É pois manifesto que a ciência a adquirir é a das causas primeiras (pois dizemos que conhecemos cada coisa somente quando julgamos conhecer a sua primeira causa); ora, causa diz-se em quatro sentidos: no primeiro, entendemos por causa a substância e a essência (o “porquê” reconduz-se pois à noção última, e o primeiro “porquê” é causa e princípio); a segunda causa é a matéria e o sujeito; a terceira é a de onde vem o início do movimento; a quarta causa, que se opõe à precedente, é o “fim para que” e o bem (porque este é, com efeito, o fim de toda a geração e movimento).
Adaptado de: ARISTÓTELES. Metafísica. Trad. De Vincenzo Cocco. São Paulo: Abril S. A. Cultural, 1984. p.16. (Coleção Os Pensadores.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica, corretamente, a ordem em que Aristóteles apresentou as causas primeiras.
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- Matemática - Fundamental | 21. Problemas com as 4 Operações
Se você costuma deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, saiba que em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Mas se você molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes, enxaguando a boca depois, é possível economizar até 11 litros.
De acordo com os dados acima, uma pessoa que escova os dentes em 5 minutos, em um período de 7 dias, economizando 11 litros de água por escovação, gastará na semana somente:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Escrever e Argumentar
(1) O texto é como um iceberg: ele apresenta uma pequena parte na superfície da água (os elementos linguísticos que compõem sua materialidade) e uma imensa superfície subjacente (todos os conhecimentos que necessitam ser ativados para a produção de um sentido). Quanto maior a bagagem de conhecimentos de que o leitor/ouvinte dispuser, mais facilidade ele terá de chegar às profundezas do iceberg, para delas extrair os elementos que lhe vão facultar a produção de um sentido adequado para o texto que ouve ou lê.
(2) Visto que é difícil haver textos totalmente explícitos, o escritor competente deve ter a habilidade de realizar de forma adequada o “balanceamento” do que não pode deixar de ser dito e do que pode (ou deve) permanecer implícito, por ser recuperável via inferenciação.
(3) Argumentar consiste em influenciar o nosso interlocutor por meio de argumentos, cuja constituição demanda apresentação e organização de ideias, bem como estruturação do raciocínio que será orientado em defesa da tese ou ponto de vista, visando à adesão do interlocutor. Quanto mais os argumentos forem sustentados em provas que podem ser fatos, exemplos, opiniões relatadas, dados estatísticos, mais chances teremos de ser bem-sucedidos em nosso intento.
(4) Assim, argumentar pressupõe intencionalidade e aceitabilidade, ou seja, de um lado, há aquele que constrói argumentos para influenciar o interlocutor e conseguir seu intento; e de outro, aquele que é alvo desse processo, o interlocutor, e que tem a liberdade de considerar ou não a validade dos argumentos, de aceitar ou não a tese defendida numa postura que em nada remete à ideia de passividade, nem simplesmente à emoção.
(5) Isso significa dizer, com base em Meyer (2008), que toda argumentação é dialógica, porque envolve sujeitos, seus conhecimentos e formas de compreensão da realidade; porque pressupõe liberdade de pensar e expressar o pensamento. Daí não ser suficiente apenas justificar uma tese, mas também considerar a existência de teses contrárias que podem ser evocadas, citadas, refutadas, ou em relação às quais podemos fazer alguma concessão.
(6) Na argumentação, queremos e buscamos a adesão do nosso interlocutor, mas sem cancelar o diálogo, a subjetividade, atitude que requer sempre atenção e respeito ao outro e às suas razões, às diferenças que são próprias entre os indivíduos.
(Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016, p 34. Adaptado).
A coesão é definida como uma regularidade atestada nos textos, independentemente de sua extensão. Podemos identificar no Texto recursos que, de alguma maneira, têm a função de promover essa coesão, ou a continuidade semântica, do texto, responsável por sua coesão e sua coerência. Entre os recursos que criam e sinalizam a referida continuidade, podemos citar:
1) o recurso à repetição de palavras, como ‘argumentar’, ‘argumentos’, ‘argumentação’, ‘interlocutor’, ‘tese’.
2) o emprego de palavras que exigem uma volta a partes anteriores do texto para recuperar sentidos e referências, como ‘assim’, ‘isso’, ‘daí’, ‘ele’.
3) o uso de palavras fora do padrão coloquial e de palavras segundo as normas da linguagem formal.
4) a presença de palavras afins semanticamente como em: ‘pensar’ e ‘expressar’; ‘diálogo’ e ‘interlocutor’; ‘conhecimento’ e ‘compreensão da realidade’; ‘argumentos’ e ‘tese’ etc.
5) o uso de conectivos (preposições e conjunções), de vários tipos, como: ‘visto que’, ‘cuja’, ‘mas’, ‘porque’, ‘ou seja’, ‘para’ etc.
Estão corretas:
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
Trecho I
Era uma velha sequinha que, doce e obstinada, não parecia compreender que estava só no mundo. Os olhos lacrimejavam sempre, as mãos repousavam sobre o vestido preto e opaco, velho documento de sua vida. No tecido já endurecido encontravam-se pequenas crostas de pão coladas pela baba que lhe ressurgia agora em lembrança do berço. (...) O corpo era pequeno, escuro, embora ela tivesse sido alta e clara. Tivera pai, mãe, marido, dois filhos. Todos aos poucos tinham morrido. Só ela restara com os olhos sujos e expectantes quase cobertos por um tênue veludo branco.
Clarice Lispector. Viagem a Petrópolis.
Trecho II
Por que Mocinha não dormiu na noite anterior? À ideia de uma viagem, no corpo endurecido o coração se desenferrujava todo seco e descompassado, como se ela tivesse engolido uma pílula grande sem água. Em certos momentos nem podia respirar.
Idem.
Considerando esses trechos do conto Viagem a Petrópolis, de Clarice Lispector, e a partir do entendimento de que a ansiedade, conforme demonstrada no trecho II, provoca diversas alterações fisiológicas, julgue o item.
O átrio direito do coração humano
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Match the correct sentence to the picture.
- Geografia - Fundamental | 3.5 Migrações no Território Brasileiro
Enunciado:
Observe o mapa a seguir, referente ao processo migratório no Brasil até a década de 1970. Nele, destaca-se a migração de nordestinos em direção ao Sudeste e ao Norte do país.
a) “A principal causa do fluxo de nordestinos para o Sudeste é devido à seca que assola a região.” Você concorda com essa ideia? Justifique.
b) EXPLIQUE o que levou o Brasil, um país de imigração há séculos, a transformar-se nas últimas décadas num país de emigração.