Texto 1 Adolescentes e crianças são sucesso na internet
e atraem milhões de fãs Internautas mirins se divertem produzindo vídeos e ainda
ganham dinheiro com isso, além de terem a admiração de
milhões de fãs pelo Brasil inteiro E agora vamos conhecer uma meninada que está bombando na internet. Eles têm pouca idade, mas conseguiram o que muita gente sonha: fazer um sucesso enorme, com milhões de seguidores. Qual será o segredo? Eles se divertem na frente de milhares de pessoas. E não fazem nenhuma questão de esconder os erros de gravação. Aliás, essa é parte da graça. Bastou um videozinho da Bel chamando para um encontro no shopping no Rio de Janeiro para uma multidão de meninas aparecerem só para tirar uma foto com ela. “Eu gosto muito de ser reconhecida porque é divertido. Pedir autógrafo, tirar foto, eu gosto muito”, diz Bel Cerer. Mas por que essa menina de 8 anos é tão famosa? Você deve estar se perguntando. Por ser simplesmente ela mesma em vídeos na internet. [...] “O canal da Bel tem hoje 50 milhões de visualizações mensais. Tem 600 mil seguidores e um total de 200 milhões de visualizações”, diz Fran. Duzentos milhões! É praticamente a população do Brasil! E o que a Bel quer ser quando crescer? “Eu quero ter um programa igual ao da Fátima: ‘Encontro Com a Bel’ para meninas e meninos também”, diz. “E esse trabalho que está sendo feito pode estar revelando excelentes comunicadores no futuro. E acima de tudo: contem com a supervisão dos adultos à sua volta para poder fazer essa veiculação de uma maneira saudável”, diz o psicanalista César Ibrahim. E o mais importante: seja humor, seja moda ou seja brincadeira, o importante é se divertir. Disponível em: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/09/
adolescentes-e-criancas-sao-sucesso-na-internet-
e-atraem-milhoes-de-fas.html>. Adaptado. Texto 2 Visibilidade Infantil O fenômeno das crianças que são blogueiras mirins [...] Como a exposição na mídia pode influenciar no crescimento da criança? Depende muito de como a criança percebe a exposição dela e como isso é tratado com ela. Por exemplo, se ela tem um canal e não se dá conta do alcance, se na escola isso não afeta o rendimento dela, se dentro da família isso não é uma questão que muda as atitudes, não há um grande problema. Mais do que a exposição, a gente deve se perguntar sobre qual é o caráter que dão para esses canais. Eu vejo algo muito preocupante, por exemplo, nos canais de demonstração de brinquedos. Existem vídeos com ovos gigantes, com crianças abrindo esses ovos com muitos brinquedos dentro. Um desses brinquedos já seria o suficiente para a criança. E eles tiram 20 de lá. Isso é um apelo enorme ao consumo, e acaba se tornando confuso para a criança. A partir do momento em que ganhar brinquedos e demonstrá-los em vídeos vira o cotidiano da criança, isso se torna preocupante. Agora um canal de penteados, por exemplo, pode ser explorado de uma maneira saudável, se for algo que a criança gosta de fazer e se sente reconhecida e realizada. Se você souber valorizar o conteúdo de uma forma que ele não seja apelativo para a criança, não tem problema. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/arco/Digital/Noticia.php?
Id_Noticia=340>.
Enunciado:
Sobre os dois textos é correto afirmar que tratam de assuntos: