A fala de alguns entrevistados revela sua informalidade no modo de se expressar. Somente apresenta uma marca da linguagem informal o fragmento
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A marcha galopante das tecnologias teve por primeiro resultado multiplicar em enormes proporções tanto a massa das notícias que circulam quanto as ocasiões de sermos solicitados por elas. Os profissionais têm tendência a considerar esta inflação como automaticamente favorável ao público, pois dela tiram proveito e tornam-se obcecados pela imagem liberal do grande mercado em que cada um, dotado de luzes por definição iguais, pode fazer sua escolha em toda liberdade. Isso jamais foi realizado e tende a nunca ser. Na verdade, os leitores, ouvintes, telespectadores, mesmo se se abandonam a sua bulimia*, não são realmente nutridos por esta indigesta sopa de informações e sua busca finaliza em frustração. Cada vez mais frequentemente, até, eles ressentem esse bombardeio de riquezas falsas como agressivo e se refugiam na resistência a toda ou qualquer informação.
O verdadeiro problema das sociedades pós-industriais não é a penúria**, mas a abundância. As sociedades modernas têm a sua disposição muito mais do que necessitam em objetos, informações e contatos. Ou, mais exatamente, disso resulta uma desarmonia entre uma oferta, não excessiva, mas incoerente, e uma demanda que, confusamente, exige uma escolha muito mais rápida a absorver. Por isso os órgãos de informação devem escolher, uma vez que o homem contemporâneo apressado, estressado, desorientado busca uma linha diretriz, uma classificação mais clara, um condensado do que é realmente importante.
(*) fome excessiva, desejo descontrolado.
(**) miséria, pobreza.
VOYENNE, B. Informação hoje. Lisboa: Armand Colin, 1975 (adaptado).
Com o uso das novas tecnologias, os domínios midiáticos obtiveram um avanço maior e uma presença mais atuante junto ao público, marcada ora pela quase simultaneidade das informações, ora pelo uso abundante de imagens. A relação entre as necessidades da sociedade moderna e a oferta de informação, segundo o texto, é desarmônica, porque:
- Física
Um cilindro adiabático vertical foi dividido em duas partes por um êmbolo de 6 kg de massa que pode deslizar sem atrito. Na parte superior, fez-se vácuo e na inferior foram colocados 2 mols de um gás ideal monoatômico. Um resistor de resistência elétrica ôhmica R igual a é colocado no interior do gás e ligado a um gerador elétrico que fornece uma corrente elétrica i constante, de 400 mA conforme ilustrado na figura abaixo.
Fechando-se a chave Ch durante 12,5 min o êmbolo desloca-se 80 cm numa expansão isobárica de um estado de equilíbrio para outro. Nessas condições, a variação da temperatura do gás foi, em ºC de a:
- Matemática | 3.1 Introdução
Um reservatório de água é abastecido por uma torneira ao mesmo tempo que, por um ralo, escoa água de seu interior. Os gráficos representam as vazões Q, em litro por minuto, da torneira e do ralo, em função do tempo t, em minuto.
Nos primeiros 25 minutos, o(s) intervalo(s) de tempo em que o volume de água nesse reservatório decresce é(são)
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(BAHIANA)
Complexos metálicos podem ser a base de novos medicamentos contra a doença de Chagas e a leishmaniose, segundo pesquisadores brasileiros. Em laboratório, substâncias contendo em sua estrutura íons de cobre ou zinco se mostraram eficientes contra os parasitas causadores dessas enfermidades. Os íons desses metais são abundantes na natureza, inclusive no organismo humano, onde desempenham funções essenciais. Atualmente, o tratamento dessas doenças é feito com medicamentos injetáveis, que costumam causar efeitos colaterais como dores de cabeça, tontura, perda de peso, náuseas e vômitos, a exemplo do benznidazol representado pela.
LUCARINY, Lucas. Metais promissores. Disponível em: . Acesso em: 6 mai. 2015. Adaptado.
Considerando-se as informações do texto, a estrutura química do benznidazol e a posição dos elementos químicos na Tabela Periódica, é correto afirmar:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UECE) Leia atentamente as afirmações abaixo.
I. O fitoplâncton é formado exclusivamente por macroalgas de diversas espécies, que flutuam livremente ao sabor das ondas e funcionam como importantes produtoras de matéria orgânica e de oxigênio.
II. As algas pardas possuem os seguintes tipos de talo: filamentoso, pseudoparenquimatoso e parenquimatoso, sendo representadas somente por espécies pluricelulares.
III. As algas verdes possuem clorofila a e b além de outros pigmentos tais como carotenos e xantofilas.
Está correto o que se afirma somente em