partir do indican:
O produto A, na primeira reação, é uma aldose que também está presente na constituição da sacarose. Qual o nome de A?
- Geografia - Fundamental | 8.02 As Sub-regiões do Nordeste
No mapa a seguir encontra-se uma sub-região do Nordeste que apresenta clima e vegetação de transição. A leste, o clima é mais úmido e a vegetação original era de mata Atlântica. A oeste, as chuvas diminuem e a vegetação muda para caatinga. Nesta sub-região se destacam cidades como Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Feira de Santana (BA). Na zona rural encontram-se pequenas e médias propriedades que produzem milho, feijão, mandioca, além da criação de caprinos, suínos, ovinos e aves.
Essa sub-região é
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a receita a seguir e faça o que se pede na questão.
Em uma comunidade, há crianças com desnutrição. Para melhorar a condição nutricional dessas crianças, a sopa de frango com legumes poderia ser usada? Justifique sua resposta.