6. Materiais necessários
- Data show se possível, para passar o vídeo sugerido ou texto sobre o assunto para discussão em sala.
- Vídeo “Liga desliga”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CQ0EVnABJYE>. Acesso em 30 dez. 2016.
- Imagens de obras de Peter Blake. Disponível em: <http://alicewaldockgraphics.blogspot.com.br/2013/05/peter-blake-pop-art.htm>l. Acesso em 25 jan. 2016.
- Máquinas fotográficas ou celulares.
- Materiais diversos para compor as releituras. Os alunos escolherão a partir da ideia do grupo.
Procedimento
1º. O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre o que é cultura de massa?
2º. As diversas respostas devem ser anotadas no quadro para que sejam retomadas depois.
3º. Depois desse breve brainstorm, o professor deve colocar o vídeo “Liga desliga” para a turma, pedindo para que prestem atenção (Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CQ0EVnABJYE>. Acesso em 30 dez. 2015.)
4º. Depois da experiência com o site, o professor deve propor aos alunos que escrevam um pequeno texto sobre o que é dominação cultural. Pode ser um pequeno conto, uma poesia, uma redação, etc. Qualquer gênero literário pode ser utilizado.
5º. Numa próxima aula o professor continuará a discussão sobre dominação cultural e cultura de massa, agora usando como base as obras de Peter Blake (Pop Art). Proponha agora aos alunos que façam releituras do trabalho de Peter Blake, utilizando técnicas de colocação de objetos para montar uma composição. Depois os alunos irão fotografar as composições para uma possível exposição.
6º. Divida a sala em grupos para que o trabalho fique mais organizado. Marque o dia da apresentação das fotos e auxilie os alunos na organização e finalização da atividade.
Obras de Peter Blake. Disponível em: <http://alicewaldockgraphics.blogspot.com.br/2013/05/peter-blake-pop-art.htm>l. Acesso em 25 jan. 2016.