Texto base: Leia o texto e examine a imagem abaixo. “Felizmente somos todos diferentes, quer em nível físico, quer em nível emocional. O livro mostra crianças diferentes de vários cantos do globo.” Disponível em: <http://psicoterapiacomportamentalinfantil.blogspot.com.br/2012/03/somos-todos-diferentes-emma-damon.html> Acesso em: 10 set. 2014.
Enunciado:
Explique a frase que é o título do livro: “Somo todos diferentes”.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Balão
- Papel kraft, jornal e revista
- Cola
- Tinta guache
- Pincel
- Recipiente para água
- Papel toalha
PROCEDIMENTOS
- O professor vai propor a turma a confecção e pintura de um vaso, usando os
grafismos dos desenhos indígenas.
- O professor vai pedir aos alunos para primeiramente encher o balão. Não encher
muito senão o balão estoura. O vaso será feito a partir do balão.
- Peça aos alunos para pegar pedaços de papel (revista para recorte), passar cola
branca na bexiga e ir colando, até circundar toda a bexiga
- Espere secar.
- Colar uma segunda camada de papel. O ideal é fazer cada camada com um tipo de
papel . Faça a primeira com revista, a segunda com jornal e assim por diante.
- Espere secar.
- Colar uma última camada utilizando o papel kraft.
- Deve ser feito de 03 a 04 camadas, dependendo da espessura que queira dar ao vaso.
- O ideal é fazer mais camadas para o vaso ficar mais resistente.
- Espere secar.
- Depois que todas as camadas de papel estiverem secas, faça uma abertura em uma
das extremidades do que será o vaso. Retire a bexiga de dentro – neste momento ela
já deverá estar murcha.
- Depois que os “ vasos indígenas “ já estiverem devidamente preparados, os alunos
vão finalizar seus trabalhos decorando-os com grafismo indígena. Fonte:https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-fazer-vaso- de-jornal-e-bexiga-passo-a-passo
Fonte: http://juliananomundodasartes.blogspot.com/2012/11/arte-indigena-cultura-e-tradicao.html
- Entregue as tintas para os alunos. Instrua que todas as vezes que forem mudar a cor
da tinta, lavar os pincéis.
- Vai ser uma experiência muito legal.
Fonte: https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-fazer-vaso-de-jornal-e-bexiga-passo-a-passo/
Fonte: http://juliananomundodasartes.blogspot.com/2012/11/arte-indigena-cultura-e-tradicao.html
A COR NA ARTE
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Estudos revelam que, independentemente de etnia, idade e condição social, as pessoas têm padrões estéticos comuns de beleza facial e que as faces consideradas bonitas apresentam-se em proporção áurea. A proporção áurea é a constante Φ = 1,618...
Uma agência de modelos reconhece a informação citada e utiliza-a como critério de beleza facial de suas contratadas. Para entrevistar uma nova candidata a modelo, a referida agência pede uma fotografia de rosto no ato da inscrição e, com ela, determina as medidas mostradas na figura.
Analisando a fotografia de cinco candidatas, I, II, III, IV e V, para a seleção de uma única garota, foram constatadas estas medidas:
• Candidata I: M1 = 11 cm; M2 = 5,5 cm e M3 = 7 cm.
• Candidata II: M1 = 10,5 cm; M2 = 4,5 cm e M3 = 6,5 cm.
• Candidata III: M1 = 11,5 cm; M2 = 3,5 cm e M3 = 6,5 cm.
• Candidata IV: M1 = 10 cm; M2 = 4 cm e M3 = 6,5 cm.
• Candidata V: M1 = 10,5 cm; M2 = 4 cm e M3 = 6,5 cm.
CONTADOR, P. R. M. A matemática na arte e na vida.
São Paulo: Livraria da Física, 2007 (adaptado).A candidata selecionada pela agência de modelos, segundo os critérios da proporção áurea, foi
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Um conjunto residencial será construído em um terreno que está representado no mapa a seguir na escala 1 : 1 000. O terreno está divido em lotes quadrados iguais ao indicado na figura. No local, será construído um centro comunitário, quiosques e praças de lazer e alimentação, de tal forma que a soma total dessas áreas não ultrapasse 2/5 da área total do terreno.
A área total, a ser disponibilizada para a construção do centro comunitário, dos quiosques e das praças de lazer e alimentação, não poderá ultrapassar:
- História - Fundamental | 10. Descolonização da África e da Ásia
Texto base: Leia um trecho da notícia Preparando o terreno para a Copa do Mundo na África do Sul, publicada no dia 10/05/2010 no O Globo Digital e responda à questão.
Enunciado:
Imagine que você é um correspondente de um veículo de comunicação escrita. Reescreva o texto apresentando informações que traduzem um novo olhar sobre o continente.
- Geografia | A. Globalização
Texto I
Dezenas de milhares de pessoas compareceram à maior manifestação anti-troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) em Atenas contra a austeridade e os cortes de gastos públicos aprovados neste domingo no parlamento grego.
Disponível em: www.cartamaior.com.br. Acesso em: 8 nov. 2013.
Texto II
As políticas de austeridade transferem o ônus econômico para as classes trabalhadoras. Para diminuir os prejuízos do capital financeiro, socializam as perdas entre as classes trabalhadoras. O capitalismo não foi capaz de integrar os trabalhadores e ao mesmo tempo protegê-los.
Entrevista com Ruy Braga. Revista IHU online. Disponível em: www.ihu.unisinos.br. Acesso em: 8 nov. 2013 (adaptado).
Diante dos fatos e da análise apresentados, a política econômica e a demanda popular correlacionada encontram-se, respectivamente, em