(UEFS) A figura representa a trajetória elíptica de um planeta em movimento de translação ao redor do Sol e quatro pontos sobre essa trajetória: M, P (periélio da órbita), N e A (afélio da órbita).
O módulo da velocidade escalar desse planeta
Questões relacionadas
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
A figura ilustra um fenômeno biológico, em que uma população original de uma determinada espécie de peixe foi separada em dois grupos (X e Y). Após centenas de anos de isolamento geográfico desses grupos, foram identificadas diferenças quanto à coloração em cada um deles.
Os dois grupos de peixes (X e Y) serão considerados de espécies diferentes caso
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
EXPLIQUE, com base nas informações apresentadas, o significado do humor transmitido pela charge.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Parte do gás carbônico da atmosfera é absorvida pela água do mar. O esquema representa reações que ocorrem naturalmente, em equilíbrio, no sistema ambiental marinho. O excesso de dióxido de carbono na atmosfera pode afetar os recifes de corais.
Disponível em: http://news.bbc.co.uk. Acesso em: 20 maio 2014 (adaptado).
O resultado desse processo nos corais é o(a):
- Física | 7.1 Relatividade
(UEG) Recentemente, os noticiários divulgaram a descoberta de ondas gravitacionais, previstas teoricamente por Albert Einstein. Essa descoberta reforça a teoria
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
“Os índios das missões podiam trabalhar em suas próprias roças durante um mês, contando que prestassem serviços no mês seguinte aos senhores (missionários ou colonos) ou quando necessário. Todos os indígenas, entre 15 e 50 anos de idade, deveriam prestar esses serviços, executados de forma exaustiva e sem respeito a horário de trabalho, podendo também ser castigados fisicamente. Muitos aldeamentos indígenas estabeleceram-se próximo às vilas e povoados de portugueses, facilitando assim a catequese. A servidão era a maneira de extrair o máximo do índio e ‘civilizá-lo’, pelo trabalho, disciplina, respeito e aceitação dos valores culturais dos colonizadores
BOTELHO, Ângela Viana; REIS, Liana Maria. Dicionário Histórico Brasil: Colônia e Império. Belo Horizonte: O Autor, 2001.p. 69
a) De acordo com as informações do texto, pode-se afirmar que os jesuítas eram protetores dos índios? Justifique sua resposta com argumentos do texto.
b) Como os jesuítas justificavam a servidão indígena?