Leia o texto. Treinando Buscapé Todos os dias, Marcelo ia à casa de Claudinei treinar Buscapé. O cachorro acostumara com os dois irmãos, que o tratavam com o maior carinho e, felizmente, não fugiu. O problema, porém, era aprender o que Marcelo queria que ele aprendesse. Estavam no melhor da festa... passava um carro. Buscapé disparava, latindo, sem lembrar de mais nada. — Volta, Buscapé! – gritava Marcelo desesperado. Que nada. O cachorro virava a esquina, esquecido da vida. Voltava mesmo só quando queria... Giselda Laporta Nicolelis, Um dono para Buscapé. São Paulo: Moderna, 1997.
Enunciado:
O trecho que expressa uma opinião do narrador é:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(FCMSCSP) Analise a figura que ilustra, de forma simplificada, algumas fases do ciclo celular, no qual é possível observar um momento em que a célula não está se dividindo e outro em que a célula se divide em duas.
De acordo com as fases esquematizadas, pode-se afirmar que ocorre
- Geografia - Fundamental | 04. Características naturais do território brasileiro
As zonas térmicas da Terra
A Terra demora cerca de 365 dias, ou seja, um ano para dar um volta completa em torno do sol. Durante este tempo o eixo terrestre inclina fazendo com que um hemisfério receba mais luz solar do que o outro e vice versa. Esta inclinação do eixo terrestre é responsável pelas diferentes zonas térmicas existentes em nosso planeta e pelas mudanças das estações do ano. O Brasil se localiza na zona térmica tropical e a maior parte de seu território possui temperaturas elevadas durante o verão e chuvas ao longo do ano.
Disponível em: <http//www.brasilescola.com/geografia/zonas-termicas-terra.htm>. Acesso em: 5 nov. 2011.
A partir da leitura do texto e análise da imagem complete as lacunas.
A zona climática que se localiza acima do Círculo Polar Ártico é a _____________________
A zona climática Tropical se localiza entre os trópicos de __________________ e de _____________________
A zona Temperada do Norte se localiza entre o trópico de _________________ e a linha do __________________.
A zona Temperada do Sul se localiza entre a linha do Equador e o trópico de __________________.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
A instrução não era coisa muito difundida na Mesopotâmia. Mas os escribas (...) tinham de submeter-se a um aprendizado (...) passando a integrar uma elite privilegiada que olhava os seus concidadãos com desprezo(...).
A primeira coisa que o menino de escola aprendia era confeccionar uma tabuinha e manejar um cálamo. Os primeiros passos na escrita eram dados num pedaço de argila, onde o menino aprendia a gravar uma cunha cuneiforme simples (...). Em seguida, começava com a lista básica de sinais (...). Depois de aprender os sinais básicos, o aluno passava às milhares de palavras sumérias diferentes que eram expressas por mais de um sinal. (...) Uma parte separada do currículo era dedicada à matemática (...) ensinada pelo escriba da contabilidade (...), pelo escriba da medida (...) e pelo escriba do campo (isto é, agrimensor).
Trechos de Walker, C. B. F. O cuneiforme. In: HOOKER, J. T. Lendo o passado: do cuneiforme ao alfabeto. São Paulo: Edusp, Melhoramentos, 1996. p. 55-57.
Glossário:
- Concidadãos: pessoa que, em relação a outra, é da mesma cidade ou do mesmo país.
- Cálamo: instrumento para a escrita, feito de um pedaço de cana ou junco, afinado na extremidade, utilizado antigamente para escrever em tábuas de argila, papiros e pergaminhos.
- Cunha: tipo de plano inclinado duplo que se movimenta para realizar o trabalho.
- Cuneiforme: designação dada a certos tipos de escritas feitas com auxílio de objetos em formato de cunha.
- Agrimensor: profissional que mede e divide propriedades rurais e urbanas.
Analfabetismo e escolarização no Brasil.
Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/transform.htm. Acesso em: 27 out. 2011.
Comparando a alfabetização no Brasil e nas sociedades antigas concluímos que
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
O FUTURO ERA LINDO
A informação seria livre. Todo o saber do mundo seria compartilhado, bem como a música, o cinema, a literatura e a ciência. O custo seria zero. O espaço seria infinito. A velocidade, estonteante. A solidariedade e a colaboração seriam os valores supremos. A criatividade, o único poder verdadeiro. O bem triunfaria sobre os males do capitalismo. O sistema de representação se tornaria obsoleto. Todos os seres humanos teriam oportunidades iguais em qualquer lugar do planeta. Todos seriam empreendedores e inventivos. Todos poderiam se expressar livremente. Censura, nunca mais. As fronteiras deixariam de existir. As distâncias se tornariam irrelevantes. O inimaginável seria possível. O sonho, qualquer sonho, poderia se tornar realidade.
1Livre, grátis, inovador, coletivo, palavras-chave do novo mundo que a internet inaugurou. Por anos esquecemos que a internet foi uma invenção militar, criada para manter o poder de quem já o tinha. Por anos fingimos que transformar produtos físicos em produtos virtuais era algo ecologicamente correto, esquecendo que a fabricação de computadores e celulares, com a obsolescência embutida em seu DNA, demanda o consumo de quantidades vexatórias de combustíveis fósseis, de produtos químicos e de água, sem falar no volume assombroso de lixo não reciclado em que resultam, incluindo lixo tóxico.
2Ninguém imaginou que o poder e o dinheiro se tornariam tão concentrados em megahipercorporações norte-americanas como o Google, que iriam destruir para sempre tantas indústrias e atividades em tão pouco tempo. Ninguém previu que os mesmos Estados Unidos, graças às maravilhas da internet sempre tão aberta e juvenil, se consolidariam como os maiores espiões do mundo, humilhando potências como a Alemanha e também o Brasil, impondo os métodos de sua inteligência militar sobre a população mundial, e guiando ao arrepio da justiça os bebês engenheiros nota dez em matemática mas ignorantes completos em matéria de ética, política e em boas maneiras.
3Ninguém previu a febre das notícias inventadas, a civilização de perfis falsos, as enxurradas de vírus, os arrastões de números de cartão de crédito, a empulhação dos resultados numéricos falseados por robôs ou gerados por trabalhadores mal pagos em países do terceiro mundo, o fim da privacidade, o terrorismo eletrônico, inclusive de Estado.
Marion Strecker
Adaptado de Folha de São Paulo, 29/07/2014.
Ninguém imaginou que o poder e o dinheiro se tornariam tão concentrados em megahipercorporações norte-americanas como o Google, que iriam destruir para sempre tantas indústrias e atividades (ref. 2)
O vocábulo tão, associado ao conectivo que, estabelece uma relação coesiva de:
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Leia com atenção os textos a seguir, que abordam a questão da propriedade privada da terra. O primeiro texto foi escrito por Rousseau, e o segundo por John Locke.
O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer: “Isto é meu!” e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: “Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!”
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a desigualdade. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 259. (Os pensadores).
Vê-se claramente que os homens concordaram com a posse desigual e desproporcional da terra, tendo encontrado, por um consentimento [...] voluntário, um modo pelo qual alguém pode possuir com justiça mais terra que aquela cujos produtos possa usar, recebendo em troca do excedente ouro e prata que podem ser guardados sem prejuízo de quem quer que seja, uma vez que esses metais não se deterioram nem apodrecem nas mãos de quem os possui.
LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 428.
Sobre os iluministas e os textos escritos por eles, assinale a alternativa correta.