Texto base: ABAIXO-ASSINADO – PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR
Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado – RS Nós, abaixo assinados, eleitores do Município de Lajeado/RS, no uso de nossas atribuições como cidadãos, subscrevemos o presente projeto de lei de iniciativa popular, conforme texto anexo, que reduz os salários auferidos pelos vereadores e os equipara aos vencimentos dos professores da rede municipal com carga horária de 20 (vinte) horas semanais. [...] Disponível em: <http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR84614> . Acesso em: 10 jun. 2016. (Fragmento)
Enunciado:
O fragmento anterior é um exemplo de abaixo-assinado. Trata-se de uma modalidade comunicativa considerada documento que permite ao grupo emissor
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Lee el poema de Mario Benedetti y contesta.
¿Qué les queda a los_________?
¿Qué les queda por probar a los________
en este mundo de paciencia y asco?
¿sólo grafitti? ¿rock? ¿escepticismo?
también les queda no decir amén
no dejar que les maten el amor
recuperar el habla y la utopía
ser jóvenes sin prisa y con memoria
situarse en una historia que es la suya
no convertirse en viejos prematuros
¿qué les queda por probar a los________
en este mundo de rutina y ruina?
¿cocaína? ¿cerveza? ¿barras bravas?
les queda respirar/abrir los ojos
descubrir las raíces del horror
inventar paz así sea a ponchazos
entenderse con la naturaleza
y con la lluvia y los relámpagos
y con el sentimiento y con la muerte
esa loca de atar y desatar
¿qué les queda por probar a los__________
en este mundo de consumo y humo?
¿vértigo? ¿asaltos? ¿discotecas?
también les queda discutir con dios
tanto si existe como si no existe
tender manos que ayudan/abrir puertas
entre el corazón propio y el ajeno/
sobre todo les queda hacer futuro
a pesar de los ruines de pasado
y los sabios granujas del presente.
Disponible en: http://www.poemas-del-alma.com/mario-benedetti-que-les-queda-a-los-jovenes.htm. Acceso el 10 de agosto de 2011. Adaptado.
Marca la alternativa que presenta la correspondencia correcta.
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Os guindastes são muito úteis nas construções de grande porte, sustentando colunas ou elevando materiais. Um operador utiliza um guindaste para transportar uma viga de um ponto a 12 metros de altura até o chão e visando melhorar a eficiência do equipamento cria gráficos que mostram o comportamento da energia cinética e da energia potencial ao longo desse deslocamento.
Ao analisar os gráficos construídos o operador estima que o trabalho realizado, em joule, pelas forças disspativas no deslocamento de 2,0 m a 10,0 m foi igual a
- Língua Portuguesa
A gente Honório Cota
Quando o coronel João Capistrano Honório Cota mandou erguer o sobrado, tinha pouco mais de trinta anos. Mas já era homem sério de velho, reservado, cumpridor. Cuidava muito dos trajes, da sua aparência medida. O jaquetão de casimira inglesa, o colete de linho atravessado pela grossa corrente de ouro do relógio; a calça é que era como a de todos na cidade — de brim, a não ser em certas ocasiões (batizado, morte, casamento — então era parelho mesmo, por igual), mas sempre muito bem passada, o vinco perfeito. Dava gosto ver:
O passo vagaroso de quem não tem pressa — o mundo podia esperar por ele, o peito magro estufado, os gestos lentos, a voz pausada e grave, descia a rua da Igreja cumprimentando cerimoniosamente, nobremente, os que por ele passavam ou os que chegavam na janela muitas vezes só para vê-lo passar.
Desde longe a gente adivinhava ele vindo: alto, magro, descarnado, como uma ave pernalta de grande porte. Sendo assim tão descomunal, podia ser desajeitado: não era, dava sempre a impressão de uma grande e ponderada figura. Não jogava as pernas para os lados nem as trazia abertas, esticava-as feito medisse os passos, quebrando os joelhos em reto.
Quando montado, indo para a sua Fazenda da Pedra Menina, no cavalo branco ajaezado de couro trabalhado e prata, aí então sim era a grande, imponente figura, que enchia as vistas. Parecia um daqueles cavaleiros antigos, fugidos do Amadis de Gaula ou do Palmeirim, quando iam para a guerra armados cavaleiros.
Ópera dos mortos, 1970.
No início do segundo parágrafo, por ter na frase a mesma função sintática que o vocábulo “vagaroso” com relação a “passo”, a oração “de quem não tem pressa” é considerada:
- Matemática
No mês de setembro de 2011, a Petrobras atingiu a produção diária de 129 mil barris de petróleo na área do pré-sal no Brasil. O volume de um barril de petróleo corresponde a 159 litros.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 20 nov. 2011 (adaptado).
De acordo com essas informações, em setembro de 2011, a produção diária, em m3, atingida pela Petrobras na área do pré-sal no Brasil foi de
- Geografia | A. Globalização
Uma modalidade muito comum da mão de obra mais barata no exterior é a da produção por contrato, na qual se encomenda a produção de bens acabados ou de componentes. Esses bens ou componentes são então importados para o país da sede, ou outros, a fim de serem montados ou vendidos. Existe ainda a alternativa de serem vendidos no próprio país do contratante. [...] Empresas como a Nike lançam mão da produção por contrato no mundo inteiro.
DERESKY, Helen. Administração Global: estratégica e interpessoal. Editora Bookmam, 2008. p. 173.
Essa modalidade de produção e comercialização está inserida no contexto do (da)