Observe a imagem abaixo:
De acordo com as informações fornecidas e com seus conhecimentos do sistema vascular, assinale a afirmação que contém apenas informações corretas.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Texto base: Leia o texto a seguir. Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar - se possível - judeus, o gentio ... negros ... brancos. [...] Neste mesmo instante, a minha voz chega a milhões de pessoas pelo mundo afora ... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas ... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. [...] Soldados! Não vos entregueis a esses brutais ... que vos desprezam ... que vos escravizam ... que arregimentam as vossas vidas ... que ditam os vossos atos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo [...], que vos tratam como um gado humano e que vos utilizam como carne para canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos. CHAPLIN, Charles. Discurso final do filme O grande ditador (1940). Disponível em: <https://pensador.uol.com.br/frase/NTI2MjYy/>. Acesso em: 06 out. 2016
Enunciado:
O cineasta Charles Chaplin, em seu filme o Imperador de 1940, proferiu esse discurso por meio de seu personagem principal da obra.
a) Relacione o discurso presente no filme com o contexto político ideológico que caracterizou a conjuntura em que o autor estava inserido.
b) Aponte quais são as críticas apresentadas por Chaplin.
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(UEPA) A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe o consumo de praticamente qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. A partir de agora, motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2g de álcool por litro de sangue pagarão multa de 957 reais, perderão a carteira de motorista por um ano e ainda terão o carro apreendido. Para alcançar o valor-limite, basta beber uma única lata de cerveja ou uma taça de vinho. Quem for apanhado pelos já famosos "bafômetros" com mais de 0,6g de álcool por litro de sangue poderá ser preso.
A equação iônica que representa a reação durante o teste do bafômetro (etilômetro) é:
Cr2O72 – + 8 H+ + 3 C2H5OH →2 Cr3+ + 3 CH3CHO + 7 H2O
Sabendo-se que o pH do íon hidrônio é igual a 3 e a concentração dos outros íons e substâncias é de 1 molar, a constante Kc da reação no teste do etilômetro é:
- Ciências - Fundamental | 13. A Esfericidade e Os Movimentos da Terra
A ideia de que o planeta Terra é plano foi superada há séculos. No entanto, recentemente, grupos de pessoas têm retomado a ideia de uma Terra plana, usando argumentos anticientíficos como justificativa. Satirizando o assunto, o renomado físico Neil deGrasse Tyson publicou uma imagem em uma de suas redes sociais, mostrando como deveria ser, por exemplo, um eclipse lunar se a Terra de fato fosse plana.
Na prática, quando esse tipo de eclipse ocorre, o que se observa na verdade é uma sombra com formato
- História
Em 1570, a Província de Santa Cruz contava com 60 engenhos. Destes, 41 situavam-se nas capitanias de Pernambuco e da Bahia. Quinze anos depois, o número de engenhos nestas duas regiões mais do que triplicou, atingindo a marca dos 131. No final do século, em 1590, a colônia contava com 150 engenhos espalhados pelas capitanias de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Vicente. As duas primeiras capitanias, entretanto, continuavam a concentrar o maior número de unidades produtivas, que correspondia a 80% do total (...). Em 1584, cerca de 40 navios eram utilizados para transportar o açúcar de Recife para Lisboa. No início do século XVII, em 1614, mais de 130 navios eram utilizados no transporte do açúcar de Pernambuco para a metrópole.(Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil, uma interpretação, 2008.)
Infere-se do texto que:
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Durante o século XX, a seguinte manchete foi lida muitas vezes:
Estados Unidos da América: potência global!
Os Estados Unidos demonstram ser uma potência global devido