Escolha somente os números que correspondem às características da civilização inca.
1. ( ) Construção de canais de irrigação
2. ( ) Civilização em torno da Espanha
3. ( ) Vasta rede de estradas
4. ( ) Tecelagem
5. ( ) Pouco desenvolvimento técnico
6. ( ) Terraços agrícolas
7. ( ) Falta de religião
8. ( ) Construção de Império
9. ( ) Poder distribuído igualmente pelo povo
10. ( ) Construção de cidades
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos números escolhidos.
Questões relacionadas
- Matemática | 13. Geometria Plana
A loja Telas & Molduras cobra 20 reais por metro quadrado de tela, 15 reais por metro linear de moldura, mais uma taxa fixa de entrega de 10 reais. Uma artista plástica precisa encomendar telas e molduras a essa loja, suficientes para 8 quadros retangulares
(25 cm × 50 cm). Em seguida, fez uma segunda encomenda, mas agora para 8 quadros retangulares (50 cm × 100 cm).O valor da segunda encomenda será
- Ciências - Fundamental | 01. Eu Sou um Ser Vivo
E para sentir o cheirinho bom das frutas, que sentido é usado?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
L’ Eixample
[1] L’Eixample es el gran conjunto ortogonal proyectado por el ingeniero Ildefons Cerdà en 1859 y que, en la actualidad,
constituye una de las representaciones más significativas de la imagen urbana de Barcelona. En menos de 745 hectáreas de superficie,
su paisaje va marcado por sus cuadros cerrados de cien metros de costado, con las esquinas cortadas por chaflanes de 20 m de longitud,
[4] separadas por calles, que se cruzan perpendicularmente con escasas excepciones de avenidas diagonales (Avenida Diagonal, Mistral,
Gaudí y Roma), de 20 m de ancho (o más en las principales avenidas Diagonal, Aragón, Gran Via i Urgell, Rambla de Catalunya,
Passeig de Gràcia y de San Joan).
[7] Cerdà propuso un proyecto de urbanización perfectamente racional, concebido para resolver de forma técnica y aséptica los
problemas que creaba la estructura obsoleta de las ciudades antiguas.
Su estudio detallado de las condiciones de vida en Barcelona amurallada, y el análisis comparativo con otros casos en Europa,
[10] dio como resultado el primer tratado moderno de urbanismo: “Teoría general de la urbanización”, escrito en 1858 y que fue, de hecho,
parte de la memoria de su proyecto de Eixample. Es decir, Cerdà elaboró una teoría y después la aplicó al caso concreto que se le
planteaba.
[13] La unidad básica del Eixample de Cerdà es la manzana de 113,33 metros de lado, que genera una estructura regular: la célebre
cuadrícula. Cerdà destinó 20 metros de anchura a las calles, de los cuales 10 eran para las dos aceras de 5 metros cada una. La anchura
entonces inusual de las calzadas se debía a la previsión de dos factores: la buena insolación de las viviendas y el incremento futuro
[16] de la circulación rodada (aunque Cerdà pensaba en algún tipo de ferrocarril de uso particular). La cuadrícula está orientada de manera
que los ángulos de las manzanas coincidan con los puntos cardinales.
internet: www.maximizingprogress.org (con adaptaciones)
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto II y, cuando se explicite, también de acuerdo con el texto.
El uso de chaflanes hace con que desaparezcan las esquinas del Eixample.
- História | 6.14 Guerra Fria
(UFRGS) "Sejamos realistas, que se peça o impossível."
A frase acima, eternizada nos muros de Paris em maio de 1968, foi escrita durante a radicalização do movimento contestatório, quando as ruas da capital francesa foram transformadas em cenário de uma guerra civil.
A respeito desse acontecimento, é correto afirmar que ele:
- Física | B. Vetorial
(UESC) A figura representa uma parte de um toca-discos que opera nas frequências de 33 rpm, 45 rpm e 78 rpm. Uma peça metálica, cilíndrica C, apresentando três regiões I, II e III de raios, respectivamente, iguais a R1, R2 e R3, que gira no sentido indicado, acoplada ao eixo de um motor. Um disco rígido de borracha D, de raio RD, entra em contato com uma das regiões da peça C, adquirindo, assim, um movimento de rotação. Esse disco também está em contato com o prato P, sobre o qual é colocado o disco fonográfico. Quando se aciona o comando para passar de uma frequência para outra, o disco D desloca-se para cima ou para baixo, entrando em contato com outra região da peça C.
A análise da figura, com base nos conhecimentos sobre movimento circular uniforme, permite afirmar: