Texto para a questão
No 1º quadrinho, a mãe lamenta
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28. Materiais:
• Cartolina no tamanho A4
• Lápis grafite 2B, 4B e 6B
• Tesoura sem ponta
• Imagens propostas na atividade impressas em cor no tamanho A4
Desenvolvimento:
1 - Apresentar aos alunos as seguintes imagens:
Disponível em: http://ifbainfohistoria.blogspot.com.br/2011/06/arte-egipcia.html. Acesso em: 9 maio 2012
Disponível em: http://edilenef.blogspot.com.br/2009/04/aula-15-luz-e-sombra_07.html. Acesso em: 9 maio 2012.
2 - Apresente as imagens para os alunos (faça uma bela impressão colorida no tamanho A4 e apresente-as num paspatur preto) e pergunte: qual destas imagens possui volume? Quais as características definem o volume nestas imagens?
3 - Deixe que os alunos respondam baseados no estudo do assunto no livro de Arte.
4 - Em seguida, entregue a cada aluno uma cartolina no tamanho A4. Peça para que coloquem o papel sobre a carteira no sentido horizontal e dividam a folha ao meio com um traço.
5 – Agora, proponha a eles o desenho, apenas em linhas, de um dos detalhes que compõem as duas imagens. De um lado do papel a egípcia, e do outro lado, a Monalisa, de Leonardo da Vinci.
6 - Em seguida, proponha que invertam o tratamento das imagens construindo volume na imagem egípcia e retirando o volume da obra de Monalisa.
Observações:
1 - Professor, importa aqui mais o exercício do fazer do que a fidelidade às imagens ou o resultado perfeito. Auxilie seus alunos a executarem a tarefa com esmero, cuidado e capricho. Aqueles que tiverem maior facilidade poderão assessorar os demais.
2 - Uma técnica interessante é esfumaçar o grafite sobre o desenho e passar o dedo por cima espalhando a sombra nos lugares desejados.
3 - Caso julgue interessante, poderá ser feito um primeiro desenho de detalhes conforme se apresentam na imagem e em seguida propor a inversão da prática.
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(FUVEST 2015 1ª FASE) De um baralho de 28 cartas, sete de cada naipe, Luís recebe cinco cartas: duas de ouros, uma de espadas, uma de copas e uma de paus. Ele mantém consigo as duas cartas de ouros e troca as demais por três cartas escolhidas ao acaso dentre as 23 cartas que tinham ficado no baralho.
A probabilidade de, ao final, Luís conseguir cinco cartas de ouros é:
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(UECE) Considere dois capacitores com diferentes capacitâncias, ligados em paralelo e conectados a uma bateria. É correto afirmar que, após carregados,
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A figura ao lado apresenta a divisão do planeta em placas tectônicas, destacando três pontos (A, B e C). Sobre esses pontos, considere as seguintes afirmações:
I – O ponto “A” situa-se na Dorsal Meso-Atlântica. O vulcanismo ali presente resulta da relação divergente entre as placas Euro-Asiática e Norte-Americana.
II – O ponto “B” situa-se em uma área de grande movimento orogenético. O tectonismo ali presente resulta da relação convergente entre as placas Indiana e Euro-Asiática.
III – O ponto “C” representa a região do vulcão Krakatoa, situado numa área de expansão do assoalho oceânico, resultado da relação divergente entre as placas Indiana e do Pacífico.
Das afirmações acima está(ão) correta(s) apenas:
- Ciências - Fundamental | 08. O Ser Humano Percebe e Modifica o Ambiente
Analise as imagens que mostram três motivos que levam o homem a modificar o ambiente e responda.
1. Construção da Rodovia Interoceânica, interligando Peru e Brasil, que corta um trecho da Floresta Amazônica. [...]
2. Gado pastando entre os restos de uma floresta perto de Boa Vista, no norte do Brasil.[...]
3. Gigantesca mina de ouro a céu aberto domina a paisagem na floresta tropical da província da Papua, na Indonésia. [...]
Disponível em: <http://sustentabilidade.allianz.com.br/clima/impactos/?665/Dez-causas-do-desmatamento>. Acesso em: 22 set. 2013. (Fragmento)
Em cada uma das imagens qual foi o motivo que levou o homem a modificar os ambientes naturais representados.